Centenário da biblioteca inspira 5ª edição do Festival Mário de Andrade
PublishNews, Redação, 17/10/2025
Programação gratuita reúne shows, teatro, mesas literárias e feira de livros ainda em outubro, no Centro de São Paulo

BMA © Walter Martelo
BMA © Walter Martelo
A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) celebra os 100 anos com uma edição especial do Festival Mário de Andrade. Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento será realizado de sexta a domingo, 24 a 26 de outubro, com uma extensa programação gratuita e aberta ao público em três espaços do centro: a própria BMA, a Praça das Artes e a Praça Dom José Gaspar.

Com o tema '100 anos de biblioteca: Memória e Futuro', o festival propõe refletir sobre o papel das bibliotecas como espaços de encontro, criação e memória coletiva — ao mesmo tempo em que homenageia o escritor modernista que viveu em São Paulo entre 1893 e 1945 e dá nome à instituição.

Entre os destaques estão a peça Não me entrego, não!, com Othon Bastos, na Praça das Artes; shows em tributo aos 50 anos dos álbuns Di Melo e Fruto Proibido; mesas literárias na BMA; A tradicional Feira de Livros da Mário vai ocupar a praça ao lado da instituição, com editoras independentes, autores e coletivos literários.

A abertura, na sexta (24), às 20h, será com o show “Pérolas Negras”, no auditório da BMA, em homenagem a grandes mulheres negras do samba — como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra —, interpretadas pelas cantoras Alaíde Costa e Eliana Pittman.

O eixo literário da programação reúne mesas e leituras cênicas, como Mário, o Gestor — 90 anos do Departamento de Cultura da Cidade, no sábado (25), com Augusto Calil, Marcos Moraes e Lígia Fonseca Ferreira; e a leitura cênica de Losango Cáqui, livro de poemas de Mário de Andrade, encenada pela Companhia do Latão, no domingo (26), às 20h.

A Praça Dom José Gaspar será palco de dois tributos musicais: Fruto Proibido (sábado, 18h30), show em homenagem aos 50 anos de Rita Lee & Tutti Frutti na voz da cantora Catto, e Di Melo (domingo, 18h30), com o artista pernambucano revisitando seu disco homônimo de 1975.

A Praça das Artes recebe no sábado (25) e no domingo (26) a peça Eu não me entrego, não!, espetáculo de Othon Bastos que mistura humor, lembranças e reflexões sobre os desafios da vida e da arte. A peça é uma lição de vida e de resiliência, de como enfrentar os obstáculos que aparecem em nossa existência e como superá-los, montada com histórias divertidas e dramáticas da vida pessoal e profissional do artista.

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação do V Festival Mário de Andrade.

Serviço

V Festival Mário de Andrade
De sexta (24) a domingo (26) de outubro de 2025
Na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República), Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro Histórico) e Praça Dom José Gaspar
Gratuito

[17/10/2025 08:07:22]