Márcio Pinheiro autografa lançamento sobre Chico Buarque no Rio de Janeiro
PublishNews, Redação, 21/08/2024
'O que não tem censura nem nunca terá: Chico Buarque e a repressão artística na ditadura militar' (L&PM) recupera as primeiras décadas da carreira do cantor e compositor

Nesta quinta-feira (22), acontece a sessão de autógrafos do lançamento O que não tem censura nem nunca terá: Chico Buarque e a repressão artística na ditadura militar (L&PM), escrito pelo jornalista Márcio Pinheiro, às 18h, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon – Rio de Janeiro / RJ).

Um dos principais alvos da censura, Chico Buarque registrou a ditadura brasileira em suas canções. O que não tem censura nem nunca terá: Chico Buarque e a repressão artística na ditadura militar recupera as primeiras décadas da carreira do cantor e compositor, em especial sua relação com a repressão durante a ditadura militar (1964-1985).

Para além de um livro da história do cantor e compositor, também pode ser lido com um livro de história do Brasil, recobrando episódios famosos como o atentado do Riocentro, em 1981, quando uma bomba explodiu no colo de militares que se preparavam para provocar uma explosão num show musical em comemoração ao Dia do Trabalhador e colocar a culpa em movimentos subversivos.

Márcio Pinheiro nasceu em 1967 – ano em que Chico lançou Noite dos mascarados e Com açúcar, com afeto. Jornalista desde 1989, trabalhou nos principais veículos de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, como Zero Hora, Jornal da Tarde e Jornal do Brasil. Colabora com diversas publicações impressas e online, entre as quais o site AmaJazz, do qual é editor. É autor de Esse tal de Borghettinho (Belas Letras, 2015) e Rato de redação: Sig e a história do Pasquim (Matrix, 2022), finalista do prêmio Jabuti, entre outros.

Já o vencedor do Camões recentemente chegou à Lista de Mais Vendidos do PublishNews com o seu novo romance, Bambino a Roma (Companhia das Letras), e também completou 80 anos em 2024.

[21/08/2024 09:40:00]