Livro de poesias de Adalgisa Nery é lançado no Rio
PublishNews, Redação, 15/12/2022
O resgate da poetisa, após 50 anos fora de catálogo, entra em cena com ‘Do fim ao princípio: poesia completa – Adalgisa Nery’, que é lançado hoje (15) às 19h30 na Livraria Janela

A obra Do fim ao princípio: poesia completa – Adalgisa Nery, publicada pela Editora José Olympio, será oficialmente lançada logo mais, às 19h30 na Livraria Janela (Rua Maria Angélica, 171 – loja B – Rio de Janeiro / RJ) e contará com conversa com Nunes Mello, com mediação de Rita Isadora Pessoa, e leitura de poemas com Nathalie Nery (neta de Adalgisa), Natasha Corbelino, Jordana Korich e Stephanie Borges.

A reunião inédita traz de volta a obra poética da escritora elogiada por Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Jorge Amado, Jorge de Lima e Gilberto Freyre e resgata a voz feminina da poesia brasileira após quase 50 anos da publicação de seu último livro.

O trabalho cuidadoso de Ramon Nunes Mello, fruto de sua pesquisa de mestrado, estabelece o texto definitivo da poesia completa da autora, de quem a José Olympio publicou os romances A imaginária e Neblina. Do fim ao princípio: poesia completa – Adalgisa Nery. Sua produção poética revela uma mulher preocupada com as grandes questões do espírito: o amor, o abandono, a morte, o desejo.

Adalgisa teve uma vida agitada e próxima de grandes acontecimentos. Foi casada com o pintor modernista Ismael Nery e, depois de viúva, com Lourival Fontes, que era diretor-geral do Departamento de Imprensa e Propaganda de Getúlio Vargas e se tornou embaixador. Conheceu Frida Khalo e Diego Rivera e foi retratada por ambos. Frida também dedicou à amiga uma página de seu diário. Adalgisa também assinou a coluna “Retrato sem retoque” no jornal Última Hora, de Samuel Wainer, que lhe trouxe ainda mais prestígio e ajudou a deslanchar sua carreira política. Foi uma das primeiras mulheres eleitas deputada estadual no país e acabou cassada pela ditadura militar.

Em 36 anos de carreira, publicou sete livros de poemas, dois romances, uma coletânea de contos, outra de crônicas e quatro traduções. A extensa atividade literária iguala-se somente à vida pública, como jornalista atuante e política combativa. Sua produção poética revela uma mulher preocupada com as grandes questões do espírito: o amor, o abandono, a morte, o desejo.

[15/12/2022 09:00:00]