Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 19/10/2023

O CEO da plataforma de literatura digital chinesa Yuewen, Hou Xiaonan, participou nesta quarta-feira (18) de um dos eventos mais celebrados da Feira do Livro de Frankfurt, anualmente: o Global 50 CEO Talk, que reúne, em uma entrevista, uma bancada de jornalistas especializados no setor editorial e o consultor alemão Rüdiger Wischenbart. A Yuewen (também conhecida como "China Literature") é uma plataforma de literatura online que precedeu modelos também bem sucedidos como o Wattpad e Kindle Direct Publishing. A plataforma acumula números superlativos: 10 milhões de escritores, 200 milhões de usuários ativos, dezenas de milhões de trabalhos literários e um faturamento anual que supera US$ 1,05 bilhão. Responsável pelo planejamento estratégico e desenvolvimento do plano de negócios na empresa desde 2020, Hou Xiaonan explica que uma das chaves para o sucesso da empresa é o modelo "pay-to-read", em que os leitores podem incentivar a produção dos seus autores favoritos com pagamentos diretos na plataforma. "O maior estímulo do negócio é que a plataforma continuamente fornece boas histórias. Esse é o ânimo maior. Os escritores se empolgam com isso, são efeitos intangíveis", explicou Hou. Segundo o CEO, escritores nascidos após 1997 são 70% dos autores na plataforma. "Boas histórias nunca acabam", disse ainda. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 19/10/2023

Duas empresas brasileiras aparecem no Global 50 Publishing Ranking 2023, relatório global do consultor alemão Rüdiger Wischenbart feito em parceria com veículos de mídia editorial e revelado anualmente em Frankfurt. A Cogna Educação (holding que controla a Saber, a Somos Educação e outras empresas) aparece na posição 43, e a FTD Educação, 48ª, volta ao top 50 do globo após o maior salto entre todas as empresas do grupo: crescimento de 33% para um faturamento de 185 milhões de euros, segundo o relatório (numa conversão com o câmbio do final de 2022, cerca de R$ 1 bilhão). A HarperCollins anunciou na Feira de Frankfurt nesta quarta-feira (18) que Maktub – o livro de Paulo Coelho lançado em 1994 que reúne textos publicados em jornal e nunca traduzido para o inglês – vai enfim chegar ao mercado de língua inglesa. Depois de um primeiro dia conturbado e com um clima político denso, para dizer o mínimo, a Feira do Livro de Frankfurt entrou oficialmente nos seus dias profissionais na quarta-feira – e aparentemente o foco mudou. As preocupações continuam presentes, claro, mas na manhã de ontem um painel no Frankfurt International Stage discutiu oportunidades do mercado editorial árabe sem tocar nos assuntos geopolíticos. Clique no Leia Mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 19/10/2023

Na manhã desta quinta (19), a Itália iniciou oficialmente os preparativos para a sua participação na Feira de Frankfurt em 2024 como País Convidado de Honra. Trinta e seis anos depois da sua primeira participação como país homenageado, a Itália pretende usar a oportunidade de estar no centro da maior feira do mercado editorial para mostrar suas ideias e apresentar os novos talentos da sua literatura. Com o tema "Roots in the future" (Raízes no futuro), o país pretende trazer para a Feira 120 autores e artistas para debates, performances musicais e artísticas e outros eventos. “Muitos de nós conhecemos a Itália, mas talvez apenas alguns aspectos do país. Como Convidado de Honra, a participação na Feira pretende focar na cultura e na literatura italiana – não só durante os dias da feira, mas durante todo o ano”, disse Juergen Boos, diretor do evento. “Estou muito ansioso com as numerosas novas traduções de autores italianos que serão apresentadas nos próximos anos”, completou. “Queremos mostrar uma imagem fora do estereótipo da nossa nação, uma imagem que é capaz de realçar nossa história cultural incomparável e ao mesmo tempo exaltar nossa criatividade ao level máximo”, disse Mauro Mazza, comissário extraordinário do governo italiano. Clique no Leia Mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 19/10/2023

