Ilustradora brasileira é uma das 78 pessoas escolhidas para compor a tradicional exposição da principal feira de negócios do livro infantil e juvenil no mundo
Ilustração de Ana Matsusaki selecionada para a exposição da Feira do Livro de Bolonha | Reprodução
A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha publicou a lista de ilustradores selecionados para compor a sua 56ª exposição anual. Ao todo, o certame recebeu a inscrição de 3.873 participantes de 92 países. Desse universo, foram selecionados 78, incluindo a paulistana Ana Matsusaki.
As ilustrações com as quais Ana concorreu estão no livro O perigo das sementes, de Ricardo Phillippsen, lançado pela Saíra com exclusividade para os assinantes do Clube Quindim.
Ana Matsusaki | © Redes Sociais
Além de estar na exposição, o trabalho de Ana Matsusaki fará parte de um catálogo e ainda excursionará, ao longo de dois anos, por importantes museus localizados na Ásia. A primeira parada será no Japão, onde ficará exposto nos museus Itabashi Art Museum; Nishinomya City Otani Memorial Art Museum; Ishikawa Nanao Art Museum e Ota City Museum of Art and Library. Depois passará pela China e Coreia.
Os ganhadores com menos de 35 anos – caso da Ana – se tornam automaticamente candidatos para o Prêmio de Ilustração realizado pela Feira de Bolonha em parceria com a Fundação SM, concorrendo a uma bolsa de um ano, no valor de 15 mil euros, para a criação e publicação de um livro ilustrado cujas ilustrações serão expostas na próxima edição da Feira.
A paulistana tem trabalhos publicados por editoras como Moderna, Biruta, FTD, Mol, Quartz, Brinque-Book, Sesc e Editora do Brasil pela qual publicou A colecionadora de cabeças, finalista da última edição do Prêmio Jabuti. Em 2019 e 2021, Ana teve trabalhos selecionados para compor o Catálogo Iberoamérica Ilustra e, no ano passado, foi selecionada para a Bienal de Ilustração de Bratslava.