João Farkas lança Costa Norte no Sesc Pompeia com debate sobre belezas e ameaças da região
PublishNews, Redação, 09/12/2025
Livro traz fotos feitas ao longo de anos em áreas pouco documentadas do litoral norte brasileiro — como o delta do rio Parnaíba, a foz do Amazonas e a ilha de Marajó

Foto deslumbrante de João Farkas
Foto deslumbrante de João Farkas
O fotógrafo João Farkas lança nesta quarta (10), às 19h, o livro Costa Norte (Edições Sesc), no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 — São Paulo / SP). A publicação reúne imagens realizadas ao longo de anos em áreas pouco documentadas do litoral norte brasileiro — como o delta do rio Parnaíba, a foz do Amazonas, a ilha de Marajó e as Reentrâncias Maranhenses. O evento terá bate-papo com o jornalista Fernando Gabeira, posfaciador da obra, mediado por Maria Zulmira de Souza e, em seguida, o autor vai autografar os exemplares do público.

O livro combina fotografias e textos de Farkas com artigos da pesquisadora Valdete Cecato, que contextualizam aspectos históricos, sociais e ambientais da região. A obra destaca tanto a riqueza natural quanto a vulnerabilidade de biomas como manguezais e restingas, além de registrar o cotidiano de ribeirinhos, pescadores e povos indígenas diante do avanço da ocupação humana e de pressões econômicas recentes.

Em entrevista ao PublishNews, João Farkas explica que a proposta inicial do trabalho ganhou urgência ao longo do processo. “Esse livro, que começou com uma proposta histórica de registro para que, daqui a algumas centenas de anos, as pessoas tenham uma visão do que foi a Costa Norte e com a notícia da Margem Equatorial, se transformou num registro muito urgente e muito premente, uma vez que essa região deve sofrer uma transformação muito acelerada.”

O fotógrafo reforça a necessidade de atenção ambiental e de planejamento de longo prazo: “É muito importante que o Brasil preste muita atenção em como nós vamos usar uma região com tantas riquezas naturais e, ao mesmo tempo, tão frágil. A verdade é que o Brasil está se apropriando do seu patrimônio natural de forma muito precipitada e sem pensar nas próximas muitas gerações que virão aí. Nós estamos olhando para a nossa geração, talvez para o nosso próprio bolso, para o nosso próprio interesse, e esquecendo que o planeta vai ter que sustentar muitas gerações. Então, ou a gente muda de comportamento, ou nós estamos comprando muito problema para a humanidade.”

João também comenta a recepção ao projeto e o interesse crescente pela pauta ambiental. “Ter feito esse livro com o Sesc, com o Fernando Gabeira, e a resposta que está tendo de procura e repercussão me deixaram muito feliz. Estou muito impressionado com o interesse que o Brasil, ao mesmo tempo, tem por aquilo que está relacionado à preservação do nosso patrimônio. Por um lado, as forças se movem de forma totalmente agressiva, mas as pessoas que estão antenadas estão muito vigilantes e preocupadas.”

O autor descreve Costa Norte como “um registro documental extenso, que procura também formas de sensibilizar e chamar a atenção para a imensa riqueza natural” da região. A publicação busca mobilizar o debate sobre políticas ambientais e o impacto das transformações aceleradas sobre comunidades tradicionais, cultura e biodiversidade.

Com mais de 40 exposições internacionais e obras em acervos como MASP, MAM-SP e International Center of Photography, João Farkas tornou-se referência na fotografia documental e ambiental brasileira. Sua produção acompanha há décadas temas ligados ao patrimônio natural e às transformações que impactam biomas sensíveis e populações tradicionais. Costa Norte dá continuidade a esse compromisso, evidenciando a relação entre cultura, identidade e meio ambiente.

[09/12/2025 10:44:39]