Prêmio Literário Máquina de Contos tem vencedores de São Paulo, Santa Catarina e Tocantins
PublishNews, Redação, 05/06/2024
Três autores vencedores assinarão contrato para seu conto ser publicado na plataforma digital Máquina de Contos e ganharão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil

Guilherme Mangrich, Raquel Setz e Waleks Rodrigues Santos | © Graviola Digital
Guilherme Mangrich, Raquel Setz e Waleks Rodrigues Santos | © Graviola Digital

O Prêmio Literário Máquina de Contos anuncia os contos vencedores de sua quarta edição:

  • Anos de chumbo, de Guilherme Mangrich (Santa Catarina);
  • Ferida, de Raquel Setz (São Paulo);
  • Antes da primeira chuva, de Waleks Rodrigues Santos (Tocantins).

Os três autores vencedores assinarão contrato para seu conto ser publicado na plataforma digital Máquina de Contos e ganharão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil.

Além disso, serão publicados num livro exclusivo, disponível em formato físico e digital, que trará também os 10 contos que receberam menção honrosa (veja abaixo a relação).

O 4º Prêmio Literário Máquina de Contos teve 802 autores inscritos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Desse total, o maior número de participantes foi em São Paulo (222), Rio de Janeiro (130), Minas Gerais (87), Rio Grande do Sul (62), Paraná (52) e Bahia (34). Em termos regionais, quem liderou foi o Sudeste, seguido do Sul e do Nordeste.

Os autores do gênero masculino contabilizaram 58% das inscrições, enquanto do gênero feminino, 41%. Os candidatos que não se identificam com nenhum dos gêneros representaram 1% das inscrições.

A faixa etária predominante foi dos 25 aos 40 anos, representando 40% do total das inscrições. Quarenta inscritos tinham até 20 anos e 71, mais de 60 anos.

Como nas edições anteriores, o dia com mais acesso foi o último, contabilizando 22% de todas as inscrições, o mesmo que o primeiro mês inteiro. Foram 12 contos inscritos nos últimos 10 minutos, sendo o último inscrito 29 segundos antes do encerramento.

Uma curiosidade é que, embora a região Norte tenha menos autores inscritos, pelo segundo ano um dos vencedores veio de seus estados. Essa também foi a edição com o vencedor mais jovem (Guilherme Mangrich, 21 anos), e o autor mais velho laureado com menção honrosa (José Carlos Bastos, 72 anos).

A comissão julgadora do prêmio foi formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor e crítico literário.Os vencedores da terceira edição foram Gedimar Pereira Barbosa (São Paulo), Douglas Luiz de Oliveira Santos (Paraíba) e Marianna Borges (Distrito Federal).

A premiação tem como proposta estimular a cultura brasileira por meio da revelação de novos talentos da literatura. Os autores vencedores farão parte de um catálogo composto por escritores de renome e premiados da literatura contemporânea brasileira, dentro de uma plataforma com centenas de milhares de leitores.

A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto brasileiro e contemporâneo, em formato de e-book, aos clientes de banda larga como Alares, Sumicity, Cabo Telecom, Click, Conexão, Giga, Itanet, Ligue, Mob, Multiplay, Niu Fibra, Outcenter, Starweb, Univox, Viasat e Vip. O leitor pode fazer a leitura on-line ou por meio de download, e ter a posse definitiva do texto.

O catálogo de 2024 conta com escritores como Raphael Montes, Luiz Antonio de Assis Brasil, Vanessa Passos, Bruno Ribeiro e Bethânia Pires Amaro. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Itamar Vieira Júnior, Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Geovani Martins, Natalia Borges Polesso, Carlos Eduardo Pereira, Rafael Gallo, Adriana Lisboa e Andréa del Fuego.

Confira, abaixo, a lista com os 10 contos que mereceram Menção Honrosa:

  • O presente de Marta, de Arthur da Silva Simon (Santa Catarina)
  • Ex-votos, de Camila Guedes Camelo De Jorge (Distrito Federal)
  • Sob a areia do mar, de Eduardo Xavier Costa Andrade (Santa Catarina)
  • Louvadas e livres sejam as mãos, de Geovanna Ferreira Silva (Minas Gerais)
  • Encosto, de Giovanna Dutra Acioly (Paraíba)
  • Como você me chama?, de Guilherme Costa Meneses (Rio de Janeiro)
  • A luz da vela, de José Carlos Bastos (São Paulo)
  • Toda cidade é um cemitério, de Lígia Helena Chaves Poloni Gomes (São Paulo)
  • Cupins, de Manuel Amoedo Malvar Neto (Bahia)
  • Requiém, de Patricia Abreu Newlands (Rio de Janeiro)

Mais informações e contato: premioliterario@maquinadecontos.com.br. Ou pelo perfil do Instagram da Graviola Digital:

[05/06/2024 08:00:00]