Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 06/03/2023
O Prêmio PublishNews, em parceria com a Catavento Distribuidora, anuncia a primeira edição do Prêmio Catavento, nova categoria do Prêmio PN que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento terá duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados têm até o dia 18 de março para se inscreverem. Para colocar o prêmio no ar, a Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Casa Educação, Konekta, Via Logus, Versa e Literários, empresas do setor que também farão parte da comissão julgadora das categorias. O Prêmio PublishNews 2023 está com inscrições abertas também em duas outras categorias: Profissional de Marketing e Vendas e Inovação do Ano. A cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota com os detalhes de cata categoria e como se inscrever.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Um dos debates mais acalorados, na política, no ambiente acadêmico e no mercado editorial atualmente é o uso da linguagem neutra, ou melhor, linguagem não-binária de gênero. Neste episódio do Podcast do PublishNews, conversamos sobre o assunto com o linguista e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Iran Melo, que pesquisa a relação entre língua e gênero. Iran investiga a subversão de gênero na língua portuguesa do Brasil e constrói uma cartografia nacional da linguagem não-binária. Nesta conversa, falamos sobre a construção da linguagem, de como ela sempre está em constante evolução, e das consequências de não reconhecermos as diferenças, as diversidades das pessoas, bem como da importância do mercado editorial debater sobre um dos temas mais relevantes atualmente. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Com início nesta segunda (6), a Feira do Livro Infantil de Bolonha foi destaque no Estadão por conta da sua programação. Vale lembrar que o Brasil dobrou sua presença em Bolonha com 22 editoras presentes no estande do Brazilian Publishers (BP). Outro destaque nos jornais neste fim de semana foi a morte de Paulo Caruso. Laerte o definiu como um herói do quadrinho brasileiro. A fato foi destaque também no Globo e diversos veículos, e nesta segunda-feira (6) o Metrópoles também noticiou que o enterro do corpo do cartunista será em São Paulo. No Painel das Letras, o destaque foi a onda de livros históricos com perspectiva de mulheres que domina o mercado editorial. A coluna falou sobre a Planeta que adquiriu os direitos de Emperor of Rome, de Mary Beard, e prepara uma edição especial de Mulheres e poder. O G1 destacou a história de um adolescente paraibano de 12 anos já leu mais de 500 livros. Algumas listas de livros foram publicadas nos últimos dias: o Nexo publicou uma relação para entender o papel das Forças Armadas na política brasileira; a Gama reuniu 10 livros sobre solidão; o GShow listou livros sobre feminismo, por conta do Dia Internacional da Mulher. Duas matérias discutiram as adaptações de obras literárias em relação a linguagem que pode ser considerada ofensiva. O DW abordou as obras de 007, e o portal Terra falou sobre a série de terror Goosebumps. O The New York Times discutiu a criação de um novo cânone da literatura afro-americana. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
O Instituto Emília terá um estande (H29 C34) na Feira do Livro Infantil de Bolonha (6 a 9/03) reunindo editoras brasileiras cujos catálogos se destacam pela qualidade e diversidade na cena editorial para crianças e jovens brasileira. Em comum, as editoras presentes têm títulos que já passaram pelo Destaques Emília, publicação que é referência em termos de análise crítica dos livros infantis. A iniciativa pretende dar visibilidade ao trabalho destas editoras, mas também reforçar a potência e qualidade de parte da de nossa produção editorial. Participam do estande as editoras Aletria, Barbatana, Caixote, Jujuba, Mazza, Miguilim, Peirópolis, Piu, Selo Emília, Solisluna e WMF. E ainda a representação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (que com o Instituto Emília apresentará o percurso com a leitura literária na primeira infância). Além do estande, o Instituto participa de três mesas que integram o programa oficial da feira. A primeira delas ocorre nesta terça (7), às 10h30, e falará sobre a censura de livros infantis com a presença de David Levithan, Dora Batalim, Doris Breitmoser, Giorgia Grilli, Jon Machiko Wakatsuki e mediação de Barbara Marcus. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
