Livros centenários entram no acervo gratuito da BiblioSP Digital
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Com um acervo de 17 mil títulos nacionais e estrangeiros, a plataforma reúne autores como F. Scott Fitzgerald, Franz Kafka, Virginia Woolf, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Shakespeare, Oswald de Andrade e Camões

A BiblioSP Digital, plataforma de e-books gratuita da Prefeitura de São Paulo, passou a disponibilizar títulos que atingem domínio público em 2025 — entre eles O grande Gatsby, escrito por F. Scott Fitzgerald; Mrs. Dalloway, obra prima de Virginia Woolf, O processo, de Franz Kafka, publicado depois de sua morte precoce; O sol também se levanta e In our time, de Ernest Hemingway; Pau Brasil, de Oswald de Andrade; e Os cantos, de Ezra Pound. A iniciativa integra a ação da Secretaria Municipal de Cultura para ampliar o acesso a obras clássicas com recursos robustos de acessibilidade.

Com um acervo de 17 mil títulos nacionais e estrangeiros, a plataforma reúne autores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Shakespeare, Oswald de Andrade e Luís Vaz de Camões. A inclusão dos centenários soma-se à oferta de materiais contemporâneos já disponíveis para empréstimo digital.

Entre os livros que passam a figurar no catálogo estão o romance O presidente negro, de Monteiro Lobato; o policial O assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie; O futuro de uma ilusão e outros textos, de Sigmund Freud; e o supracitado O sol também se levanta, de Hemingway. As obras podem ser lidas online ou baixadas para leitura offline, mediante cadastro gratuito.

Acessibilidade ampliada

O BiblioSP Digital oferece uma série de ajustes de leitura — contraste, tamanho da fonte, entrelinha, espaçamento, alinhamento e modos de página — além de recursos voltados a leitores disséxicos, surdos e usuários de audiobooks. Pessoas com dislexia, por exemplo, podem aplicar uma tipografia específica, com maior espaçamento e menos variação estilística. Há ainda dicionário interno em títulos como In Our Time e versões bilíngues, caso de O grande Gatsby.

Outra funcionalidade é a disponibilidade de múltiplas edições de um mesmo livro, que permitem ao leitor escolher entre diferentes traduções, projetos gráficos ou edições comemorativas. No caso de Mrs. Dalloway, O processo e O grande Gatsby, a plataforma reúne até quatro versões distintas.

Para Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, o acesso a obras centenárias permite olhar para a literatura com perspectiva histórica. “Se em um ano tanto nós quanto o mundo ficamos suscetíveis a mudanças e transformações, imagina um século inteiro? É muito interessante que a BiblioSP Digital forneça esse tipo de material e acesso às pessoas. Não só por serem grandes clássicos da literatura, mas também para estudo, curiosidade e conhecimento do que o nosso país era como sociedade.”

A programação completa das bibliotecas de bairro, bosques e pontos de leitura pode ser consultada no site do Sistema Municipal de Bibliotecas. O acesso à BiblioSP Digital e suas coleções é gratuito mediante cadastro.

[25/11/2025 10:25:02]