Publicidade
Publicidade
Área Indie: Amor entre jovens
PublishNews, Redação, 06/08/2025
Livro contemporâneo aborda amor, identidade e pertencimento entre jovens nipo-brasileiros e negros na capital paulistana

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana o espaço apresenta o romance juvenil celebrado por refletir o desejo uma nova geração de leitores que espera se ver nas páginas.

A trama de E Otaku Ama?, embora centrada em personagens jovens, possui camadas psicológicas profundas e diálogos com a tradição literária brasileira, trazendo referências tanto de autores consagrados como Machado de Assis e Jun'ichirō Tanizaki quanto da cultura pop. Beatriz Misaki, escritora nipo-brasileira, afirma seu lugar de fala com autenticidade e conectada com o Brasil real. E Otaku Ama? é uma leitura para quem se interessa por relações humanas, identidade étnica, masculinidades negras, cultura asiática no Brasil e, acima de tudo, por histórias de amor que desafiam padrões e revelam o que há de mais humano em nós.

No romance E otaku ama?, a escritora Beatriz Misaki apresenta uma narrativa potente e sensível que questiona estereótipos, afetos e invisibilizações no cruzamento entre culturas e gerações. Narrado em segunda pessoa, o livro convida o leitor a ocupar o lugar de Heitor, um jovem negro apaixonado por Naomi, uma garota descendente de japoneses que vive entre a expectativa familiar e o desejo de liberdade.

A obra não é apenas um romance. É um espelho de realidades pouco retratadas na ficção brasileira: o cotidiano de jovens nipo-brasileiros, suas tensões identitárias, os silêncios herdados da imigração, e o racismo estrutural que ainda molda escolhas afetivas. Ao mesmo tempo, Beatriz constrói um enredo envolvente, que trata de desejo, insegurança, jogos emocionais e construção de vínculos em tempos de redes sociais e solidão.

E Otaku Ama? é livro com um casal pouco encontrado não só na literatura, como na cultura em geral: um homem negro e uma mulher amarela. Mais do que isso, o casal não se comporta seguindo os estereótipos esperados para gênero e raça. Heitor é um homem sensível, leitor assíduo e de baixa estatura. Milena Naomi é uma mulher impulsiva, pouco vaidosa e muito mais envolvida com a cultura norte-americana do que com a japonesa.

O romance juvenil foi celebrado por refletir o desejo uma nova geração de leitores que espera se ver nas páginas. A trama, embora centrada em personagens jovens, possui camadas psicológicas profundas e diálogos com a tradição literária brasileira, trazendo referências tanto de autores consagrados como Machado de Assis e Jun'ichirō Tanizaki quanto da cultura pop.
Beatriz Misaki, escritora nipo-brasileira, afirma seu lugar de fala com autenticidade e conectada com o Brasil real.
E Otaku Ama? é uma leitura essencial para quem se interessa por relações humanas, identidade étnica, masculinidades negras, cultura asiática no Brasil e, acima de tudo, por histórias de amor que desafiam padrões e revelam o que há de mais humano em nós.

E Otaku ama? foi publicado de forma independente pela autora através de um financiamento coletivo que reuniu mais de 80 pessoas que apoiaram a obra. Ele foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro no stand da Fábrica do Livro, na cafeteria japonesa Itigô Itiê na Liberdade (São Paulo) e no Festival do Japão em julho. Este é o segundo livro publicado por Beatriz, que já abordava temas de identidade e representatividade em sua estreia, Buruna: por um canto amarelo.

E otaku ama?
Autora: Beatriz Misaki
Páginas: 236 pp
Preço: R$ 65
Link para compra: https://escritorabia.lojavirtualnuvem.com.br

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
A desgraça do Brasil é que ficam discutindo o conteúdo da poesia. É idiotice. O significado está no não verbal.
Décio Pignatari
Ex-poeta brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar