
Três autores inéditos serão premiados com R$ 2 mil cada e a publicação dos seus contos no aplicativo Máquina de Contos e em um livro exclusivo (como esse da foto ao lado), que reunirá, além dos textos vencedores, dez contos com menção honrosa. O resultado será divulgado no dia 13 de maio próximo.
Com tema livre, o prêmio aceita contos inéditos de autores maiores de 18 anos, brasileiros, que não tenham livros publicados comercialmente, seja em formato impresso ou digital. São admitidos autores com autopublicações e/ou participação em coletâneas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial deles — aliás, o edital completo está disponível lá.
O livro com os 13 contos selecionados terá versões impressa e digital, sendo esta última disponibilizada para download gratuito no site do prêmio. Cada autor receberá três exemplares do livro físico, cujo lançamento está previsto para este ano, ainda sem data definida.
A comissão julgadora desta edição será formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor, jornalista e crítico literário.
Na edição de 2025, os vencedores foram Raquel Ferreira de Andrade, de Brasília; Weslley da Silva Guilherme, do Rio Grande do Sul; e Antonio Carlos de Azevedo Sodré, de São Paulo. O livro da 5ª edição do prêmio pode ser baixado gratuitamente aqui.
"Em cinco edições do prêmio, tivemos 15 vencedores, além de 50 menções honrosas. O total de inscritos, em cinco anos, foi 5.139. E, orgulhosamente, autores revelados pelo prêmio seguiram carreiras com romance e livro de contos. Cito três: Moacir Fio, do Ceará; Raquel Setz, de São Paulo; e Anderson Costa, do Amazonas", faz o balanço Sérgio Tavares ao PublishNews.
A Máquina de Contos é um aplicativo que entrega, todos os meses, um conto brasileiro contemporâneo em formato de e-book a clientes de empresas de telefonia e banda larga como Giga+, Loviz, Mob, Tecnet, Cabonet, Videomar, Viasat e BBG Telecom. A leitura pode ser feita online ou por download dentro do próprio aplicativo. E o prêmio nasceu como uma extensão do aplicativo Máquina de Contos
"A ideia surgiu em meio à pandemia de covid, como uma forma de impulsionar a literatura através da descoberta de novos talentos em todo Brasil. Mas não apenas revelar, e sim permitir que sirva também de marco inicial de uma carreira. Por isso, a partir da terceira edição, substituímos o troféu pelo livro, que traz os três vencedores e as 10 menções honrosas. Está ali registrado, para sempre, um reconhecimento de qualidade que esse autor ainda inédito pode usar como uma forma de abrir espaço no mercado literário", recorda Sérgio, um autor revelado pelo Prêmio Sesc.
Entre os autores que já publicaram pela plataforma estão Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk, Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Geovani Martins, Natalia Borges Polesso, Adriana Lisboa, Raphael Montes e Andréa del Fuego. Durante o período de inscrições, o perfil da Graviola Digital no Instagram divulgará novidades sobre o prêmio. E o PublishNews estará de olho, é claro.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.






