
Para se ter ideia, só com a Carvalho Hosken são mais de 70 empreendimentos, entre eles o Itanhangá Hills, primeiro da cidade a ter piscina nas varandas, um marco que revolucionou o mercado imobiliário da época; o Village São Conrado, projeto urbanístico integrado, com a proposta de ser um diferencial de moradia; e o Condomínio Atlântico Sul, que marcou a virada no urbanismo do Rio, com arquitetura ousada, espaços integrados à natureza, e um estilo de vida que se tornou referência para a cidade e para o país.
Já com a Multiplan, o arquiteto realizou empreendimentos icônicos como o Centro Empresarial Barra Shopping, conceituado como um projeto de integração ao BarraShopping (comércio, negócio e serviços), e o Golden Green, desenvolvido de frente para a praia, integrando o paisagismo a um belo campo de golfe e amplos apartamentos, estrutura de lazer, privacidade e segurança, tudo dentro dos mais avançados conceitos de tecnologia e conforto da época.
Aos 84 anos, Wenkert segue à frente do escritório que fundou na Barra e compartilha, por meio do livro, a sua produção arquitetônica e trajetória profissional marcada por afeto, colaborações e contribuições decisivas para o desenvolvimento urbano do Rio. "Mais do que reunir projetos, o livro reflete uma vida inteira dedicada à arquitetura. Cada linha, cada traço carrega um pedaço da nossa história", afirma o autor.
Além de sua atuação profissional, "Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert" aborda os caminhos pessoais do arquiteto, das origens em Copacabana aos encontros com figuras-chave do setor, como do empresário Sérgio Dourado, do arquiteto Waldyr Figueiredo e de dois fundadores de grandes construtoras: Carlos Fernando de Carvalho, da Carvalho Hosken, e José Isaac Peres, da Multiplan, oferecendo um retrato único sobre o crescimento imobiliário e as mudanças culturais da cidade. Carvalho e Peres escreveram os prefácios do livro de capa dura.
A publicação foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem patrocínio da Multiplan, da Carvalho Hosken e do Hilton Barra Rio de Janeiro.