Livros vencedores do Jabuti podem ser lidos de graça no BiblioSP Digital
PublishNews, Redação, 18/11/2025
A plataforma livre e gratuita do Sistema Municipal de Bibliotecas reúne 17 mil títulos, com audiolivros e recursos de acessibilidade

A plataforma BiblioSP Digital disponibilizou gratuitamente para leitura 20 livros vencedores do Prêmio Jabuti 2025. Estamos falando de obras como O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (Companhia das Letras), de Ruy Castro, e Vento em setembro (Companhia das Letras), de Tony Bellotto, os dois grandes premiados do ano nas categorias Melhor Crônica e Melhor Romance Literário, respectivamente.

Em O ouvidor do Brasil, o escritor, jornalista e acadêmico Ruy Castro separa 99 crônicas assinadas por Tom Jobim, revelando o seu lado humano, crítico, mordaz e desconhecido, e, de brinde, o leitor é agraciado com fatos inéditos, histórias de bastidores e informações sobre os grandes personagens da cena musical nos anos 1950 e 1960.

Já em Vento em Setembro, o guitarrista dos Titãs elabora um suspense policial situado na Ditadura Militar, época em que desejos e sonhos logo viravam pó. Estes não são únicos livros dos dois autores na plataforma: Ruy Castro possui mais nove livros, entre eles a biografia Chega de saudade: A história e as histórias da bossa nova e Trincheira tropical, e há mais seis livros de Tony acessíveis, como , No buraco e a coleção Bellini.

Outros vencedores do Jabuti que estão disponíveis na BiblioSP Digital são: Felicidade ordinária, da psicanalista Vera Iaconelli, vencedora na categoria Saúde e Bem-Estar, que explora a sociedade contemporânea, propondo leituras surpreendentes do cotidiano brasileiro e escancarando um retrato vívido de suas angústias; e A essência de empreender: como foi construído o Grupo Boticário, um dos maiores ecossistemas de beleza do Brasil, de Miguel Krigsner, fundador do Grupo O Boticário e vencedor da categoria Negócios, que narra a sua jornada como empresário, líder do grupo de cosméticos.

A plataforma BiblioSP Digital também oferece de graça a leitura de outros livros indicados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), de autores como Armando Freitas Filho, vencedor póstumo de poesia pelo volume Respiro, que aparece na lista com os seus livros Dever (que ganhou o Prêmio Alphonsus Guimarães, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro) e Arremate. A homenageada da edição, Ana Maria Machado, a primeira brasileira a receber o Prêmio Hans Christian Andersen pela sua contribuição literária, está na BiblioSP com 17 livros online.

Daniel Munduruku, foi consagrado com o Jabuti pelo seu livro infantil Estações, participa da seleção com 12 títulos, incluindo o mais recente livro, laureado pelo prêmio, Vozes ancestrais, em 2017. Por fim, o viral Raphael Montes, concorrente por Uma família feliz, aparece na plataforma com sete livros, entre eles os best-sellers Dias perfeitos, O vilarejo e Jantar secreto.

Para completar a sua lista, veja todos os livros indicados ao Prêmio Jabuti 2025 e que estão disponíveis na plataforma gratuitamente:

Categoria Crônica:

Categoria Romance de Entretenimento:

Categoria Romance Literário:

Categoria Juvenil:

Categoria Infantil:

Categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior:

Categoria Saúde e Bem-Estar:

Categoria Negócios:

Categoria Educação:

Categoria Biografia e Reportagem:

[18/11/2025 10:53:56]