Três perguntas do PN para Anne Pauly
PublishNews, Beatriz Sardinha, 30/01/2026
Escritora francesa veio ao Brasil para o Festival Mix Brasil

Publicado em 2019, Antes que eu esqueça é o romance de estreia da autora francesa Anne Pauly e recebeu os prêmios literários Prix du Livre Inter e Prix Robert Walser. O livro chegou em 2025 no Brasil pela editora Ercolano e sua narrativa é construída a partir de uma ficção inspirada em fatos biográficos, partindo de uma situação profundamente íntima — a morte do pai — para abordar questões universais como o luto, a memória e os vínculos familiares.

Anne esteve no Brasil em 2025 para o Festival Mix Brasil e além de ter feito a discotecagem de um dos eventos noturnos, participou do painel MixLab ao lado da cineasta Anna Cazenave Cambet. Na ocasião, elas discutiram sobre o processo de criação de suas obras e o impacto de suas vivências pessoais transpostos nas telas e nas páginas. Logo depois de seu painel no Mix Literário, o PublishNews fez três perguntas para a escritora:

PublishNews — Como você observa o livro e sua função de expansão de mundos, como uma potência para contar novas trajetórias diversas?

Anne Pauly — É algo que tem a ver com o real, já que é uma homenagem, ela traz uma espécie de "chama". Ela traz a tocha depois de atravessar uma história bastante infeliz, bastante triste. E ela traz esse fato para a sua realidade. Eu conto essa história de um homem anônimo mas que foi bastante extraordinário, bastante fora do comum.

Essa também é uma história de criação. Porque aborda o prisma da memória, das sentenças. Por exemplo, se a gente for fazer esqui juntas, a gente não vai contar as mesmas coisas da experiência que tivemos na estação de esqui. É uma organização da memória, do pensamento. E eu queria que isso fosse vivo. Eu falo de um morto, mas eu queria que isso fosse vivo.

PublishNews — Você acha que tem algum fator específico que escritores queer encontram na autoficção uma possibilidade forte de expressão artística?

Anne Pauly — Acho que não, acho que isso está, na verdade, associado à libertação da palavra. Sobretudo depois do Me Too há uma retomada do poder da linguagem, da palavra das minorias e pelas minorias sociais, racializadas e de gênero. E penso que essa é na verdade uma espécie de revanche contra a literatura burguesa.

A libertação da palavra passa pela vingança da palavra de pessoas que foram minorizadas e tiveram suas histórias deixadas de lado durante muito tempo. Em um primeiro momento, se trata mais de trazer a narrativa sobre a origem, e de onde cada um viveu.

Dá pra perceber que Édouard Louis passa por isso, assim como a Fatima Daas, que é uma autora lésbica muçulmana, autora de A última filha (Bazar do tempo). O jeito que ela escreve não tem uma relação com a ficção. O instante que ela chegou na folha, fazer isso na terceira pessoa soava falsa. Daí, quando ela passou a escrever na primeira pessoa, se tratou verdadeiramente de um momento de tomada da palavra para si. Este caminho foi o que ela encontrou para ter uma certa autorização da escrita.

PublishNews — Como você trabalha a questão entre poder elaborar uma questão pela escrita e, ao mesmo tempo, não levar um assunto tão a sério a ponto de ser incapaz de elaborar, como é essa relação?

Anne Pauly — Na mesma forma que alguns autores adotam uma linguagem blanche (branca), que evoca uma escrita podada e sóbria. O meu humor nesse é uma forma de me libertar na linguagem. Nós chegamos num ponto que a homossexualidade não é mais um assunto, é só uma grade de leitura do mundo. E penso que o mundo está em necessidade dessa grade de leitura interesseccional que atualiza o processo de dominação na sociedade.


*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.

[30/01/2026 10:11:49]