
Os concursos contemplam obras de ficção inéditas, escritas em língua portuguesa por autores brasileiros residentes no país e maiores de 18 anos. Os textos devem ser assinados com pseudônimo, preservando o anonimato dos concorrentes diante do júri, que deve fazer a escolha baseado exclusivamente na qualidade do texto, e não devem ser ilustrados. As inscrições para o Nelly podem ser feitas através deste formulário.
Atendendo a solicitações de autores que participaram de edições anteriores do concurso de literatura infantil, a UBE criou o Prêmio José Nicolau Gregorin Filho, que também aceita inscrições até este domingo (31), por meio deste formulário. A nova premiação é destinada a obras de ficção voltadas para o público jovem e o seu edital está, na íntegra, no link listado na frase anterior.
A taxa de inscrição é de R$ 70 por original inscrito para cada prêmio. Quem for sócio da UBE paga R$ 35 por livro. O comprovante de pagamento deve ser anexado à ficha, preenchida com os dados do proponente.
A comissão julgadora, formada por especialistas em literatura, selecionará até fez finalistas de cada prêmio, que terão o título de suas obras divulgadas no site da UBE e receberão certificado durante a cerimônia de premiação. Os vencedores ganharão os troféus e terão os seus livros publicados em 2026 por uma editora parceira. As listas de finalistas serão divulgadas no dia 15 de setembro. A cerimônia de premiação de ambos os concursos ocorrerá a partir do dia 30 de setembro, em local a ser confirmado.