Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 15/12/2022
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/12/2022

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, é o convidado da próxima edição da Sabatina PublishNews. O programa – transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do PN, no Facebook e no Linkedin – vai ao ar nesta sexta-feira (16), às 10h. Após a transmissão, o conteúdo fica disponível no YouTube, se transforma em Podcast do PublishNews e matérias no site e na newsletter. Dante Cid é engenheiro de Computação e mestre em Inteligência Artificial pela PUC-Rio. Há 19 anos na editora Elsevier, ele atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais para a América Latina. Foi eleito presidente do SNEL em novembro de 2021, e antes atuou como conselheiro técnico editorial e vice-presidente de Assuntos Administrativos do Sindicato. Ele será entrevistado por uma bancada: estarão presentes a diretora de varejo do Grupo Livrarias Curitiba, Rute Pedri; o editor do selo Trama, do Grupo Ediouro Publicações, André Marinho; e os jornalistas Guilherme Sobota e Talita Facchini, da redação do PublishNews. A Sabatina já recebeu nomes como Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, ex-presidente do SNEL; a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado e outros. Clique no Leia Mais para ver a nota completa.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

© Joca Duarte / Governo do Estado de SPO Governo do Estado de São Paulo realizou na noite desta quarta-feira (14), no Teatro Sérgio Cardoso, a cerimônia de Premiações da Cultura de São Paulo 2021/2022. Na ocasião, foram condecorados cerca de 100 profissionais que se destacaram por realizações em 2021 e 2022 em 15 categorias distintas, com o valor de R$ 30 mil. O destaque vai para o escritor e professor indígena Daniel Munduruku, premiado na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas pelo trabalho do Instituto Uk’a / Casa dos Saberes Ancestrais, instituição indígena sem fins lucrativos que conta também com o selo Uk’a Editorial, especializado na temática indígena. Munduruku concorria com Alê Santos, pelo lançamento do livro O último ancestral (HarperCollins); Pierre Ruprecht, pela realização da plataforma BibliON; Marcelino Freire, pela realização do projeto Balada Literária; e Manuel Costa Pinto, pela realização do programa Entrelinhas (TV Cultura). Paula Alzugaray foi premiada na categoria Comunicação Cultural pela realização da revista SeLecT, que atua no campo social e político, com diversos artigos relevantes e que tematizam assuntos e apurações da atualidade. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews+, Redação, 15/12/2022

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023. Entre as próximas estreias estão Mil anos de alegrias e tristezas (Companhia das Letras), obra na qual o artista Ai Weiwei traz suas memórias em um relato íntimo sobre família, resistência, política e arte; Todos nós estamos bem (Dublinense), novo romance de Sérgio Tavares que está em pré-venda desde novembro e que ao entrelaçar duas histórias, retrata uma geração que lutou por um ideal de liberdade; e ainda Mussolini (Globo Livros), biografia definitiva do político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista, escrita por R. J. B. Bosworth. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, 15/12/2022

Em novo aceno ao mercado anunciante, o PublishNews oferece a partir desta quinta (15) 50% de desconto em um de seus mais importantes produtos comerciais, os e-mails marketing, entregues a uma base de 16 mil endereços eletrônicos – contingente formado em larga medida por profissionais e empresas do mercado do livro. A promoção é válida apenas para pagamentos à vista, em acordos finalizados com o comercial do PN até as 13h da próxima quinta-feira (22). Os e-mails marketing serão enviados em janeiro e fevereiro de 2023. Interessados devem escrever para karina@publishnews.com.br, em mensagem com o título “Promoção e-mail marketing”. Clique no Leia mais para ver alguns exemplos de e-mails marketing enviados recentemente.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

Segundo a Publishers Weekly, a Amazon vai interromper duas iniciativas para o próximo ano nos EUA: a política de aluguel de livros didáticos e algumas assinaturas de jornais e revistas. O programa de aluguel de livros impressos será encerrado ao longo do próximo semestre. Já o aluguel de livros didáticos digitais da Amazon EUA não será afetado pela paralisação. Além disso, a empresa já confirmou que continuará vendendo livros novos e usados em sua plataforma. Ao todo, a empresa ainda terá cerca de 2 milhões de livros didáticos para venda ou aluguel. Já as assinaturas de revistas e jornais impressos e digitais e as vendas de edições únicas disponíveis no Kindle Newsstand também serão reduzidas no próximo ano. A Amazon oferecia assinaturas de revistas impressas para venda nos EUA, e assinaturas de revistas e jornais digitais e edições únicas em outros mercados. Agora, uma seleção de revistas e jornais ainda deverá ser incluída no serviço do Kindle Unlimited. Os encerramentos dos programas seguem análises da empresa para a redução de custos, já que suas vendas no setor de livros desaceleraram no pós pandemia. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

