Global 50 Publishing Ranking 2023, relatório global do consultor alemão Rüdiger Wischenbart, apontou crescimento de 33% na FTD entre 2021 e 2022
Entre as maiores do mundo
Duas empresas brasileiras aparecem no
Global 50 Publishing Ranking 2023, relatório global do consultor alemão Rüdiger Wischenbart feito em parceria com veículos de mídia editorial e
revelado anualmente em Frankfurt. A Cogna Educação (holding que controla a Saber, a Somos Educação e outras empresas) aparece na posição 43, e a FTD Educação, 48ª, volta ao top 50 do globo após o maior salto entre todas as empresas do grupo: crescimento de 33% para um faturamento de 185 milhões de euros, segundo o relatório (numa conversão com o câmbio do final de 2022, cerca de R$ 1 bilhão). O relatório, que se refere ao ano fiscal de 2022, atribui o crescimento da FTD aos altos investimentos em produtos digitais para escolas, bem como à estabilização do real. Quem lidera o ranking é a RELX, controladora da Elsevier, seguida por ThomsonReuters e Berterlsmann (controladora da Penguin Random House).
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Paulo Coelho em inglês
A HarperCollins anunciou na Feira de Frankfurt nesta quarta-feira (18) que Maktub – o livro de Paulo Coelho lançado em 1994 que reúne textos publicados em jornal e nunca traduzido para o inglês – vai enfim chegar ao mercado de língua inglesa. Judith Curr, presidente e publisher da HarperOne, disse que o livro será publicado nos EUA e no Canadá em março de 2024, e no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia em seguida. "Essa reunião de histórias sobre reflexões e redescobertas vai engajar leitores de todas as idades e repercutir profundamente entre os milhões de fãs de Coelho", afirmou. Só nos EUA, o autor brasileiro já vendeu mais de 22 milhões de livros, em diferentes formatos.
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O mercado árabe
Depois de um primeiro dia conturbado e com um clima político denso, para dizer o mínimo, a Feira do Livro de Frankfurt entrou oficialmente nos seus dias profissionais nesta quarta-feira (18) – e aparentemente o foco mudou. As preocupações continuam presentes, claro, mas na manhã de ontem um painel no Frankfurt International Stage discutiu oportunidades do mercado editorial árabe sem tocar nos assuntos geopolíticos mais prementes. A diretora de eventos da Abu Dhabi Arabic Language Center, Ayesha Eid Al-Mazrouei, e Abdullah Al Kaabi, presidente da Associação de Editores dos Emirados, falaram sobre os apoios, prêmios, bolsas de tradução disponíveis nas instituições árabes, bem como sobre a Feira do Livro de Abu Dhabi, uma das maiores do setor na região. Sobre audiolivros, os panelistas apontaram que preferem os livros narrados com sotaques, inclusive encorajando essa diferença. A mesa teve também a participação do consultor brasileiro Carlo Carrenho: "O Abu Dhabi Arabic Language Center tem muitas iniciativas que ainda precisam ser mais divulgadas", disse.
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Não pegou...

Vuk Ćosić, à direita, falou sobre seu trabalho com arte, literatura e inteligência artificial | © Guilherme Sobota
Apesar da expectativa positiva, o lema do país homenageado, a Eslovênia, foi achincalhado por dois de seus representantes mais proeminentes:
Slavoj Zizek e Vuk Ćosić. Na cerimônia de abertura da terça-feira, Zizek chegou a dizer: "Quem foi o idiota que pensou nisso?". A crítica é que o lema – "Favo de mel de palavras" ("Honeycomb of Words") – remete às abelhas, cuja organização social é ditatorial e autoritária, nas palavras do filósofo. Ćosić – artista associado ao movimento net.art, de sucesso nos anos 1990, e que ultimamente vem produzindo arte e literatura com interações de inteligência artificial – concordou. "Estou menos envergonhado de representar meu país depois da performance do meu amigo Zizek", comentou. Naturalmente, ambos são convidados oficiais da Eslovênia na Feira.