A Alta Books está à procura de um novo integrante para o seu time comercial para ocupar a vaga de assistente comercial. A pessoa contratada atuará diretamente com atendimento ao cliente e apoio nos processos de recebimento, digitação e faturamento de pedidos. É necessário ter experiência na área e residir no Rio de Janeiro. A Alta Books está há 21 anos no mercado editorial, registrando amplo crescimento nos últimos anos e solidificando a presença como uma das principais editoras do Brasil. Interessados devem encaminhar currículos para claudio@altabooks.com.br.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Nesta quarta (8), no Dia Internacional da Mulher, o CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Rio de Janeiro / RJ) inicia a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023. O encontro reunirá os escritores Antônio Torres, Lilian Fontes e em participação virtual, Ana Maria Machado, para ler e lembrar Nélida Piñon, que morreu no final de 2022. Nélida é um dos nomes mais importantes da ficção brasileira, traduzida em mais de 30 países e a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL). A mediação será da curadora do evento, Suzana Vargas, e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais do evento. No dia, os convidados vão comentar um dos livros de Nélida, O calor das coisas, escolhido pelo próprio público no Twitter do CCBB Rio. A plateia terá a oportunidade de ouvir Antônio Torres conversar sobre vida e obra de uma grande autora. Além de colegas na ABL, Torres tinha por Nélida uma grande admiração e escreveu algumas vezes sobre sua obra. “Torres diz que ela é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, em estilo e participação da memória histórica da América Latina”, reforça Suzana Vargas. Os encontros são gratuitos, mas é necessário a retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Para celebrar seu aniversário de 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná lança na próxima terça-feira (7) o projeto de leituras guiadas Ler Junto. Ao longo de 10 encontros, o professor de literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira e mundial — começando por Felicidade clandestina e Restos de carnaval, de Clarice Lispector. A atividade ocorre no auditório da Biblioteca (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba / PR), a partir das 18h, com entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição e a BPP emite certificado de participação. Coordenador da área de Literatura da rede de colégios Bom Jesus e criador do canal do YouTube Palavrão, Shibata explica que o projeto é voltado para pessoas maiores de 16 anos que sentem a necessidade de ler mais e obter novos conhecimentos literários. “Não é preciso nenhum pré-requisito além da vontade de ler e conversar. Também não é exigida nenhuma leitura anterior, já que nós vamos ler no momento do encontro e discutir”, diz o professor, em comunicado. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
A Fábrica de Cultura Sapopemba promoverá um evento para os interessados em literatura feminina. O encontro de leitores ‘Mulheres que escrevem’ acontecerá na próxima quarta-feira (8), ás 15h, na instituição (R. Augustin Luberti, 300 – São Paulo / SP). A entrada é gratuita. Como revelou em uma entrevista a famosa autora Virginia Woolf, “ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem um fantasma que precise matar, sem uma rocha que precise enfrentar”. Tendo como base essa reflexão, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a equipe da Biblioteca propõe um olhar sobre a estética de mulheres escritoras, como Audre Lorde, Isabel Allende, Mary Del Priore entre outras. Para saber mais sobre as iniciativas da instituição, clique aqui.
|
“Acreditar em nossa própria mentira é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade”
Carlos Drummond de Andrade
Poeta brasileiro (1902 - 1987)
1.
|
Café com Deus pai
|
2.
|
É assim que começa
|
3.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
4.
|
É assim que acaba
|
5.
|
Plenitude
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
A biblioteca da meia-noite
|
8.
|
A mandíbula de Caim
|
9.
