Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/3/2023
Casa Vamos Ler, Janela Livraria e Vanguarda Livraria são os finalistas do Prêmio Catavento PublishNews 2023 na categoria Livraria do Ano. Heider da Silva Oliveira de Assis (da LDM, em Salvador), Flávia Santos (da Megafauna, em São Paulo) e Raul Henrique Skug Ferreira (da Leitura, em Campinas) concorrem na categoria Livreiro do Ano. Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação aberta. É possível votar neste formulário. É necessário fazer login no Google para votar. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews, no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia tem entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição neste link para participar. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço. Esta é a primeira edição do Prêmio Catavento, nova categoria do Prêmio PublishNews que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Clique no Leia Mais para conhecer mais sobre os finalistas.
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/3/2023
A editora Todavia coloca esta semana nas livrarias a primeira leva de novas edições dos livros de Antonio Candido, considerado por muitos o maior crítico literário da história do Brasil. A casa paulistana – conhecida pelas obras mais voltadas ao público geral, como ficções e não ficções, livros trade – faz uma investida profunda na obra de um intelectual cujos leitores mais frequentes estão na universidade. Outro destaque da mudança é a passagem amigável de uma obra de tamanho vulto de uma editora para outra: no caso, a Todavia negociou os direitos com a Ouro Sobre Azul, editora da escritora Ana Luisa Escorel, também filha de Antonio Candido. As cinco obras lançadas agora são: Formação da literatura brasileira (1959), Os parceiros do Rio Bonito (1964), Literatura e sociedade (1965), O discurso e a cidade (1993) e Iniciação à literatura brasileira (1997). Foi cerca de um ano e meio de conversas até as duas partes chegarem a um acordo. “Além disso, o espólio entendeu qual o papel que a obra de Antonio Candido teria dentro da Todavia. Ele não é só mais um autor no nosso catálogo, mas é um grande projeto que tem capacidade de transformar o estatuto da editora a longo prazo”, projeta o editor Flavio Moura. As 17 obras que serão lançadas pela Todavia até o fim de 2024 compõem todo o catálogo de Antonio Candido que estava na Ouro Sobre Azul. “De fato, a ida da obra de Antonio Candido para a Todavia está se fazendo da melhor maneira tanto sob o ponto de vista afetivo, quanto sob o ponto de vista técnico”, atesta Ana Luisa Escorel – autora do recente O faustio do diabo (Ouro Sobre Azul) e de diversas outras obras – por e-mail. Clique no Leia Mais para ler a matéria completa.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
O PublishNews publica a Área Indie, espaço que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Nesta semana, são quatro destaques. Duas visões, um livro publicado pela Editora Ases da Literatura, apresenta paisagens sempre em pares, ilustradas pelo artista Emerson EAGP, mostrando duas interpretações diferentes de um mesmo lugar. A segunda obra é O segredo dos negros VENCEDORES que acaba de ser publicado pela Uiclap e traz perspectivas diferenciadas e relevantes para a formação da cultura preta e seu posicionamento na sociedade. Um lugar selvagem é a terceira obra, que descasca as camadas do subúrbio, expondo o que está escondido por baixo – culpa, desespero, violência – e tenta responder à pergunta: por que pessoas boas fazem coisas ruins? Por fim, buscando trazer para a ficção algumas das mais recorrentes discussões contemporâneas, Corisco Moura publicou em junho de 2022, Dois levados numa jangada, romance histórico ambientado na Salvador do século XIX. Para saber como participar da seção Área Indie, um publieditorial, escreva para a Karina Lourenço, no e-mail comercial@publishnews.com.br. Clique no Leia mais e confira todos os detalhes dos livros destacados.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
A Maquinaria Sankto está a procura de um estagiário para a área de produção editorial que esteja cursando a partir do 3º ano de Letras, Editoração, Jornalismo, Comunicação ou Filosofia, tenha excelente revisão e escrita, organização e atenção aos detalhes, inglês avançado, estar aberto a novas ideias, ter vontade de aprender, e, claro, gostar muito de ler. Entre as principais atribuições do cargo estão validar revisões, escrever sinopses e textos para marketing, revisar textos, cotejar traduções e diagramações e acompanhar o processo editorial do começo ao fim. Aos interessados, clique aqui para ir diretamente para a vaga.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
A MVB Brasil está com duas vagas abertas. A primeira é para a posição de assistente comercial. O candidato escolhido será responsável por gerar novas oportunidades comerciais para a empresa, organizar as etapas do processo comercial e expandir a base de clientes, principalmente entre clientes de pequeno e médio porte. Trabalhará junto ao time comercial e de marketing para desenvolver e executar estratégias de captação de novos clientes, construir relacionamento com clientes potenciais e aumentar a presença e relevância da MVB no mercado de livros no Brasil. A segunda vaga é para o cargo de analista de suporte de TI. É preciso ter ensino superior completo ou cursando Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores ou Gestão de Tecnologia da Informação; inglês intermediário, boa comunicação verbal e escrita, conhecimento de Banco de Dados, SQL e APIs e conhecimento em Microsoft 365, Windows, MacOS e Pacote Office. A pessoa contratada irá atuar na manutenção, instalação e configuração de hardware, software, rede e telefonia; monitorar e solucionar problemas de infraestrutura e suporte técnico junto aos usuários; desenvolver e executar consultas em bancos de dados com SQL, e extração de relatórios; e prestar suporte aos clientes nas integrações e conexões via API, FTP, arquivos JSON, XML. Interessados devem enviar currículos para c.matuda@mvb-online.com.
