Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/01/2023
No decreto em que recria o Ministério da Cultura, o Governo Lula indicou a criação da Secretaria de Formação, Livro e Leitura. O decreto foi publicado no domingo (1º). A Secretaria terá duas diretorias: a de Educação e Formação Artística e a do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Entre as competências da Secretaria, estão atuar na democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura, com ações, projetos e programas conforme o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, mais especificamente, deve implementar e fomentar ações e projetos sociais de leitura e de fortalecimento da cadeia mediadora da leitura; promover a literatura brasileira e fomentar os processos de criação, difusão, circulação e intercâmbio literário em território nacional e no exterior; entre outras atribuições. Já o cientista político Luiz Carlos Ramiro Júnior foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional nesta segunda-feira (2). A mudança fazem parte de uma série de exonerações publicadas em edição extra do Diário Oficial da União. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/01/2023
A Lista de Mais Vendidos de PublishNews confirmou a expectativa das livrarias e registrou crescimento de 19% no volume de vendas na última semana antes do Natal. A semana anterior também havia demonstrado um aumento de 30%. A lista contabilizada dia 30 de dezembro considerou os livros vendidos de 19 a 25 de dezembro de 2022 e teve uma novidade no pódio: A mandíbula de Caim (Intrínseca), de Torquemada, ficou em 3º lugar na semana, atrás dos livros de Colleen Hoover publicados pela Galera Record. Torto arado (Todavia) comprovou sua resiliência na lista com o 5º lugar num período de vendas importante para as lojas, depois de passar o ano todo presente nas Listas. Todos esses na categoria Ficção. O Guinness World Records 2023 (Harper Collins) foi o único livro que entrou pela primeira vez na contagem nesta semana. O Grupo Companhia das Letras liderou o ranking das editoras, com 17 livros, seguido pelo Grupo Editorial Record, com 16, e pela Sextante, com 11. Clique no Leia mais para ler a matéria completa.
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/01/2023
A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022-2026, organizada e divulgada pela PwC Brasil no início de dezembro de 2022, apontou que a indústria brasileira de entretenimento e mídia fecharia 2022 com faturamento de US$ 33 bilhões. A pedido do PublishNews, a empresa reuniu dados do setor editorial da pesquisa e projetou que, no período de previsão, a receita do setor deve crescer a um CAGR (taxa de crescimento anual) de 2,5% no Brasil e 1,2% no mundo. Também de acordo com o relatório, o período da pandemia acelerou a adoção dos livros eletrônicos no Brasil e no mundo, mas o pico de crescimento da receita em 2020 não foi sustentado, desacelerando-se em 2021 com a reabertura das livrarias. "O Brasil tem o maior e mais rápido mercado de livros de consumo da América Latina", afirma a PwC em nota. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
O primeiro Podcast do PublishNews de 2023 ainda traz lembranças do ano que passou. No episódio de número 251, a equipe do PN se reuniu para comentar mais a fundo as notícias que fizeram parte da Retrospectiva 2022. O crescimento dos audiolivros, as novidades tecnológicas, a influência do TikTok no mercado editorial, a retomada das feiras e eventos literários no Brasil e no mundo, as novas editoras e selos, as movimentações na Europa e nos EUA, a força das livrarias grandes e independentes, os resultados das pesquisas sobre a indústria do livro e aas leis relacionadas ao livro, tudo fez parte de 2022 e fez parte da cobertura do PublishNews. Além das notícias no portal, nossa equipe explicou tópico por tópico e deu sua opinião sobre alguns dos assuntos, além de comentar as expectativas e planos para 2023. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia mais para ouvir o episódio.
