
Segundo a APA, a edição de 2026 registrou número recorde de inscrições, com mais de 2.300 submissões — crescimento de 42% em relação aos últimos cinco anos. A premiação também incorporou quatro novas categorias: Adaptação/Obra Original, Performance de Conjunto, Prêmio Novo Talento e Produção e Design de Som.
“Os audiolivros continuam a expandir a forma como as histórias são contadas e vivenciadas, alcançando públicos mais amplos e consolidando seu lugar como parte essencial das indústrias editorial e de entretenimento", disse Sean McManus, presidente da APA e da Dreamscape Media, ao editor-chefe do Publishing Perspective, Andrew Albanese.
O anúncio reforça o desempenho do setor. “O aumento recorde no número de inscrições representa um marco extraordinário para o Audies e é uma poderosa prova da crescente popularidade e do impacto cultural do formato”, avaliou Sean McManus.
De acordo com a pesquisa de vendas da APA de 2025, a receita de audiolivros alcançou US$ 2,22 bilhões em 2024, alta de 13% em relação ao ano anterior. O estudo também aponta que 51% dos adultos nos Estados Unidos já ouviram ao menos um audiolivro, além de indicar aumento do interesse entre não ouvintes, o que sugere expansão contínua da base de público.
Entre os indicados ao prêmio máximo estão os audiolivros:
1. O Diabo Alcançou o Céu, de Garrett M. Graff (Simon & Schuster Audio), narrado por Edoardo Ballerini, elenco completo e o próprio autor;
2. King of Ashes, de S. A. Cosby (Macmillan Audio), narrado por Adam Lazarre-White;
3. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e Lulu Raczka (Audible Originals), com narração de Marisa Abela, Harris Dickinson, Glenn Close, Marianne Jean-Baptiste, Bill Nighy, Sophie Wilde, Jessie Buckley, Toheeb Jimoh, Patricia Allison, Bertie Carvel, Leah Hazard, David Gyasi, Rosalind Eleazar e elenco completo;
4. Escudo dos Pardais: Livro 1 da Série Escudo dos Pardais, de Devney Perry (Tantor Audio, divisão da RBMedia), narrado por Samantha Brentmoor e Jason Clarke;
5. O nascer do sol na colheita, de Suzanne Collins (Scholastic Audio), narrado por Jefferson White; e Wild Dark Shore, de Charlotte McConaghy (Macmillan Audio), narrado por Saskia Maarleveld, Katherine Littrell, Cooper Mortlock e Steve West.






