Centenário de Italo Calvino é celebrado com exposição no IICSP
PublishNews, Redação, 19/10/2023
O Ministério das Relações Exteriores italiano promove a XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo e celebra o centenário do autor Italo Calvino

Nesta quinta-feira (19), a o Ministério das Relações Exteriores italiano realiza, em colaboração com a Companhia das Letras, a abertura da exposição Calvino Ilustrado, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis, São Paulo / SP), às 19h. O evento é gratuito e faz parte da XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa do Ministério, criada em 2001, para promover a língua italiana no exterior. Estão marcados diversos eventos no Brasil e no mundo em torno do tema "O italiano e a sustentabilidade". Para participar, é necessário realizar uma inscrição antecipada. Haverá tradução simultânea.

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo recebe o escritor Paolo Di Paolo para abrir para o público a exposição, que celebra o centenário do escritor Italo Calvino. Paolo Di Paolo é autor de diversos romances, entre eles Dove eravate tutti (2011, Prêmio Mondello), Mandami tanta vita (2013, finalista Prêmio Strega). Em sua passagem por São Paulo, ele se encontrará com professores e alunos das escolas Eugenio Montale e Dante Alighieri - em evento fechado - sobre Calvino e a sustentabilidade em suas obras, na sede do Instituto Italiano de Cultura e com os estudantes de italiano da USP – Universidade de São Paulo.

A exposição Calvino Ilustrado presta homenagem a Italo Calvino, reunindo 61 trabalhos relacionados a textos do escritor criados por ilustradores de vários países, de estilos e técnicas diversas. A seleção inclui ilustrações de artistas consagrados, que já publicaram em livros suas interpretações dos textos de Calvino, e de artistas selecionados a partir de um concurso, cujos trabalhos oferecem suas visões sobre os personagens, lugares e ideias dos romances do escritor.

O concurso foi promovido pela Bologna Children's Book Fair, a Feira do Livro Infantil de Bolonha, onde a mostra foi concebida e exibida pela primeira vez, em março deste ano, com o título original Italian Excellence. Illustrations for Italo Calvino e com curadoria da Accademia Drosselmeier/Cooperativa Giannino Stoppani.

A exposição é uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, da Bologna Children's Book Fair e do Instituto Emília, e marca o quarto ano de parceria entre as instituições, que já trouxe ao Brasil as mostras Immaginari Italiani (2019), Figure per Gianni Rodari (2020) e La nuova generazione di illustratori per ragazzi (2022).

[19/10/2023 10:00:00]