Na manhã de quarta (18), uma rodada de matchmaking promovida pelo Brazilian Publishers lotou o estande do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt. O evento contou com mais de 40 empresas – contando com as brasileiras – de países como Russia, Espanha, Turquia, Canadá, Sérvia, Colômbia e Reino Unido. Outra rodada de networking – dessa vez, com a chancela do CreativeSP – estava marcada para a tarde desta quinta-feira (19). Representantes de cerca de 30 editoras e empresas brasileiras estavam no evento, recebendo os colegas internacionais, para conversas sobre, principalmente, compra e venda de direitos de obras. Com falas das representantes da Câmara Brasileira do Livro, houve também uma rodada de apresentação coletiva e um café de manhã. “Esses matchmakings que são realizados no estande são importantes para aproximar os nossos editores de países e empresas durante um evento tão grande como a Feira de Frankfurt”, comentou Rayanna Pereira, coordenadora de Relações Internacionais da CBL. “As editoras ficaram bastante animadas com as reuniões que aconteceram. Assim como eles, também estamos animados com os resultados”, completou. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Raissa Boniolo*, 19/10/2023

Ao iniciar o dia, já sabia que seria corrido. O calendário montado pelo aplicativo oficial da feira foi essencial para me organizar durante o evento. O dia de hoje seria o mais cheio. Selecionei mais de dez palestras para assistir, um número alto para o curto período de tempo disponível. Muitas delas tinham horários conflitantes, então decidi deixar para escolher na hora, conforme minha intuição. Priorizei as apresentações relacionadas a dados e novas tecnologias do mercado. Ao final do dia, não poderia estar mais feliz com minha decisão. Com a correria e a longa distância entre os pavilhões, consegui assistir a apenas cinco apresentações. E posso afirmar que cada uma delas valeu a pena. Antes de compartilhar os destaques do dia, preciso mencionar o prédio em que a feira está ocorrendo. Se já fiquei surpresa com o tamanho da Bienal do Rio de Janeiro, imagine só a dimensão deste lugar. Foi aqui que percebi que todas as dicas de "use sapatos confortáveis" e "você vai caminhar muito, esteja preparado" não eram à toa. Só agradeci por ter escolhido tênis em vez de botas. Antes mesmo de chegar à feira, já tinha ouvido falar que o foco era mais voltado para negócios, acordos e compras de livros. Isso me fez questionar diversas vezes qual seria o meu papel aqui. As dicas eram muitas: vá aos happy hours, assista às palestras, converse com o autor X, não perca a oportunidade de visitar o estande Y. Quanta coisa! E ao chegar pela primeira vez na feira hoje, não foi diferente. Ela se mostrou um grande espetáculo, onde cada um desempenhava seu papel. Eu, como mera observadora e admiradora, pude testemunhar esse evento grandioso. Clique no Leia mais para conferir na íntegra o primeiro relato de Raissa.

PublishNews, Talita Facchini, 19/10/2023

Editoras independentes ao redor do mundo | © Rayanna PereiraUm dos painéis da Feira do Livro de Frankfurt na quarta-feira (18) reuniu editores independentes e representantes da Alemanha, Taiwan, Brasil e África para darem um panorama dos mercados dos seus países e contar sobre os desafios de pequenas editoras. A importância da colaboração foi o consenso entre todos os integrantes do painel. Segundo eles, se juntar a outras editoras que vivem situações parecidas e usá-las como uma rede de apoio pode fazer toda a diferença na hora de empreender tendo um negócio menor. Tom Kraushaar, diretor editorial da alemã Klett-Cotta, disse que um dos seus esforços é criar um relacionamento com editoras internacionais para aprender e ter uma visão mais ampla de outros mercados. Direto de Taiwan, Sharky Chen, fundador da Comma Books, contou que sua empresa foi um presente que ganhou, mas que “se arrepende muito”, brincou, tirando risos da plateia. É que em Taiwan o mercado editorial passa por um momento complicado e a maioria das editoras são pequenas, com menos de cinco funcionários. “Por isso a colaboração é tão importante”, disse. Sevani Matos, diretora-geral da VR Editora e presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), deu um panorama do mercado editorial brasileiro ao explicar sobre a importância dos programas governamentais para compras de livros, o crescente papel das redes sociais, principalmente o TikTok na venda de livros, e a atuação da Amazon no país. Outro ponto tocado por Sevani foi sobre a importância das feiras literárias nas cidades brasileiras e sobre como a CBL tem atuado para apoiar essas iniciativas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 19/10/2023

