
O encontro contou com a participação das delegações de Chile, Costa Rica, Espanha, Peru e República Dominicana, bem como com a assistência de representantes da Unesco e dos ministérios da Educação, Culturas e Relações Exteriores da Colômbia como país sede.
A nova presidência do Comitê Executivo estará a cargo de Ramón Pastor de Moya, vice-ministro de Identidade Cultural e Cidadania do Ministério da Cultura da República Dominicana.
Durante sua intervenção, Pastor de Moya afirmou: “Para o meu país, este é um marco importante, talvez um dos mais relevantes na política do livro e da leitura na República Dominicana. É uma grande honra assumir esta responsabilidade, reafirmando nosso compromisso, solidariedade e apoio ao Cerlalc e a tudo o que representa para a região.”
Por sua vez, a diretora do Cerlalc, Margarita Cuéllar Barona, destacou o papel estratégico do Comitê e o valor do trabalho conjunto: “Nosso propósito é seguir promovendo um espírito de cooperação regional e traduzir as discussões do Comitê em ações pertinentes e inovadoras para os países membros do Cerlalc. Agradeço especialmente à Espanha por seu compromisso e liderança neste comitê. Sua Presidência foi essencial para alcançar um avanço significativo nas propostas de equidade, justiça e democracia no trabalho do Centro.”
A presidenta de saída do Comitê Executivo (2024-2025), María José Gálvez, diretora geral do Livro, dos Quadrinhos e da Leitura do Ministério da Cultura da Espanha, dirigiu algumas palavras de encerramento, que em essência destacaram a importância do trabalho realizado no último biênio:
“Tem sido uma honra participar, em nome da Espanha, deste Comitê Executivo. Ao longo dos anos, enfrentamos desafios comuns do livro e da leitura, compartilhamos políticas públicas e fortalecemos o diálogo regional. Celebro, ainda, a aposta do Cerlalc na diversidade linguística, um princípio essencial para as nossas políticas culturais, e reitero a plena disposição da Espanha para continuar colaborando neste caminho.”
O Centro continuará avançando no encerramento do Programa Técnico 2024-2025, cujo relatório final será apresentado durante a reunião ordinária do Comitê prevista para o primeiro semestre de 2026.