PublishNews, Henrique Rodrigues, 02/01/2023
Estava escrevendo a última colaboração do ano aqui para o PublishNews sobre o que esperar para 2023. Ziguezagueava pelas redes sociais e, talvez direcionado via algoritmo para o assunto, vi a notícia de um canal chamado Choquei. A legenda: “GRAVE: Luva de Pedreiro ganha livro de presente do amigo oculto do Fantástico”. No texto de descrição do post, o “choque” continuava: “O Gustavo Scarpa deu um livro pro Luva de Pedreiro no amigo secreto do Fantástico. Por isso que eu não entro nessas brincadeiras e vocês?!”. (sic) Não preciso descrever a trajetória do jovem baiano Iran Ferreira, já bastante conhecida. Mas diante do espanto o meu filho me atualizou do contexto: o Luva de Pedreiro seria analfabeto. Umas pesquisas me fizeram pensar que ele talvez se enquadre num daqueles níveis de analfabetismo funcional, em que o indivíduo, apesar de conseguir decodificar letras e números e assinar o nome, tem dificuldade de compreender textos e realizar operações matemáticas. Os níveis de analfabetismo funcional são alarmantes no país. É daquelas doenças invisíveis, que passam despercebidas por pessoas, empresas e governos, mas cujos sintomas estão intimamente ligados à nossa desigualdade social endêmica. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), apenas 12% da população brasileira entre 15 a 64 anos chegam ao maior nível de alfabetização funcional, chamado Proficiente. É muito pouco. É vergonhoso, na verdade. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta coluna.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
A Elo Editora, que publica obras infantis, abriu uma vaga para editor assistente. É preciso ter graduação em Letras, Editoração ou Jornalismo; experiência em editoras de livros infantis e infantojuvenis; em edição, preparação e revisão de textos, além de todo o processo editorial; conhecimentos de gramática, ortografia e estilística; domínio dos softwares Word, Excel e Adobe Acrobat; organização, proatividade, facilidade de comunicação e relacionamento; inglês avançado, espanhol intermediário e residência em São Paulo ou Grande São Paulo. A pessoa contratada irá acompanhar o trabalho de autores, ilustradores, diagramadores, revisores, tradutores e preparadores de textos; apoiar a prospecção sistemática de fornecedores e prestadores de serviços nas áreas editoriais; coordenar e avaliar trabalhos de revisão, preparação e edição de textos; e estruturar as edições de livros e publicações. O tipo de contratação é CLT e os interessados devem encaminhar currículos para analista1@eloeditora.com.br até 18 de janeiro.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
A Ciranda Cultural, especializada em livros infantis e juvenis, está com duas vagas abertas. A primeira delas é para o cargo de vendedor e o profissional contratado deverá atuar no mercado livreiro, realizando prospecção e vendas dos livros do catálogo da editora, com visitas presenciais, e-mail e telefone. Também faz parte das responsabilidades do cargo planejar e executar o atendimento / visitas de acordo com a relação de clientes e as metas designadas, garantir o bom relacionamento e criar ações de marketing para dar visibilidade para os livros da Ciranda no Ponto de Venda. É preciso ter experiência mínima de três anos com vendas e de dois anos no mercado editorial, além de formação universitária, de preferência nas áreas de Administração e Marketing. A segunda vaga, para coordenador de trade marketing, também exige as mesmas experiências e as funções do cargo incluem a gestão das atividades diárias dos promotores; estabelecer periodicidade de manutenção das lojas; negociação, contratação e relacionamento com agências de trade marketing; o controle de mercadoria na loja e posicionamento junto ao vendedor ou representante para não haver falta; realizar relatório quinzenal de visitas; e fazer o envio de material de merchandising para clientes. Interessados devem encaminhar currículos para grupo.rh@cirandacultural.com.br colocando no assunto o nome do cargo desejado.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
Enquanto o Rei do Futebol está sendo velado em Santos / SP, o Globo Esporte compilou livros e trechos de páginas célebres de grandes autores, como Nelson Rodrigues e Benedito Ruy Barbosa, sobre Pelé. A Folha convidou seis críticos para escolherem os melhores livros do ano, e a lista teve diversidade: apenas um título se repetiu entre os escolhidos e 20 editoras foram contempladas. O jornal também cobriu o velório da escritora Nélida Piñon na Academia Brasileira de Letras (ABL), no dia 29 de dezembro, e informou que ela foi velada e depois enterrada com as cinzas do seu cachorro Gravetinho, no mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista. No Estadão, a dupla de biógrafos Ruy Castro e Lira Neto foi destaque com seus novos livros sobre biografias, e a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim, concedeu uma entrevista falando sobre, entre outros assuntos, o momento da casa, que chegou aos 80 anos de existência. No Globo, a colunista Miriam Leitão escreveu um artigo sobre Nélida, e Lauro Jardim apontou a professora e ensaísta Heloisa Buarque de Hollanda como uma possível favorita à vaga na ABL (a eleição ocorre em abril). O jornal Extra compilou 11 autores brasileiros que lançaram livros em 2022, a Veja também elencou os melhores livros do ano e o G1 contou a história do jovem Gustavo Henrique Santa Marques, que aos 10 anos conta já ter lido mais de mil livros. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta matéria.
|
“Eu acho que a literatura é um veículo maravilhoso para fazer a ponte entre as diferenças.”
1.
|
É assim que começa
|
2.
|
É assim que acaba
|
3.
|
A mandíbula de Caim
|
4.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
5.
|
Torto arado
|
6.
|
A biblioteca da meia-noite
|
7.
|
Amor & gelato
|
8.
|
Tudo é rio
|
9.
|
Minutos de sabedoria
|
10.
|
Diário de um banana - Fräwda Megaxeia
|
|
|
PublishNews, Redação, 02/01/2023
O Grupo Editorial Record inicia 2023 com quatro vagas em seu time. As oportunidades são para os cargos de promotor júnior com atuação no Recife; técnico de segurança no trabalho para atuar em São Cristóvão (RJ); vendedor corporativo e estagiário comercial, ambos com atuação em São Paulo. Para a vaga de promotor, além de residência no estado, é preciso ter ensino Superior Completo em Administração, Publicidade e afins e ter trabalhado em livrarias é considerado um diferencial. Quem se interessar na vaga de técnico em segurança do trabalho deve ter um curso concluído na área. A pessoa contratada cuidará, dentre outras atividades, da elaboração e realização treinamentos, Integração, DDS e campanhas de segurança. O vendedor corporativo deve ter ensino Superior Completo em Administração, Finanças, Mkt, Publicidade ou áreas afins, além de boa oratória e postura ativa e o estagiário comercial deve cursar a partir do quatro período de Administração. A pessoa contratada dará suporte à equipe de vendas e comercial; além de auxiliar nas rotinas administrativas em geral. Interessados devem encaminhar currículos para recrutamento@record.com.br e colocar no assunto o nome do cargo desejado. Mais informações sobre caga uma das vagas estão nos links correspondentes.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
A Todavia está à procura de um estagiário para atuar no seu departamento administrativo. É preciso cursar a partir do 2º ano ou 2º semestre em Administração; ter conhecimento do pacote Office; ser organização, ter foco, dinamismo e vontade de aprender. É imprescindível demonstrar interesse em atuar na gestão de facilities, infraestrutura de tecnologia e despachos de correspondências; a pessoa contratada também dará apoio nas rotinas administrativas, compras e RH. Os benefícios incluem bolsa auxílio, seguro de vida, vale transporte e vale refeição. Interessados devem enviar currículos para magda@todavialivros.com.br até 12 de janeiro.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
A Feira do Livro Infantil de Bolonha (BCBF), considerada a mais relevante no segmento de livros infantis e juvenis, está com a convocatória aberta aos interessados em participar da sua 60ª edição, marcada para 6 a 9 de março. Editoras têm até 31 de janeiro para garantir a participação no evento. Em uma área de 20 mil m², editores, autores, ilustradores, agentes literários, produtores de cinema e televisão, distribuidores, e outros agentes do setor poderão comprar e vender direitos e conhecer as novidades e tendências relacionadas aos livros infantis e juvenis. Este ano, a feira celebrará também a 16ª edição da Bologna Licensing Trade Fair/ Kids e terá um foco ainda maior no Bolonha Book Plus, área da feira que abrange tudo o que não é relacionado aos livros infantis. Antes do anúncio da programação da Feira, serão anunciados os finalistas do Prêmio BolognaRagazzi e os ilustradores que integrarão a Mostra de Ilustradores, que no ano passado teve a brasileira Ana Matsusaki entre os selecionados. Além disso, ilustradores interessados em participar da quarta edição do Mural Virtual de Ilustradores têm até 12 de fevereiro para se registrar. As grandes paredes digitais irão acolher todas as contribuições entusiásticas de ilustradores, designers gráficos e artistas, já conhecidos ou em início de carreira.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
Qual é o biografado ideal? Toda vida dá um livro? Quando procurar as fontes? Como se portar numa entrevista? Como lidar com fontes relutantes? Como selecionar as informações? Quando começar a escrever? Como apresentar sua ideia a uma editora? O que fazer depois do fim? E, publicado o livro, como viver sem o seu personagem? Autor das biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda e de célebres livros de reconstituição histórica, Ruy Castro responde essas e outras perguntas neste guia de como escrever biografias. Com a prosa que marca toda a sua produção literária, o autor também relembra episódios marcantes e decisivos nas apurações de suas obras — e que podem ajudar aqueles que desejam se aventurar no gênero a atravessar os momentos mais desafiadores da empreitada. Mais do que um passo a passo com conselhos práticos, A vida por escrito (Companhia das Letras, 184 pp, R$ 64,90) é uma ode à arte de pesquisar e reconstituir, através da palavra, a história de uma pessoa, de um lugar ou de uma época. Uma tarefa que pode até contar com uma dose de sorte, mas é movida sobretudo pela obsessão de encontrar a informação correta, a fonte imprescindível, o documento perdido.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
Em As margens e o ditado (Intrínseca, 128 pp, R$ 39,90 - Trad.: Marcello Lino) Elena Ferrante, um dos maiores fenômenos da literatura contemporânea discorre sobre a própria jornada como leitora e escritora, oferecendo um raro olhar a respeito das origens de seus caminhos literários. Ao longo de quatro textos — três palestras inicialmente escritas para os cidadãos de Bolonha, e um ensaio do encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e outros clássicos —, Ferrante fala de suas influências, lutas e sua formação intelectual; descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas reflexões a respeito dos trabalhos de Emily Dickinson, Gertrude Stein, Ingeborg Bachmann e outras, a autora propõe uma fusão do talento feminino. Ao refletir sobre o tênue equilíbrio entre seu gosto por limites e organização — por permanecer dentro das margens — e seu desejo por desordem e clamor, ela indica uma passagem secreta para o processo de criação de suas obras mais conhecidas: a Tetralogia Napolitana, Dias de abandono, A filha perdida e A vida mentirosa dos adultos. A autora também aborda quais as motivações e os dilemas que suas emblemáticas personagens Lenù e Lila carregam. As margens e o ditado é uma obra sobre aventuras na literatura, sejam elas dentro ou fora das margens.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
Considerado um dos livros de teoria literária mais importantes do século XX, O sentido de um fim (Todavia, 208 pp, R$ 79,90 - Trad.: Renato Prelorentzou) chega ao leitor brasileiro pela primeira vez. Nele, o crítico Frank Kermode parte do princípio de que o ser humano vive em angústia com a ideia de que sua vida, um período curto demais na história, é um “meio” distante do começo e do fim. Para tentar entender isso, as ficções — literárias ou não — engendram uma espécie de padrão temporal, focado especialmente no fim e na ideia de apocalipse. É algo que os criadores fazem desde Platão e da Bíblia, explica Kermode. As ficções literárias, ao menos as bem-sucedidas, criam um tipo de tempo “equilibrado” que dá sentido ao passado — a origem — e leva a uma expectativa quanto ao futuro — o fim. Uma das distinções mais consideráveis apresentadas sobre isso é aquela entre chronos e kairós. Se o primeiro é meramente o tempo cronológico, o “tempo que passa”, o segundo é uma estação, um ponto temporal carregado de significados. Aplicados ao estudo da ficção, esses conceitos nos ajudam a compreender por que as tramas se afastam da simples sucessão de eventos tão característica do tempo da vida real. Igualmente central para o raciocínio de Kermode é a ideia de peripeteia, a virada inesperada da narrativa que força os leitores a ajustar suas expectativas em relação ao fim. Desde a abertura, Kermode afirma que, dos críticos, se espera apenas que possam “dar sentido às maneiras como tentamos dar sentido à nossa vida”. É precisamente isso o que ele faz neste livro, uma obra essencial para qualquer estudioso ou admirador da literatura.
PublishNews, Redação, 02/01/2023
O ano de 2022 foi celebrado, em particular na Itália, como a data do centenário de nascimento do cineasta, poeta e escritor Pier Paolo Pasolini. Desta forma, mais até do que apenas comemorar a data, diversos estudiosos reuniram-se para iluminar, em um mesmo volume, certa crítica brasileira que vem sendo escrita há um bom tempo, sobre a obra e a figura do intelectual italiano. Assim, nasce Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil (Editora Unesp / Unicamp, 296 pp, R$ 86), organizado por Maria Betânia Amoroso e Cláudia Tavares Alves, em coedição da Editora Unesp e da Editora da Unicamp. Para esta obra, autores e autoras dos textos aqui reunidos foram convidados a adentrar o universo pasoliniano pela fresta que melhor lhes conviesse, traçando dessa forma rotas próprias pela obra do autor. Além disso, somaram‐se textos considerados fundamentais para pensar a presença de Pasolini entre nós. “Os 17 ensaios deste livro constituem, em seu conjunto, a abordagem mais ampla que já se fez da obra de Pasolini no Brasil. A coletânea congrega os principais estudiosos brasileiros e italianos de Pier Paolo e começa com dois documentos históricos, que testemunham sua ‘chegada’ ao país. A partir daí, as abordagens se desdobram em caminhos que se cruzam: da poesia à crítica literária e cultural, do jornalismo militante ao cinema e ao teatro”, anota, nas orelhas do livro, o pesquisador Mauricio Santana Dias.
|
|
|