Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 05/12/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 05/12/2024

Com o ano de 2024 chegando ao fim e as listas de presentes crescendo com as festas e comemorações, o item livro com certeza é opção para muitas pessoas. Pensando nisso, o PublishNews decidiu pedir indicações de livros para este fim de ano para quem entende bem do assunto: as livrarias. A seguir, o leitor vai encontrar indicações de livros e leituras de 23 livrarias, elaboradas por livreiros e livreiras. Entre as obras que aparecem na seleção estão Meu irmão, eu mesmo, de João Silvério Trevisan; Contra fogo, de Pablo Casella; As vira-latas, de Arelis Uribe; Krakatoa, de Veronica Stigger; e várias outras. Alguns dados apresentados ao longo das seis edições da Pesquisa Retratos da Leitura evidenciam que o livro vem perdendo o seu apelo aliado ao prazer, lazer e bem-estar. Em 2007, por exemplo, na primeira edição do estudo, 13% dos entrevistados que se consideram leitores disseram sempre ganhar livros como presente, porcentagem que caiu para 8% nas edições seguintes. Sobre o hábito de ganhar livros, em 2019, 39% declararam ganhar livros como presente, número que caiu para 37% na última edição da pesquisa. Mas quem conhece do riscado sabe que o livro é um dos melhores presentes na temporada de festas! Clique no Leia mais para conferir a seleção completa.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

Caminhando com os mortos (Companhia das Letras), de Micheliny Verunschk, e Uma colheita de silêncios (Dom Quixote, Portugal), de Nuno Júdice são os vencedores do Prêmio Oceanos 2024, nas categorias prosa e poesia, respectivamente. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (5), na Sala Itaú Cultural, em São Paulo. O poeta português morreu este ano, após o livro ter sido inscrito no Oceanos e distribuído entre os jurados que tinham a missão de avaliá-lo. Assim, por regulamento, o livro continuou a concorrer. Júdice é um dos poetas portugueses com maior reconhecimento internacional. A premiação é de R$ 300 mil, divididos entre os vencedores – R$ 150 mil para cada livro. Com direção artística de Romulo Fróes e direção executiva de Ana Cunha e Marise Hansen, a cerimônia foi aberta pelo superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa, e conduzido por Selma Caetano, coordenadora do prêmio e diretora da Oceanos Cultura, e pelo curador no Brasil, Manuel da Costa Pinto. A festa também homenageou os 10 autores finalistas desta edição que, segundo Costa Pinto, podem ser considerados vencedores, uma vez que foram selecionados entre quase três mil livros concorrentes, passaram por três difíceis etapas classificatórias, vencendo uma árdua batalha até chegar à lista de finalistas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A Fundação SM, com apoio da SM Educação, promove a entrega do 20º Prêmio Barco a Vapor, uma celebração à literatura infantojuvenil brasileira. O evento será realizado em 6 de dezembro, às 19h, no Centro Universitário São Camilo, na Unidade do Ipiranga (Av. Nazaré, 1501, Ipiranga – São Paulo / SP). A obra vencedora deste ano é Salvaterra – Breve romance de coragem, da cearense Marília Lovatel, escritora com 15 livros publicados. A obra vencedora trata, entre outros temas, o direito das mulheres às escolhas, invasão de terras na Amazônia, questão indígena e afetos familiares. O enredo se passa na Ilha de Marajó, no Pará, com as águas do rio Amazonas como pano de fundo. Salvaterra retrata uma menina que nasce e luta nesse ambiente desafiador. Em sua dedicatória do livro, Marília presta uma homenagem a conhecidos defensores da Amazônia: Bruno Pereira, Dom Phillips, Dorothy Stang e Chico Mendes, além de trazer uma citação do escritor e ambientalista Ailton Krenak. “Fiquei muito feliz em saber que meu livro foi selecionado para este prêmio tão importante. Já tinha tentado outras vezes, e neste ano consegui. Quando soube que era uma das finalistas, já foi um sonho realizado”, diz Marília. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A Companhia das Letras está à procura de três profissionais para os cargos de gerente comercial online, gerente comercial offline e gerente de produção editorial. Na primeira vaga, o profissional vai trabalhar especificamente com os principais canais online de vendas da editora, especialmente a Amazon, fazer análise e acompanhamento de KPIs da editora, entendendo os núcleos operacionais de todos os selos e montando campanhas focadas em todos os canais online existentes; realizar campanhas, sugerindo novos produtos e formatos diferenciados de trabalho, baseando-se no planejamento das demandas, entre outras atribuições. Na vaga para offline, a atribuição é oordenar as principais ações comerciais, fechar grandes negociações com os maiores clientes da Companhia das Letras, propondo novas atividades para gerar resultados relevantes; além de redesenhar principais indicadores da área e criar pipeline de acompanhamento, bem como fazer gestão de pessoas conectada à cultura da empresa. Entre os requisitos, estão ter trabalhado no mercado editorial por pelo menos três anos; ter feito gestão de pessoas por, no mínimo, cinco anos; e ter experiência na gestão de projetos complexos na área comercial. Na vaga de Gerente de Produção Editorial, entre as atribuições estão gerenciar diretamente os coordenadores dos núcleos de produção editorial e a nova editoria Bloom. Entre outros requisitos, estão graduação em Letras, Editoração, Jornalismo ou áreas correlatas, experiência em gestão de equipes, experiência comprovada em Edição de Texto e Produção Editorial e familiaridade com o mercado editorial (experiência anterior em editora seria ideal). Interessados devem se inscrever nos links disponíveis nas seguintes páginas: gerente comercial online, gerente comercial offline e gerente de produção editorial.

