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Representantes de cerca de 30 editoras e empresas brasileiras estavam no evento, recebendo os colegas internacionais, para conversas sobre, principalmente, compra e venda de direitos de obras. Com falas das representantes da Câmara Brasileira do Livro, houve também uma rodada de apresentação coletiva e um café de manhã.
“Esses matchmakings que são realizados no estande são importantes para aproximar os nossos editores de países e empresas durante um evento tão grande como a Feira de Frankfurt”, comentou Rayanna Pereira, coordenadora de Relações Internacionais da CBL. “As editoras ficaram bastante animadas com as reuniões que aconteceram. Assim como eles, também estamos animados com os resultados”, completou.
De fato, Ingrid Calderão, gerente de marketing da Ciranda Cultural, editora que veio para a Feira por intermédio do Brazilian Publishers e CreativeSP, se disse animada com o evento e aproveitou o estande lotado para fazer suas reuniões. “Tivemos aqui a participação de vários editores de diversos países. É sempre uma boa experiencia conversar com pessoas de diversos lugares do mundo, a Ciranda trabalha com coedição então foi uma boa oportunidade de mostrar nosso trabalho para o resto do mundo”.

A editora responsável pelo selo YA Plataforma21 na VR Editora, Thaíse Costa Macêdo, num intervalo rápido entre as dezenas de reuniões, compartilhou com o PublishNews sua experiência.
"Logo após o café da manhã, tive a oportunidade de conversar com uma editora russa com quem a gente já tinha feito negócios à distância, mesmo sem se conhecer", explicou. A casa tinha comprado os direitos e publicado o livro Medley ou os dias em que aprendi a voar, de Keka Reis, que foi vendido para a Russia por meio da agência da escritora. "Ela estava interessada no nosso catálogo de young adult, portanto foi ótimo, porque pude mostrar os outros livros desse segmento", explicou.
"Foi um match perfeito: se a gente tivesse planejado não teria sido tão bom", atestou.
Após a Feira, o Brazilian Publishers reúne as informações das negociações entre as editoras brasileiras e estrangeiras e calcula o impacto das negociações. O programa espera superar em pelo menos 10% o desempenho do ano passado, considerando o "aquecimento do mercado editorial". Em 2022, as 21 empresas da missão movimentaram US$ 928 mil em novos negócios.
Em 2023, participam no âmbito do programa: Cedic International Inc., Faro Editorial, Ciranda Cultural, Girassol, UNESP, Ôzé Editora, Viajante do Tempo, Editora Pé da Letra, Callis, Global, Árvore, Grupo Online, Mil Caramiolas, Senac, Edusp, VR Editora, Clube de Autores, Pergunta Fixar, Lux, Prêmio Destaque Nordeste, Sesc, Ronaldo Andrade, Melhoramentos e Todavia.
O Brazilian Publishers é o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).