
De acordo com a reportagem, na decisão assinada pelo relator, o desembargador Guilherme Peña de Moraes, o valor da multa será revertido a fundos vinculados a políticas públicas de combate à discriminação por orientação sexual no Rio de Janeiro. A ação, que acusa Crivella de discriminação sexual, foi movida pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e pelo Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS).
O jornal O Globo investigou a leitura performática. A expressão não indica, necessariamente, o hábito de simular leituras, mas o de compartilhar sua fome de livros para o restante do mundo. O fenômeno é impulsionado pela forte presença do hábito entre celebridades e influenciadores do BookTok, pela valorização da quantidade em vez da qualidade e pela aparição de livros em grandes produtos culturais, como novelas.
Um livro baseado em fanfic de Harry Potter chamado Alchemised, da autora SenLinYu, foi tema no jornal O Globo e no Estadão. A história criada pela escritora americana viralizou no TikTok durante a pandemia, e resultou em um contrato com a Penguin Random House. No livro recém lançado, o universo mágico que era próximo do criado por J. K. Rowling deu lugar à alquimia e à necromancia.
A Folha de S. Paulo entrevistou a filósofa Marilena Chaui. Em 2025, a autora foi uma das mais vendidas n'A Feira do Livro. E está lá também um papo com a escritora Zadie Smith, que no ano passado teve obras mencionadas na lista de melhores livros do século pelo The New York Times.
O caderno de cultura Pensar, do Estado de Minas, abordou a criação do novo caderno suplemento literário do Carde Museu, que começa com presença de Silvano Santiago e Lilia Schwarcz.
O Metrópoles publicou uma reportagem sobre o aniversário de 20 anos da saga de livros Crepúsculo. E o Estadão fez um webstories com cinco livrarias de estruturas impressionantes para aqueles que as visitam.