PublishNews+, Redação, 05/12/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades programadas para a semana entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2025 estão Você se lembra? (Pequena Zahar), obra do vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, Sydney Smith, e que traz uma bela narrativa sobre memórias contada através dos olhos curiosos e sensíveis da infância; Eleutéria (Buzz), romance de Allegra Hyde sobre a constante busca por esperança; e Tempestade de Ônix (Minotauro), sequência da série O Empyriano, escrita por Rebecca Yarros e que já conta com os best-sellers Quarta asa e Chama de ferro. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A Livraria Prince Books está à procura de um atendente. É preciso ter ensino médio completo e experiência em livraria. As funções do dia a dia incluem atendimento direto ao cliente e a organização da loja em geral. Os benefícios incluem vale transporte, comissão e ajuda de custo. Interessados devem encaminhar currículos para caroline@princebooks.com.br até 20 de dezembro.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

O Instituto de Leitura Quindim ficará, até 31 de março de 2025, no Shopping Villagio Caxias | © DivulgaçãoO Instituto de Leitura Quindim ficará, até 31 de março de 2025, no Shopping Villagio Caxias (Rodovia RSC 453, Bairro Desvio Rizzo, 2780 - Km 3,5 – Caxias do Sul / RS), em um espaço cedido pelo empreendimento, localizado em frente ao GNC Cinemas. A sede temporária abrirá suas portas no sábado, dia 7 de dezembro, com uma programação artística gratuita como agradecimento ao apoio da sociedade. Durante todo o mês de dezembro, o Quindim estará funcionando de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 14h às 20h. O Quindim e o Villagio Caxias anunciam essa parceria após um mês do comunicado de que o Instituto de Leitura Quindim iria fechar as portas na antiga sede, no Pátio Eberle, pois o locador solicitou a devolução do imóvel até o dia 30 de novembro. Apesar de a Prefeitura de Caxias do Sul ter se comprometido publicamente a buscar uma nova sede para o Instituto, criando um instrumento jurídico para uma parceria público-privada, essas negociações não avançaram com a celeridade necessária para que o Quindim continuasse suas atividades. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A Banca Tatuí, livraria referência em publicações independentes, comemora uma década de existência no próximo sábado (7), com um evento de rua. Gratuito, a partir das 14h na Rua Barão de Tatuí, 275, São Paulo (SP), com dez lançamentos de editoras e artistas, além de atividades interativas, como impressões ao vivo. A editora Fotolab Linaibah estacionará na calçada a La Bici Press, gráfica móvel das artistas latinoamericanas Lina Ibañez e Florencia Lastreto, para criar zines ao vivo no local – e os leitores poderão também fazer as suas próprias impressões. Já a editora Barbante, de Curitiba (PR), apresenta dois títulos da coleção Sound + Vision: Minas à beira-mar, de Marceli Mengarda, e O evangelho segundo Odair, de Leonardo Vinhas. A La Tosca lança Entre e Foi logo ali, ambos de Ana Uviedo – que já atuou como jornaleira na Banca Tatuí – e Esquecer você, de Ian Uviedo – produtor da Sala Tatuí. A 2 no Telhado apresenta Uma carta para duas crianças de além-rio, de Fadwa Tuqan. Também marcam presença Emanuella Coelho Soares, autora de Diário de si (Laranja Original), Stêvz, de Amerika Amerika Amerika (impressões de Minas), e Rodrigo Blanco Calderón, de Simpatia, parte da nova coleção Capitais e Cafundóis da editora Incompleta. "A celebração dos 10 anos promete ser um marco na trajetória da banca, reafirmando nosso compromisso com a arte independente e a valorização da cultura impressa", afirma João Varella, um dos fundadores da Banca Tatuí. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“O trabalho de um romancista é tão solene e ligado à essência das coisas como o dos não ficcionistas.”
Mia Couto
Escritor moçambicano
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Nunca jogue uma ideia fora
3.
Novena de Natal - 2024
4.
Café com Deus Pai 2025
5.
Café com Jesus
6.
As aventuras de priminha irritante no reino dos unicórnios
7.
O diário de uma princesa desastrada 3
8.
Hoje é um bom dia para viver milagres
9.
Ainda estou aqui
10.
Diário de um banana - Baita lambança
 