Realizada entre os dias 12 e 15 de outubro, a 6ª edição da FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira reuniu um público presencial de 12 mil moradores e turistas em Santo Antônio do Pinhal (SP), cidade de 7 mil habitantes situada na Área de Preservação Ambiental (APA) da serra da Mantiqueira. Em algumas mesas literárias e shows, não havia poltronas vagas no Auditório Municipal da cidade, com capacidade para 300 pessoas. O livro mais vendido foi Sonho manifesto (Companhia das Letras), de Sidarta Ribeiro. O balanço parcial de vendas de livros no festival aponta que foram comercializados cerca de 3 mil livros nos quatro dias de evento. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 19/10/2023

O Radar de Licitações - seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais - traz dois editais visando a aquisição de obras literárias. O primeiro, com pregão marcado para 31 de outubro, tem como objeto o registro de preços visando à eventual aquisição de Kit de Livros de Literatura Infantil para o desenvolvimento do Programa Leitura em casa Formando Pequenos Leitores, destinados à uma Secretaria Municipal da Educação Prazo 12 meses. O valor chega a R$ 7.559.745,50. Já o segundo edital visa a aquisição de acervo de 2.250 livros. A disputa ocorre em 26 de outubro e o valor chega a R$ 77.350,00. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

“Um homem deve ser muito castigado para escrever um livro realmente engraçado.”
Ernest Hemingway
Escritor americano (1899-1961)
1.
Onde estão as flores
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Chamando atenção da sorte
4.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Muito acima da média
7.
Café com Deus pai - 2024
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Sonhar alto, pensar grande
10.
Tudo é rio
O cálice dos Deuses
 
PublishNews, Redação, 19/10/2023

Nesta quinta-feira (19), a o Ministério das Relações Exteriores italiano realiza, em colaboração com a Companhia das Letras, a abertura da exposição Calvino Ilustrado, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis, São Paulo / SP), às 19h. O evento é gratuito e faz parte da XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa do Ministério, criada em 2001, para promover a língua italiana no exterior. Estão marcados diversos eventos no Brasil e no mundo em torno do tema "O italiano e a sustentabilidade". Para participar, é necessário realizar uma inscrição antecipada. Haverá tradução simultânea.Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/10/2023

Cormoran Strike, o famoso detetive criado por J.K. Rowling, está de volta às livrarias. Em O coração de nanquim (Rocco, 1024 pp, R$ 149,90 – Trad.: Edmundo Barreiros), o personagem se une a Robin Ellacott, sua sócia, para investigar o fandom de uma cultuada animação. O sexto livro estrelado por Strike aborda o lado sombrio do mundo virtual e tem uma narrativa que vai sendo costurada por meio de textos de diferentes formatos, como chats, tweets, e-mails e notícias de sites. Na trama, Edie Ledwell, a cocriadora de um desenho animado, está sendo perseguida virtualmente por uma figura conhecida como Anomia. Em desespero, ela procura Robin e pede à detetive que descubra a verdadeira identidade de seu stalker. A princípio, Robin informa que sua agência não está habilitada a resolver casos desse tipo e sugere a Edie que busque um escritório com experiência em crimes cibernéticos. Pouco depois, surge a informação de que Edie foi assassinada. A partir daí, Robin e Strike, intrigados, aceitam sair em busca da identidade de Anomia. Porém, são confrontados com uma rede complexa de usuários virtuais anônimos, interesses contraditórios e conflitos familiares. Recheado de surpresas e reviravoltas, O coração de nanquim é um mistério, que vai prender a atenção do leitor até a última página.