|
Mindset
|
10.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
|
|
PublishNews, Redação, 06/03/2023
A biografia de Marco Nanini será lançada na próxima terça-feira (7) no espaço do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP) às 19h. Junto com o evento de lançamento e a sessão de autógrafos, haverá um bate papo com a autora do livro, a jornalista e biógrafa Mariana Figueiras. A entrada é gratuita, mas há a necessidade de reservar ingresso. Intitulada O avesso do bordado – uma biografia de Marco Nanini (Companhia das Letras), a obra conta a trajetória e o legado desse artista com atuações memoráveis no cinema, teatro e TV. O ator de 74 anos – quase 60 deles dedicados aos palcos e aos sets de cinema e televisão – conversa com o público sobre a sua vida e carreira, que se entrelaçam entre si e com a história da dramaturgia brasileira. Com mais de 100 produções artísticas realizadas nessas quase seis décadas de atuação, Nanini estreou em 1969 na novela A Ponte dos Suspiros da Rede Globo, como um soldado figurante em cenas que simulavam batalhas. De lá para cá, não parou de atuar no teatro, no cinema e na televisão, realizando comédias, musicais, dramas e outros gêneros. Clique no Leia mais e confira como reservar seu ingresso.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
O Insper promoverá um bate-papo sobre o livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu na próxima terça-feira (7) com participação da autora, a jornalista Simone Duarte, de Baker Atyani, o último jornalista a entrevistar Osama Bin Laden, em junho de 2001, e do novo presidente do Insper, Marcelo Knobel. A obra, publicada pela Fósforo, foi indicada ao 64ª Prêmio Jabuti, na categoria Biografia e Reportagem. O evento acontece presencialmente na sede do Insper (Rua Quatá, 300 – São Paulo / SP) ao meio-dia, com entrada gratuita, mas com necessidade de inscrição, que pode ser feita neste link. O livro traz histórias de sete pessoas de quatro nacionalidades distintas que nada teriam em comum não fosse a tragédia e suas consequências. A autora Simone Duarte cobriu de Nova York os atentados de Onze de Setembro ao vivo pela TV Globo, onde trabalhou durante quinze anos. Essas diferentes realidades são uma dica, como a ponta de um iceberg, e lembra ao leitor os perigos de aceitar uma única versão da história. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
A Edições Chão da Feira lança, em março, o quarto volume da revista Gratuita, cujo título é Animais. Com organização de Maria Carolina Fenati e curadorias de Cecília Rocha, Ian Packer, Julia de Carvalho Hansen e Maria Carolina Fenati, a revista reúne 32 textos de mais de 40 autores de diferentes gerações e nacionalidades para falar sobre o tema e suas relações com a literatura. O lançamento acontecerá em São Paulo no dia 17, a partir das 18h30, na livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - São Paulo / SP) , com leituras de Júlia de Carvalho Hansen, Marcelo Ariel, Micheliny Verunschk e Rodrigo Lacerda, a partir das 19h30. Gratuita é a revista literária das Edições Chão da Feira, e o seu objetivo é compilar, traduzir, escrever e publicar textos inéditos em língua portuguesa e materiais recolhidos por meio de pesquisa em arquivos e bibliotecas. Distribuída gratuitamente em três formatos (impresso, digital e em áudio), a revista é montada a partir de um tema tomado como questão e desafio. Em Animais, a proposta é pensar os bichos nas suas relações com a literatura através de questões como: a afirmação de formas de vida, as relações interespécies, o imaginário, a política, o instinto, a domesticação e a rebeldia. Para os interessados em ler a revista, clique no Leia mais e faça o download.