
O seminário terá participações especiais de profissionais das áreas da cultura, educação, bibliotecas, editoras, festas literárias e coletivos culturais. A entrada é livre e gratuita.
Esta edição é especialmente significativa: em 2025, o PMLLLB-SP completa 10 anos e passa por seu processo de revisão e atualização decenal, conforme previsto em lei. "O setor editorial brasileiro desempenha um papel central na construção de políticas públicas sólidas para o livro e para a leitura", diz ao PN a professora da Escola de Comunicação e Artes da USP e membro do Conselho do Plano, Aline Frederico. "A presença de editores, autores, livreiros e demais profissionais da cadeia do livro é essencial para fortalecer essa discussão."
Programação Seminário PMLLLB — SP 2025:
Tema: Pensar uma cidade leitora
Horário: 10:00 às 18:00
Data: 27/11 - Quinta-feira
Local: Centro Cultural São Paulo — Sala Adoniran Barbosa
- 10h00 — 10h30: Boas-vindas aos participantes;
- 10h30 — 11h00 - Abertura do seminário
Com o Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa Totó Parente, Secretário Adjunto de Cultura Rodrigo Massi, Secretário Municipal de Educação Fernando Padula e representantes do PMLLLB Miro Nalles e Karla Queiroz.
- 11h00 - 11h30 — Balanço das metas
Destacará a relevância do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) como um instrumento essencial para promover a leitura e ampliar o acesso à literatura em toda a comunidade. Serão discutidas as metas e os objetivos atingidos pelo plano em 2024, tanto pela Secretaria Municipal de Educação quanto pela Secretaria Municipal de Cultura, destacando como essas realizações têm fortalecido a cultura da leitura e a disseminação da informação e do conhecimento, promovendo a inclusão social e impulsionado o desenvolvimento cultural da cidade.
Participantes: Juliana Lazarim (Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas) ; Paula Felice (Bibliotecária - Divisão de Cultura da SME) — Mediação: Cristiane Rogério (Representante dos Centros de pesquisa, universidades e faculdades do CPMLLLB).
- 11h45 — 13:00: Mesa 1: Bibliotecas públicas e comunitárias: estratégias para engajar e transformar a realidade
Esse tema explora como as bibliotecas públicas e comunitárias exercem o papel de promoção da leitura e do engajamento das comunidades. Inclui discussões sobre os programas de leitura voltados para as diferentes faixas etárias, parcerias com escolas e outras instituições, bem como estratégias para superar desafios relacionados ao acesso e à inclusão digital.
Participantes: Sidinéia Aparecida Chagas (IBEAC); Rodrigo Almeida (Biblioteca CEU Vila do Sol), Charlene Lemos (Biblioteca Raul Bopp) - Mediação: Lilian Lorente (representante da SMC no CPMLLLB).
- 13h00 — 14h00: Intervalo para o almoço
- 14h00 — 15h00: Mesa 2 — Mercado editorial e produção e acesso aos livros
Debate sobre as dificuldades enfrentadas pelo mercado editorial, a importância da diversidade na produção dos livros e o acesso ao livro em diferentes comunidades.
Participantes: Adalberto Ribeiro Soares (Livraria Simples); Cecília Arbolave (Editora Lote 42); Lizandra Magon de Almeida (da Libre — Liga Brasileira das Editoras Independentes e representante do Mercado do Livro no Conselho do PMLLLB); Mediação: Sérgio Reis Alves (representante de bibliotecários no Conselho do PMLLLB).
- 15h15 — 16h15: Mesa 3 - Festas Literárias como Instrumentos de Promoção da Leitura
Discussão sobre como festas literárias podem atuar como instrumentos eficazes na promoção da leitura e no engajamento da comunidade. A conversa abordará estratégias para a organização desses eventos, o papel das festas na aproximação do público com a literatura, e a análise dos impactos dessas iniciativas na promoção da leitura e no fomento à cultura literária local.
Participantes: Suzi de Aguiar Soares (da Felizs — Festa Literária da Zona Sul); Rodrigo Ciríaco (educador, escritor e produtor cultural); Mediação: Mauricio Duarte (da Flipenha — Festa Literária da Penha e representante de coletivos culturais no Conselho do PMLLLB).
- 16h30 — 18h00: Mesa 4 - Perspectivas para a atualização do PMLLLB.
Considerações sobre como fortalecer as políticas públicas de leitura e literatura em São Paulo.
Participantes: Ricardo Queiroz (Bibliotecário); Haroldo Ceravolo Sereza (jornalista, editor e doutor em literatura brasileira), Gabriela Silva Carvalho (Bibliotecária da Biblioteca Mário de Andrade) — Mediação: Miro Nalles (bibliotecário no Centro Cultural São Paulo e presidente do Conselho do PMLLLB).