A escritora Erin Doom é a nova líder da lista de livros mais vendidos da Itália em 2022 segundo ranking da Nielsen BookScan – a curiosidade é que ela se mantém anônima, assim como a conterrânea Elena Ferrante. O livro Fabbricante di lacrime foi lançado em 2021, mas começou a fazer sucesso nas vendas neste ano no continente europeu. Outro livro da autora também aparece na lista, só que na oitava posição: Nei modo in cui cade la neve. Ainda sem data para chegar no Brasil, seu sucesso internacional parece ser questão de tempo. Porém, o mistério de sua identidade continua: a autora, que só dá entrevistas por e-mail, não revela sua face. Ela apareceu de costas na capa da revista italiana II Libraio recentemente, sabe-se que tem por volta de 30 anos e que seu primeiro nome é Matilde, mas nada mais. Em recentes entrevistas à imprensa disse que não quer se esconder pra sempre, e um dia talvez venha a público. Doom iniciou sua carreira no Wattpad em 2017 publicando seu livro Fabbricante di lacrime pela Amazon; hoje, os direitos cinematográficos da obra já foram comprados e o livro será adaptado para o cinema. A autora agora é publicada pela editora italiana Magazzini Salani.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

O jornal americano USA Today pausou a publicação de sua lista de livros mais vendidos – que era compilada desde 1993. O jornal disse à agência Associated Press que a lista entra em hiato pelo restante do ano e que alguma decisão será tomada em 2023. A lista do USA Today contabiliza vendas de diferentes lojas, incluindo livrarias independentes e varejistas on-line, para juntar 150 livros mais vendidos a cada semana. A lista é considerada uma das melhores dos EUA por autores, agentes e editores, já que emprega metodologias diferentes das listas do New York Times e da Amazon, por exemplo. Em outro movimento que pegou de surpresa o circuito literário americano, os editores da Bookforum anunciaram que a revista vai deixar de existir. A Bookforum foi criada em 1994 e desde 2005 era publicada cinco vezes por ano. Entre os colaboradores já figuraram nomes como J.G. Ballard, Jennifer Egan e muitos outros. “A Bookforum era uma revista rara e extraordinária”, escreveu a autora Moira Donegan no Twitter. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

A editora Aleph realizará, pela primeira vez, o seu Clube de Leitura. A edição de estreia começa em janeiro e é sobre a obra Iluminações, coletânea de contos de Alan Moore que acabou de chegar ao Brasil. As inscrições já estão abertas para os interessados em participar neste link. Os debates de cada conto vão acontecer on-line e de duas formas: quatro lives para debater as histórias, com convidados especiais, e um grupo no Telegram onde a conversa vai rolar seguindo um calendário coletivo de leitura. Os interessados que se escreverem ainda em dezembro receberão por e-mail com exclusividade o conto que dá nome ao livro de Moore.

“Eu escrevo o que escuto, não o que me dizem”
Conceição Evaristo
Escritora brasileira
1.
É assim que começa
2.
Leader Coach
3.
É assim que acaba
4.
Nas pegadas da alemoa
5.
O manual do alquimista moderno
6.
Minutos de sabedoria
7.
Soft skills kids
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Mais esperto que o diabo
10.
A hipótese do amor
 
PublishNews, Redação, 15/12/2022

A Fábrica de Cultura Jaçanã (Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – São Paulo / SP) realizará uma Feira de Troca de Livros nesta quinta (15), a partir das 14h, com colaboração da equipe da biblioteca. A partir do horário de início, o público pode trazer livros que possui em casa e trocá-los com outros frequentadores. As Fábricas de Cultura são programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, nas zonas Norte e Sul e da Região Metropolitana de São Paulo (Diadema e Osasco). Funcionam de terça a sexta, das 9h às 19h, e de finais de semana e feriados em horários variados, dependendo da unidade. Além dessa iniciativa, as Fábricas de Cultura terão outras atividades e se despedem de 2022 com uma programação diversa e animada. Confira toda a agenda aqui.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

A obra Do fim ao princípio: poesia completa – Adalgisa Nery, publicada pela Editora José Olympio, será oficialmente lançada logo mais, às 19h30 na Livraria Janela (Rua Maria Angélica, 171 – loja B – Rio de Janeiro / RJ) e contará com conversa com Nunes Mello, com mediação de Rita Isadora Pessoa, e leitura de poemas com Nathalie Nery (neta de Adalgisa), Natasha Corbelino, Jordana Korich e Stephanie Borges. A reunião inédita traz de volta a obra poética da escritora elogiada por Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Jorge Amado, Jorge de Lima e Gilberto Freyre e resgata a voz feminina da poesia brasileira após quase 50 anos da publicação de seu último livro. O trabalho cuidadoso de Ramon Nunes Mello, fruto de sua pesquisa de mestrado, estabelece o texto definitivo da poesia completa da autora, de quem a José Olympio publicou os romances A imaginária e Neblina. Do fim ao princípio: poesia completa – Adalgisa Nery. Sua produção poética revela uma mulher preocupada com as grandes questões do espírito: o amor, o abandono, a morte, o desejo. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

Reconhecido como um dos biógrafos mais importantes da atualidade, Walter Isaacson prefere se debruçar sobre a trajetória de pessoas que, com seus imensos potenciais criativos, foram capazes de mudar a história da humanidade. Uma de suas obras mais celebradas, sobre a vida de Steve Jobs (Intrínseca, 640 pp, R$ 99,90), acaba de ganhar nova edição, com tradução de Rogerio W. Galindo e dois capítulos extras. Baseando-se em mais de 40 entrevistas realizadas com Steve Jobs ao longo de dois anos – e em várias outras feitas com mais de 100 familiares, amigos, adversários, concorrentes e colegas de trabalho –, Walter Isaacson apresenta nesta biografia a trajetória de um ícone. Intenso, de personalidade forte e apaixonado por perfeição, Jobs viveu altos e baixos e revolucionou seis indústrias: a de computadores pessoais, a de filmes de animação, a da música, a da telefonia celular, a da computação em tablet e a da publicação digital. Não à toa, cerca de dez anos após sua morte ele continua sendo representante da inventividade e da imaginação aplicada.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

Menino pobre, criado sozinho pela mãe num cortiço, Luiz Barsi Filho se tornou uma lenda no mundo dos investimentos. O livro O rei dos dividendos: A saga do filho de imigrantes pobres que se tornou o maior investidor pessoa física da bolsa de valores (Sextante, 256 pp, R$ 44,90) é a obra onde Barsi conta sua história, que não foi uma vitória da noite para o dia. Ele começou a investir no final dos anos 1960, passou por sucessivas crises e planos econômicos, e prosperou em (quase) todos os momentos. Isso só foi possível porque criou um jeito próprio de operar no mercado, avesso à especulação e amparado no conhecimento profundo das empresas às quais se associa, sempre de olho nos dividendos pagos. Após décadas trabalhando com disciplina, Barsi tornou-se um dos poucos bilionários brasileiros – maior acionista individual do Banco do Brasil e dono de parte respeitável de grandes conglomerados, como Unipar e Klabin. Aos 83 anos, segue enxergando oportunidades onde outros veem crises e investindo cada centavo em novas ações de boas empresas. Nesta autobiografia, ele expõe sua filosofia para quem deseja aprender a investir com solidez. E narra sua história pessoal para inspirar quem busca superar adversidades e ser bem-sucedido no mercado e na vida.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

Poucas coisas são tão fascinantes como a apresentação que um fã faz de um artista que ama. E é pelas lentes desse afeto genuíno que Jackie Kay conta aos leitores a vida de Bessie Smith (DBA, 256 pp, R$ 74,90 – Trad.: Stephanie Borges), a Imperatriz do Blues, que foi sua referência quando ninguém mais poderia preencher essa lacuna. Filha adotiva de uma família de origem escocesa, Jackie dividia com o pai o fascínio pelo blues de Bessie, ao mesmo tempo em que a artista ocupava lugares de reconhecimento que desafiavam a figura materna branca; a cantora se tornou a heroína que a menina negra precisava para compreender seu lugar num mundo cheio de desencaixes. Mulher orgulhosa de sua pele escura e destemida quanto à sua bissexualidade, Bessie Smith se prova um ícone atemporal. Necessária a garotas como Jackie Kay e representante das mulheres que formavam coros altos em seus shows. Bessie cantava – e era – a vida feminina com fome de expressão.

PublishNews, Redação, 15/12/2022

O livro Silvio Santos vem ai: a biografia-reportagem do "patrão" (Dialética, 316 pp, R$ 85,90), de Tiago Ramos e Mattos, visa apresentar um novo gênero do discurso: a biografia-reportagem. Essa possibilidade nasce de uma intersecção entre os gêneros biografia e reportagem: sua concepção se dá a partir de um estudo sobre autor, Fernando Morgado, e sua obra, o livro Silvio Santos - A trajetória do mito (2017). O objetivo geral do trabalho consistiu em verificar como se dá, no gênero biografia-reportagem, as noções de autor e de autoria, quanto ao distanciamento ou à proximidade entre autor e biografado, mas principalmente refletir em como a voz da personagem biografada influiu na composição narrativa e autoral do biógrafo autor. De que forma os enunciados proferidos pelo próprio Silvio Santos ao longo da vida resultaram em ponto de partida para a construção da narrativa biográfica de Morgado? Os resultados das análises conferiram ao livro de Fernando Morgado o estatuto de biografia-reportagem, um híbrido de dois gêneros do discurso, por meio de uma dupla autoralidade: a narrativa biográfica é construída por meio dos enunciados do próprio Silvio. Na condição de biografia goza de uma heterogeneidade inata a este gênero do discurso: é rico em intertextualidade manifesta e intertextualidade constitutiva. Na condição de reportagem apresenta um formato cronológico de narração.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.