PublishNews, Redação, 05/12/2024

A Casa Queer realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 7 de dezembro no Centro Cultural Queerioca (Travessa do Comércio, 16 – Rio de Janeiro / RJ). Além de uma programação com mesas de debates, lançamentos literários, estandes de editoras parceiras e cinema, o evento também marca a inauguração nova Livraria La Lorca no mesmo local. O projeto multilinguagem, idealizado pelo editor Jean Cândido (Edições Cândido) em parceria com o poeta Thássio Ferreira, foi lançado em 2023 na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), sendo a primeira casa literária exclusivamente voltada para a cultura LGBTQIA+ da Festa. Além disso, a partir de dezembro, a Casa Queer passa a responder também pela residência literária fixa do Queerioca, promovendo lançamentos, debates e eventos mensais no centro da cidade. Segundo o editor, a novidade desta edição é sua realização independente de outros eventos, uma maneira de consolidar a Casa Queer para se tornar futuramente um festival cultural com maior dimensão e estrutura. “Com a La Lorca no Queerioca, pretendemos focar especialmente em obras de autores e editoras independentes, mas não somente. Com uma curadoria cuidadosa que possa agregar as mais diversas demandas de um coletivo que é tão amplo como o nosso. Será uma construção contínua, sem atropelos. Pretendemos realizar clubes de leitura, saraus, lançamentos e outros eventos que possam promover conteúdo e debate”, explica Jean Cândido. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

O Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP) abre a nova Ocupação Leda Maria Martins em seu piso térreo no sábado (7), às 11h. Em um total de cerca de 140 peças, a mostra começa com uma viagem pelo acervo pessoal da homenageada, por onde se desvenda a sua vida desde a infância. Na sequência, o visitante entra no universo de Leda entre suas experiências, conceitos e vivências. Por fim, chega a uma representação do território sagrado que permeia toda a vida dela: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. A mostra permanece em cartaz até 30 de março de 2025 e tem entrada gratuita. Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Ao perder o pai, ainda menina, foi viver em Belo Horizonte (MG) com a irmã Ana Maria Martins e sua mãe Dona Alzira Germana Martins, quitandeira, cozinheira, cantineira, benzedeira e conhecedora dos poderes de cura das plantas, ervas e chás. Logo ela aprendeu a ler e escrever, estudar matemática e fazer teatro. Dali em diante, a sua trajetória ascendeu rapidamente até conseguir uma bolsa de estudos que a levou a realizar o mestrado em Artes na Universidade de Indiana, nos EUA, e nunca mais parou. A sua obra acadêmica e seu pensamento se tornaram indispensáveis na investigação do teatro contemporâneo e na percepção da cultura no Brasil. São dela, por exemplo, obras fundamentais sobre Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão, 1829-1883) e Abdias do Nascimento (1914-2011). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

O título Shakespeare ontem, hoje e amanhã, e amanhã, e amanhã (Nova Fronteira, 288 pp, R$ 69,90), novo livro do jurista e escritor José Roberto de Castro Neves, explora a atemporalidade do dramaturgo inglês, desconstruindo a ideia de um Shakespeare inacessível e revelando sua relevância para a cultura contemporânea, mesmo após séculos desde seu falecimento. Com uma linguagem leve e acessível, José Roberto transporta o leitor para o Renascimento inglês, contextualizando a vida e obra de Shakespeare em meio a acontecimentos históricos marcantes, como a Reforma Protestante e a derrota da Armada Espanhola. Obras icônicas como Hamlet e O mercador de Veneza são analisadas sob a ótica dos acontecimentos de sua época, enquanto alguns dos temas jurídicos e políticos nelas presentes ganham paralelos com questões contemporâneas. Além do panorama histórico, o autor faz um mergulho na vida pessoal do dramaturgo, remetendo desde a seu casamento com Anne Hathaway até à efervescência cultural de seus anos em Londres.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

