Documentário sobre Frei Betto ganha pré-estreia em BH
PublishNews, Redação, 24/03/2026
Terceiro filme de tetralogia acompanha juventude, vínculos familiares e marcas da ditadura, 'Fraternura' poderá ser visto em sessão gratuita no Cine Santa Tereza

Frei Betto na gravação do filme © Luis Monteiro
Frei Betto na gravação do filme © Luis Monteiro
O documentário Fraternura, que integra a tetralogia dedicada à trajetória de Frei Betto, ganha pré-estreia gratuita na sexta-feira (27), às 18h30, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 — Belo Horizonte / MG). Produzido pela Mirar Lejos, o filme lança um olhar íntimo sobre a juventude do autor, seus vínculos afetivos e as experiências que atravessaram a sua formação — incluindo o período em que esteve preso durante a ditadura militar.

Dirigido por Evanize Sydow e Américo Freire, biógrafos do escritor, o documentário reúne imagens raras e depoimentos de familiares e amigos, compondo um retrato que articula memória pessoal e contexto histórico. Fraternura é o terceiro título do projeto audiovisual que percorre diferentes dimensões da atuação de Frei Betto.

O primeiro filme, A cabeça pensa onde os pés pisam, aborda sua trajetória como educador popular e circulou por festivais como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Cuba, e a Mostra de Cinema de Ouro Preto. Já Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto investiga sua produção como escritor, entre ensaios, romances e literatura infantojuvenil.

Frei Betto disse ao PublishNews: “me senti muito à vontade na realização do Fraternura, pois já me acostumei devido às experiências com os anteriores". Ambos foram feitos pela mesma produtora. “Espero que se conscientizem de quão grave é viver sob uma ditadura!”, convoca ele. Os dois filmes estão disponíveis no YouTube da Mirar Lejos.

A tetralogia será concluída com Cartas da prisão, centrado no período em que o frade dominicano esteve preso durante a ditadura. Paralelamente, a produtora prepara o longa-metragem Betto, protagonizado por Enrique Díaz.

Escritor, teólogo e ativista, Frei Betto construiu uma trajetória marcada pela atuação junto a movimentos sociais e pela interlocução entre Igreja e política, especialmente durante o regime militar (1964–1985), quando foi preso por sua militância.

Tags: Frei Betto
[24/03/2026 09:16:50]