
“Todas por Elas na Literatura é um espaço de partilha. Partilhamos leituras, ideias e afetos. Cada encontro busca tecer um texto coletivo significativo, norteado por uma obra literária de autoria feminina. Sabemos o quanto precisamos ainda avançar na luta pela ampliação do número de leitoras e leitores que acessam livros feitos por mulheres. Pensei em uma curadoria baseada na diversidade de autoras, como latino-americanas, africanas, coreanas, entre outras. O objetivo é alargar as paisagens culturais, bem como as vozes dissidentes”, explica Janaína ao PublishNews.
Criado em 2018 pelo Instituto Mpumalanga, o grupo costumava reunir cerca de 30 leitoras e leitores a cada edição. Após hiato na pandemia, o projeto foi relançado em setembro deste ano, e a nova temporada se estende até março de 2025.
Para Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga e gestora da Casa Brasileira, o desafio é formar comunidade leitora: “Retomar um projeto de leitura é algo que nos anima diante de um contexto mundial com tantas dificuldades. Promover leituras e reflexões que valorizem a literatura feita por mulheres significa avançar em direitos. A curadoria da Janaína propõe uma seleção diversificada com o fio condutor da superação e do empoderamento feminino”.
Programação (quintas-feiras, às 18h30)
Dia 14 de outubro de 2025 - A Segunda Mãe – Karin Hueck
Dia 18 de novembro - Sobre a loucura de uma mulher – Astrid Roemer
Dia 9 de dezembro - A vegetariana – Han Kang
Dia 23 de janeiro de 2026 - Fique comigo – Abayomi Adebayo
Dia 6 de fevereiro - O som do rugido da onça – Micheliny Verunschk
Dia 27 de março - O evangelho do Novo Mundo – Maryse Condé