PublishNews, Redação, 22/03/2023

Judite Canha Fernandes é a escritora vencedora do chamamento público da Residência Literária Flipoços/Camões Brasília 2023. A seleção ocorreu de 20 de janeiro a 15 de fevereiro, exclusivamente para escritores/as residentes em Portugal e, dentre as nove candidaturas submetidas, Judite foi a escolha unânime entre o júri. A Residência Literária acontece em Poços de Caldas e inicia-se antes da abertura do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Judite participará de uma mesa em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa no dia 5 de maio, às 19h, no Teatro da Urca, na programação do Festival. O Flipoços 2023 ocorre de 3 a 7 de maio das 9h às 21h e é considerado um dos festivais literários brasileiros de maior relevância e também um dos mais “portugueses”, em função do trabalho de valorização da língua portuguesa e intercâmbios culturais que vem realizando há mais de dez anos com Portugal e demais países de Língua Portuguesa. Clique no Leia mais e confira a nota completa.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
O Centro Cultural São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade recebem, a partir de quinta-feira (23), uma mostra de filmes baseados em obras do universo literário de Virginia Woolf, uma das autoras percursoras em temas como emancipação feminina e luta pela igualdade e liberdade sexual. A programação completa da mostra Todos os Tetos de Virginia Woolf possui 15 títulos, entre eles As ondas (1982, Annette Apon), Rumo ao farol (1983, Colin Gregg) e Six lives: A Cinepoem (2016, Sarah Riggs). As sessões de cinema serão na sala Lima Barreto do CCSP (R. Vergueiro, 1000 – São Paulo / SP) e na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – São Paulo / SP). A mostra é uma produção da Firula Filmes com co-curadoria do cineasta e pesquisador Davi Mello, e a entrada é gratuita. Além desses filmes, a mostra terá obras com inspirações estéticas e temáticas que envolvem o feminino, a comunidade e a relação das personagens com o cenário artístico e criativo. Clique no Leia mais e confira os detalhes do evento e a programação completa.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
A Bookwire, fornecedora global de serviços digitais para editoras, e a Podium, uma editora digital pioneira e uma das editoras de audiolivros de mais rápido crescimento na América do Norte, anunciaram uma nova parceria. A ação pretende conectar os serviços da editora com o sistema da Bookwire para acelerar o mercado de audiolivros no mundo. Segundo a Bookwire, os audiolivros da Podium serão entregues de forma integrada e com altos níveis de qualidade, velocidade e automação para a gama de parceiros de vendas globais. Com as ferramentas de áudio criadas pela Bookwire, será possível realizar análises de vendas aprimoradas, janelas, otimização de metadados e a produção completa de audiolivros. Com sede em Los Angeles, a Podium tornou-se líder em ficção científica, fantasia e romance, e foi pioneira em trazer subgêneros populares como Gamelit, LitRPG e Progression Fantasy à tona. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
|
“A morte não existe, a gente só morre quando nos esquecem; se puder recordar-me, estarei sempre contigo”
Escritora chilena, best-seller internacional
1.
|
Mentes saudáveis, lares felizes
|
2.
|
Colocando a vida em ordem
|
3.
|
Café com Deus pai
|
4.
|
É assim que acaba
|
5.
|
É assim que começa
|
6.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
7.
|
Menos é mais
|
8.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
9.
|
Vade Mecum Saraiva 2023 - 35ª Edição
|
10.
|
Você vive ou sobrevive?