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Na voz singular de Joan Didion, a coletânea Vou te dizer o que penso (HarperCollins, 144 pp, R$ 59,90 - Trad.: Mariana Delfini) reúne ensaios que trazem vislumbres das mais diversas temáticas sobre as quais ela se debruçaria durante a carreira: o jornalismo, a política, a cena californiana, seu processo de escrita e as próprias inseguranças enquanto autora. Um clássico instantâneo, Vou te dizer o que penso é a última obra publicada em vida por Joan Didion e, com prefácio do escritor e curador de arte Hilton Als, destaca a importância de Didion e nos mostra o porquê de ela ser considerada por muitos leitores e apaixonados por jornalismo como uma das mais reverenciadas autoras da literatura contemporânea.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Entre o final dos anos 1940 e a primeira metade dos anos 1950, o Rio de Janeiro era a capital do Carnaval no Brasil. Os salões eram frequentados pela nata da sociedade, por estrelas de Hollywood e por todos aqueles que queriam se entregar ao profano sob o reinado de Momo. Mas ninguém superava uma figura: Luz del Fuego. O alter ego de Dora Vivacqua, uma moça nascida na provinciana Cachoeiro de Itapemirim (ES), era a presença mais aguardada na entrada dos grandes bailes da época. Nem as maiores personalidades estrangeiras, nem os políticos poderosos ou socialites que estampavam as colunas sociais da época superavam a apoteose que era a aparição de Luz del Fuego, seminua, envolta por uma cobra. Figura mítica, atriz do teatro de revista, modelo e ativista avant la lettre, ela superou barreiras e enfrentou o conservadorismo brasileiro em prol da liberdade do seu corpo e de sua arte. E como se a subversão do corpo já não fosse uma grande luta, Luz del Fuego também rompeu outras barreiras: criou a primeira comunidade naturista brasileira, conhecida como ilha do Sol; montou um partido político; viveu abertamente a sua pansexualidade e defendeu o que hoje chamamos de direitos lgbtqia+ e as causas ambientais. Em Luz del Fuego (Fósforo, 280 pp, R$ 84,90 – Trad.: Silvia Massimini Felix), Javier Montes narra, com o tanto de ficção que ela merece, a vida dessa personagem ímpar de nossa história.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Durante mais de 30 anos — a mais longa ditadura europeia —, António Salazar comandou Portugal com mão de ferro. Por meio de sua polícia política, perseguiu adversários, silenciou críticos e colocou o país sob uma atmosfera de violência e terror. Em 1968, dois anos antes de sua morte, Salazar sofreu um acidente doméstico e ficou impossibilitado de governar. Sua figura exercia tanto medo que seu gabinete jamais contou a Salazar que ele havia sido destituído. Neste trabalho de pesquisa, A incrível história de António Salazar (Todavia, 208 pp, R$ 74,90 – Trad.: Vasco Gato), Marco Ferrari reconstrói os dois anos em que Salazar viveu como governante sem o ser, e que incluía agenda de eventos, um jornal impresso especialmente para ele e entrevistas falsas para a TV e o rádio.
PublishNews, Redação, 06/03/2023
A vida e trajetória de um dos maiores empresários do país é retratada na obra Edson Queiroz - Uma biografia (Bella Editora, 400 pp, R$ 90). Escrito pelo aclamado biógrafo Lira Neto, vencedor do Prêmio Jabuti pela biografia de Getúlio Vargas, o livro relata a trajetória de vida de Edson Queiroz – empresário cearense, fundador de um dos mais importantes grupos empresariais nacionais, responsável por transformações econômicas no Ceará e no Nordeste. A obra, fruto de uma pesquisa intensa em arquivos pessoais e entrevistas com a família do empresário, mostra como o empreendedorismo de Edson Queiroz foi a chave para a construção de um legado, criando um conglomerado sólido, de abrangência nacional, com 70 anos de história. Escolhido especialmente pela família Queiroz para retratar a história do empresário, Lira Neto tem conhecimento profundo do estado e seus costumes, o que possibilitou que o escritor construísse uma rica e leve narrativa em que o leitor é levado a uma viagem através do tempo, acompanhando de perto as transformações vividas por Fortaleza e pelo país desde o início do século XX, tudo isso pela perspectiva de Edson Queiroz, um empreendedor de personalidade inovadora e vanguardista.
|
|
|