
A Residência Literária acontece em Poços de Caldas e inicia-se antes da abertura do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Judite Canha Fernandes participará de uma mesa em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa no dia 5 de maio, às 19h, no Teatro da Urca, na programação do Festival.
O Flipoços 2023 ocorre de 3 a 7 de maio das 9h às 21h e é considerado um dos festivais literários brasileiros de maior relevância e também um dos mais “portugueses”, em função do trabalho de valorização da língua portuguesa e intercâmbios culturais que vem realizando há mais de dez anos com Portugal e demais países de Língua Portuguesa. O evento acontece no Espaço Cultura da Urca e terá entrada gratuita por ordem de chegada. O festival também contará com uma livraria exclusiva, a Livruz, diariamente no local.
Há três anos, a iniciativa lançou a Residência Literária em parceria com o Camões em Brasília, primeiro como Residência Literária Virtual, realizada em 2021, com a participação de Teolinda Gersão e Joel Neto. Já no ano passado, em 2022, a Residência foi presencial, e teve como autor convidado Afonso Reis Cabral.
Judite Canha Fernandes, vencedora de 2023, nasceu no Funchal em 1971 e aos oito anos foi viver para os Açores. Neste momento, reside em Lisboa. É doutorada em Ciência da Informação, licenciada em Ciências do Meio Aquático e pós-graduada em Biblioteca e Arquivo. Entre 2011 e 2016, foi representante da Europa no Comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Em 2015, deixou o percurso profissional anterior para dedicar-se à escrita, desejo que vinha a adiar desde a infância. Publicou poesia, ficção (romance e conto) e teatro.
Após o período da Residência Literária em Poços de Caldas, a autora segue para Belo Horizonte e Ouro Preto onde também participará de atividades que intensificam a relação entre Brasil, Portugal e Minas Gerais.
A “Residência Literária em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil” é uma realização da GSC Eventos/Flipoços em colaboração com o Camões Brasília e conta com o apoio da CBL – Câmara Brasileira do Livro e da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) da CBL.