Em uma época em que a compreensão dos mecanismos da mente humana e da linguagem ganha cada vez mais relevância, Linguística cartesiana (Editora Unesp, 264 pp, R$ 62 – Trad.: Larissa Colombo Freisleben e Gabriel de Ávila Othero), de Noam Chomsky, surge como uma leitura indispensável. Publicada originalmente em 1966 e agora relançada, a obra oferece uma abordagem profunda sobre os fundamentos da capacidade linguística humana, ao mesmo tempo que dialoga com as ideias filosóficas de René Descartes e outros pensadores clássicos. Chomsky propõe que a linguagem não é apenas um produto do ambiente, mas uma capacidade inata, presente em todos os seres humanos e moldada por princípios universais. Os tradutores da obra, Gabriel de Ávila Othero e Larissa Colombo Freisleben, da UFRGS, destacam que “Chomsky detalha os fundamentos do programa gerativista e demonstra como suas ideias têm raízes no pensamento racionalista de René Descartes, nos gramáticos de Port-Royal e em Wilhelm von Humboldt”. Esta nova edição conta com uma introdução de James McGilvray, que contextualiza a obra para o século XXI, conectando-a às discussões atuais da biolinguística.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A partir do célebre O herói de mil faces, Christopher Vogler apresenta, em A jornada do escritor (Seiva, 520 pp, R$ 129,90 – Trad.: Petê Rissatti e Isadora Prospero), uma inovadora investigação do padrão heroico e de como ele se manifesta nas artes e na psicologia humana. O método, originalmente criado para a Disney, é desenvolvido e aprofundado nesta obra que detalha os doze estágios que transformaram o jeito como Hollywood concebe narrativas, antes baseadas no modelo tradicional de três atos. Esta edição ampliada, com capítulos extra e exemplos atualizados, revela a universalmente aclamada teoria de Vogler adotada em cursos de cinema e escrita criativa, incluindo a análise de dezenas de mitos, contos de fadas, filmes clássicos e grandes obras de ficção, como Titanic, O rei leão e Star Wars. Criadores de histórias para qualquer mídia e pessoas que desejam entender os arquétipos presentes no mundo (dos mitos aos livros, de Hollywood à concepção que fazemos de nossas próprias histórias) encontrarão em A jornada do escritor uma leitura essencial.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

O que pensa o mercado editorial brasileiro? (Modelo, 156 pp, R$ 49,90), de Leonardo Neto, é um dos primeiros livros publicados pela Editora Modelo, fundada pelos coordenadores do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE). Trata-se de uma coletânea de entrevistas que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil. Originadas da coluna "Bate-papo", da newsletter Happy Hour NESPE, as entrevistas capturam a complexidade do setor. Com contribuições de figuras como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial. Organizada por Marcos Filho, a obra convida o leitor a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta obra é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.

PublishNews, Redação, 05/12/2024

A trajetória poética do pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é agora analisada pela pesquisadora cearense Rafaela de Abreu Gomes. No livro João Cabral de Melo Neto entre as palavras e a voz (Cepe, 304 pp, R$ 80), ela faz a interlocução entre a poesia de João Cabral e a obra de outros escritores, promovendo diálogos com a teoria literária e a filosofia. O livro expõe ainda um olhar diferenciado para a produção do poeta. “O diálogo que estabeleci com outros pensadores foi pensado a partir da obra de João Cabral, das referências (diretas e indiretas) que fui encontrando ao longo das leituras que realizei da obra cabralina. Também levei em consideração autores que me ajudassem a pensar o contexto de produção do poeta, mas em primeiro plano vieram as referências que colhi na obra cabralina”, declara Rafaela de Abreu Gomes. Para o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes, “João Cabral de Melo Neto entre as palavras e a voz traz uma leitura profunda e renovada da obra do poeta pernambucano, em um diálogo com a filosofia e a literatura”. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu, Fortaleza / CE).

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.