PublishNews, Redação, 19/10/2023

Publicado em 1910, o livro O último verão (Carambaia, 318 pp, R$ 99,90 – Trad.: Karina Jannini) foi criado em resposta a uma brincadeira em família, que desafiou Ricarda Huch a escrever uma história de detetive. Ela encarou a aposta e criou um romance, em formato epistolar, que se passa na Rússia pré-revolucionária. Um tempo conturbado que contrasta com sua ambientação, uma casa de campo à qual a família do governador do Estado, Yegor Rasimkara, se recolhe em busca de tranquilidade e segurança. O governador tinha acabado de mandar fechar a Universidade de São Petersburgo para calar os protestos estudantis. Liu, um homem culto e observador, é chamado pela esposa de Yegor para protegê-lo em sua casa. No entanto, ele é secretamente um militante anarquista que planeja matá-lo. Tudo isso é revelado logo no início. O romance se desenrola a partir daí em clima de tensão permanente, por meio de cartas trocadas entre Liu e um correligionário e entre os membros da família Rasimkara. Liu exerce sobre todos uma atração fora do comum, com “aqueles estranhos olhos cinzentos, que parecem penetrar em todos os corpos”, no dizer da matriarca. O último verão foi adaptado para o cinema, na Alemanha em 1954 e na Suécia em 1990.

PublishNews, Redação, 19/10/2023

Desde pequeno, Theo é fascinado por filmes de terror, mas sabe que eles não são o suficiente para livrá-lo dos pesadelos intensos que o atormentam, imagens tão vívidas que se confundem com a realidade. Junto a Yuri, amigo com quem tem uma relação complicada e por quem nutre uma paixão secreta, ele encontra uma maneira de dar vazão a esse lado obscuro, e assim é criado o Visão Noturna, canal de internet dedicado a crimes reais e eventos misteriosos. Após desvendarem a morte brutal de uma mulher no interior fluminense, os dois jovens precisam consolidar a súbita fama com um novo projeto. Por isso, a bordo da kombi Rita Lee, eles partem para a região serrana do Rio de Janeiro com o objetivo de filmar uma série documental em Itacira, cidade repleta de lendas urbanas e acontecimentos sinistros desde sua formação. Não demora muito para que Theo e Yuri entendam que os muitos mistérios que rondam a cidade não ficaram no passado, e que seus moradores podem esconder mais segredos do que estão dispostos a revelar. Entre relatos de desaparecimentos, de assassinatos em série e de rituais macabros, Theo emprega sua intuição aguçada e seu discernimento para investigar o que se esconde por trás da fachada pacata do lugar. Percorrendo um labirinto de ruas, histórias e personagens, seus passos descortinam segredos há muito guardados, desafiam as dinâmicas de poder da cidade e prometem revelar verdades terríveis — inclusive aquelas que ele esconde de si mesmo. Visão Noturna (Intrínseca, 272 pp, R$ 49,90), de Franklin Teixeira, mescla suspense e romance em uma narrativa visceral sobre um jovem que, ao trilhar seu caminho, encontra no amor e na amizade os instrumentos para enfrentar um mundo cada vez mais perverso.

PublishNews, Redação, 19/10/2023

Quando um arquiteto encontra um corpo na banheira do próprio apartamento, não há ninguém mais curioso — e capaz de investigar o caso — do que Lorde Peter Wimsey, um veterano de guerra afetado pelo seu tempo em combate que tem fascínio a respeito da resolução de crimes. Com o relato concomitante do desaparecimento de um financista, todos creem que ambos os casos estão interligados, mas em sua investigação, lorde Peter talvez seja levado a certas figuras notáveis da vizinhança. Agora, ao lado do inspetor Charles Parker, eles estão prontos para expor a verdade. Com posfácio de Samir Machado de Machado, Um corpo na banheira (HarperCollins, 240 pp, R$ 59,90 – Trad.: Erico Assis), a envolvente narrativa de Dorothy L. Sayers comemora 100 anos de publicação.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.