PNLD Digital oferece acesso a 2.878 livros para professores e estudantes
PublishNews, Redação, 31/07/2026
Catálogo reúne obras de diferentes ciclos do programa e sistema verifica o vínculo do usuário com a escola por meio dos dados registrados no MEC Gestão Presente, via Gov.br

Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA

Professores e estudantes de escolas públicas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) podem acessar gratuitamente 2.878 obras didáticas e literárias em formato digital. Disponível para computadores, o PNLD Digital utiliza a autenticação do Gov.br e verifica o vínculo do usuário com a escola por meio dos dados registrados no MEC Gestão Presente, do Ministério da Educação (MEC).

O catálogo reúne obras de diferentes ciclos do programa: 982 livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental e 804 títulos literários do PNLD 2023; 724 obras didáticas dos anos finais do ensino fundamental, selecionadas no PNLD 2024; e 368 livros didáticos destinados ao ensino médio, referentes ao PNLD 2026.

O leitor digital conta com ferramentas de acessibilidade e personalização voltadas, entre outros públicos, a pessoas com baixa visão ou dislexia. Entre os recursos disponíveis estão ajustes de espaçamento e tema de visualização, além de mecanismos de navegação por capítulos e seções.

Para acessar a plataforma, professores e alunos devem entrar no Portal de Soluções Digitais do PNLD, escolher o perfil correspondente e fazer o login com a conta Gov.br. Após baixar e instalar a aplicação, o usuário pode consultar as obras disponíveis, aplicar filtros por ano e série e adicionar os títulos desejados à estante. Os livros acessados com maior frequência ficam reunidos na área “Meus Livros”.

A atualização dos dados de professores e estudantes é feita pelas secretarias de educação no MEC Gestão Presente. As informações são integradas ao PNLD Digital e utilizadas para validar o vínculo do usuário com a rede pública e definir as obras disponíveis para cada escola.

Os manuais destinados a professores e alunos ainda serão disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Tags: MEC, PNLD
[31/07/2026 11:43:25]