
A publicação presta tributo à vida e à arte de José Celso Martinez Corrêa (1937–2023), encenador e dramaturgo que transformou o teatro brasileiro ao integrar arte, política e vida, criando uma linguagem cênica irreverente e profundamente enraizada no Brasil.
O livro reúne ensaios e depoimentos inéditos de artistas e intelectuais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Maria Bethânia, Bete Coelho, Jorge Mautner e Ignácio Loyola de Brandão, compondo uma narrativa multifacetada da carreira de Zé Celso marcada pela inovação radical, crítica política e celebração da liberdade artística e corporal.
Ao PublishNews, Claudio Leal diz que organizou o livro com a intenção de acompanhar a trajetória de Zé Celso para além de sua atuação no Oficina. "No livro, o painel de ensaístas, críticos, poetas e artistas de vários campos demonstra (a muitas vozes) a sua intervenção ampla na cultura brasileira, com impacto no cinema e na música popular. No teatro, nem é preciso dizer, sua influência é extensa, transversal, desde os anos 1960. Observamos as transformações do Oficina nos depoimentos de seus protagonistas históricos. Há um capítulo sobre sua interlocução no tropicalismo, com relatos exclusivos de Gil, Caetano, Tom Zé, Capinan, Júlio Medaglia", reconstitui.
Com projeto gráfico de Mateus Valadares, a obra apresenta capa tripla que se desdobra em pôster com fotos icônicas de diferentes fases do artista, incluindo um registro famoso de Bob Wolfenson, além de lombada com costuras aparentes.
Sobre os convidados
Claudio Leal (organizador do livro) é jornalista e doutorando em cinema pela ECA-USP, organizou obras de Caetano Veloso, Luiz Carlos Maciel, Emanoel Araujo e José Carlos Capinan. Autor de dissertação sobre Walter da Silveira e Glauber Rocha. Colabora com os cadernos Ilustrada e Ilustríssima da Folha de S.Paulo.
Marcelo Drummond é ator e diretor de teatro e viúvo de Zé Celso, com quem viveu por 37 anos.
Serviço
Lançamento do livro O devorador: Zé Celso, vida e arte + Bate-papo com Claudio Leal e Marcelo Drummond, seguido de performance e
sessão de autógrafos.
Data: 4 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Local: Teatro Oficina (Rua Jaceguai, 520 – São Paulo / SP)
Entrada gratuita. Vagas limitadas.






