
A proposta prevê um trabalho de pesquisa e reconstrução de partituras ligadas a montagens de balé, como Dom Quixote e O corsário, a partir da consolidação de novas versões dessas obras. Já há um conjunto de partituras selecionadas para dar início ao processo editorial.
A música de Dom Quixote foi composta em 1868 pelo austríaco Ludwig Minkus (1923-1917) para o Teatro Bolshoi. Já O corsário é um famoso balé com música do francês Adolphe Adam (1803-1856), estrelado na 'Ópera de Paris no ano da morte de Adam.
Diferentemente de uma editora convencional de livros, o foco é técnico e musical. O projeto contempla a preparação de material completo de orquestração, com cadernação e divisão por tipos de instrumentos musicais e naipes, permitindo que as partituras sejam utilizadas nas temporadas do próprio teatro ou cedidas a outras instituições.
“Quando a gente fala de editoração de partituras, a gente fala de um trabalho de pesquisa e da feitura de uma partitura relativa a esses balés. Então, não necessariamente a gente trabalha com livros como uma editora convencional, por isso mesmo que a gente sempre frisa que é editoração de partituras”, explica Clara Paulino ao PublishNews.
O Theatro Municipal mantém também projetos editoriais em formato tradicional, como a revista interdisciplinar desenvolvida em parceria com a UERJ, atualmente na terceira edição, com registro formal, impressão e distribuição gratuita para bibliotecas, além de cartilhas educativas vinculadas às ações formativas.
No caso das partituras, contudo, trata-se de um processo distinto, voltado à circulação técnica e artística das obras. A execução do projeto depende da captação dos recursos aprovados.