|
|
|
PublishNews, Redação, 22/03/2023
A Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Curitiba / PR) promove a partir desta quarta-feira (22) uma exposição e um ciclo de cinema em homenagem ao aniversário de 25 anos do prêmio Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago (1922-2010). Realizada em parceria com a Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná e o Vice-Consulado de Portugal em Curitiba, a ação também inclui, no dia da abertura, a partir das 17h, a participação do professor e curador Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, que apresenta o projeto para o público. A entrada é gratuita para todos os eventos. Composta por 15 painéis com textos e imagens que recontam a trajetória literária de Saramago, a mostra Voltar aos Passos que Foram Dados fica em cartaz no hall térreo da Biblioteca até o final de abril. Já o ciclo audiovisual A Criação e a Herança acontece nos dias 22, 23, 24 e 27, sempre às 19h, no auditório da BPP. Antes de cada sessão, um especialista na obra do escritor apresenta e contextualiza o filme a ser exibido. Clique no Leia mais e confira mais detalhes da programação.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
Uma coletânea de crônicas que acompanha as histórias de três casais, desde a gravidez até a adolescência de suas filhas. Eles vivenciam os sustos e alegrias de todos os pais de primeira viagem, as mudanças no relacionamento do casal, e as inúmeras peripécias de seus bebês. As crônicas são apresentadas como se o leitor estivesse acompanhando esses personagens num romance, porém, tudo filtrado pela voz do narrador. Dá para imaginar os três maridos em uma mesa de bar contando seus causos para os amigos. A maior parte deles também tendo passado por episódios da mesma natureza, com suas esposas e filhos(as)! São histórias verossímeis, verdadeiras ou baseadas em casos reais, que evocam a memória de pais e mães de todas as idades, à medida que vão sendo lidas. Também será atraente para leitores que planejam entrar nesta verdadeira aventura da vida, que é ter filhos. Esta coletânea é uma pequena amostra do que podem esperar dos seus parceiros(as). Em suma, o livro Crônicas para casais quase modernos (Autovoo, 233 pp, R$ 60,90) é uma coletânea de crônicas que agradará a leitores que apreciam textos rápidos e leves, baseados no cotidiano da classe média, especialmente a carioca, em virtude do cenário onde se passam.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
O escritor Diógenes Moura é um observador e perscrutador da região em que mora em São Paulo, o bairro Campos Elíseos e seus entornos, desde 1989, vindo de Salvador, a cidade que primeiro o recebeu com sua família pernambucana. Na metrópole "onde os homens quase não mais conseguem desafiar os deuses", o autor construiu sua literatura, demarcada por personagens que lidam com abismos, abandonos e loucuras, tendo no retrovisor suas vidas atordoadas e/ou desfeitas em seus lugares de origem, restando à cidade de São Paulo a missão de perpetuar ou encurtar suas existências. Em seu novo livro de contos Minhocão (Editora Noir, 164 pp, R$ 69,90), Diógenes Moura aproveita a experiência de ter frequentado por sete anos o Elevado Presidente João Goulart, com uma caderneta, um lápis e um olhar muito atento não somente para o que acontecia em seus caminhos de concreto, mas, principalmente, para os habitantes dos apartamentos que margeiam os dois lados do viaduto. “Ao longo desse período e de uma pandemia no meio, ele [Diógenes Moura] se sentou no meio-fio do Minhocão e passou a buscar vidas dos dois lados daquelas pistas elevadas que escondem a miséria sob seus pés e que passam a impressão de levar todos a qualquer lugar. Mas a sensação é de um enorme presídio de desejos, sonhos e fantasias, de onde não se sairá jamais”, escreve o jornalista, escritor e editor Gonçalo Junior, na quarta capa do livro.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
Depois de focar na relação entre amigos, entre pais e filhos, entre marido e mulher, é chegada a hora de falar sobre aquela que é a única certeza que temos nessa vida: a morte. Em seu novo livro, Depois é nunca (Bertrand, 128 pp, R$ 49,90), Carpinejar tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. Em crônicas que falam sobre o quanto não sabemos reagir ao luto, Carpinejar encontra palavras que possibilitam o fluxo nítido de pensamentos junto dos sentimentos, com a sabedoria de quem sabe mexer com a magia das palavras. Ele escreve como quem te escuta. As dores de amores perdidos, reparados, disfarçados, contidos, escondidos. Seus textos ponderam sobre a intuição de que a morte vai chegar, e sobre o esforço feito para evitar as duas: a intuição e a morte. As memórias guardadas do derradeiro momento em que chega a notícia da morte de alguém. A incredulidade daquilo que já aconteceu e se demora a aceitar. A gratidão pela companhia dos momentos em vida, da memória boa que resta em quem fica. Depois é nunca é uma leitura emocionante e leve que acompanha a saudade de quem perdeu alguém querido. É uma reflexão sobre a importância de não adiar afetos, afinal, depois é nunca.
PublishNews, Redação, 22/03/2023
O livro Estilo Ageless (Viseu, 240 pp, R$ 56,90) fala da mulher madura, as 40+, 45+, 50+, que reescrevem a história conquistando seu espaço no mundo e abrindo portas que nem sabiam que existiam. Fala sobre a mulher que alcançou prestígio e independência financeira, liberdade sobre seu corpo, e é dona da sua vida, mas, agora que não precisa provar nada para ninguém, está buscando maior equilíbrio na vida e nas relações afetivas. Essa mulher não quer mais carregar o mundo nas costas. Ela quer dividir tarefas e responsabilidades e definir novos papéis. Ela sabe que pode até ser sozinha, então quer mais dos seus companheiros. Quer ser amada e quer ser feliz. O livro relata os caminhos percorridos por essa mulher. As dores e amores vividos. As dificuldades enfrentadas. Fala de mulheres fortes e suas fragilidades. De seus sonhos e objetivos. E do preço que deve ser pago para alcançá-los. São retratos da mulher que está novamente reescrevendo sua história.
|
|
|