Área Indie: autoras da Escola de Escritoras e da Editora Polifonia marcam presença na Flip
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras de grupo que terá 26 lançamentos de livros na feira literária em Paraty
O
PublishNews publica regularmente a
Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail
comercial@publishnews.com.br. Essa semana o espaço apresenta obras com lançamento na Festa Literária Internacional de Paraty, realizadas pela parceria da
Escola de Escritoras e da
Editora Polifonia.
A Escola de Escritoras, em parceria com a Editora Polifonia, levará 80 autoras para a festa, com 26 lançamentos de publicações individuais e diversas coletâneas programadas para 2025.

Em 2023, o grupo estreou no festival com 30 escritoras e 4 publicações individuais. Em 2024, foram 50 autoras, 16 publicações individuais e coletâneas. Agora, em 2025, a presença se fortalece ainda mais, reafirmando o compromisso com a democratização do espaço literário e a valorização de novas vozes femininas.
A programação especial organizada pela Polifonia inclui bate-papos, mesas-redondas, saraus, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e encontros com o público. Além das 26 autoras que lançam publicações individuais, todas as escritoras participam de sessões de autógrafos das coletâneas, celebrando a potência da escrita coletiva e a diversidade de trajetórias — mães, professoras, artistas, cientistas, jornalistas, donas de casa — que transformam vivências em literatura e ampliam o repertório da escrita brasileira.
No sábado, das 11h às 13h, acontecerá a Festa Escritoras Brasileiras, um encontro com sarau, microfone aberto para quem quiser compartilhar sua voz, distribuição de brindes e uma foto histórica reunindo todas as autoras presentes. Um momento de celebração, acolhimento e afirmação da potência coletiva das mulheres na literatura.
“Ocupar Paraty com tantas vozes femininas é um gesto político, poético e transformador. Cada autora traz uma história, e, juntas, escrevemos novos caminhos para a literatura brasileira", afirma Débora Porto, idealizadora da Escola de Escritoras. O grupo terá lançamentos de obras na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277 — Paraty / RJ), integrando a programação da Escola de Escritoras.
Destaques dos lançamentos da Escola de Escritoras na Casa Gueto, na Flip:
1º de agosto | 10h
- Fada de rodopio
- Escalar jequitibás
- Casos de polícia
2 de agosto | 10h
- Próxima aula
- Verdade oculta
Sinopses das obras
A escritora Daniela Baez lança seu primeiro romance de ficção adulta,
Verdade oculta, durante a
Flip. A obra combina suspense, dilemas éticos e crítica social em uma narrativa provocadora que tensiona os limites da vaidade, da tecnologia e da própria existência. Na história, a protagonista, Eva, mergulha em um turbilhão emocional enquanto lida com o luto e a ruína de seu casamento. É nesse momento frágil que ela se envolve em um projeto revolucionário: o desenvolvimento de um chip de beleza, uma inovação tecnológica com promessas sedutoras. No entanto, à medida que se aproxima da verdade por trás do projeto, Eva descobre uma rede sombria de interesses, manipulações e segredos que desafiam tudo o que ela acreditava sobre o corpo, o desejo e a autonomia.
Livro de estreia da procuradora da República e escritora Ariane Guebel,
Escalar jequitibás, não trata de vítimas ou algozes, mas investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas. Maia, uma jovem mulher casada e drasticamente insatisfeita com a sua vida, se vê presa em uma rotina de ansiedade e conflitos. Em busca de fuga, inicia um caso extraconjugal que a leva a uma jornada intensa entre os vibrantes cenários do Rio de Janeiro e a elegância de Paris.Com linguagem simbólica e um olhar sensível, a autora propõe uma ruptura com a lógica objetiva da realidade, explorando o que há de poético e simbólico nas dores e resistências do existir.
No livro
Fada de rodopio, Claudia apresenta um universo encantado voltado ao público infantil. O livro integra a coleção
Fadas pequenininhas, criada pela autora para inspirar meninas e meninos a se divertirem com as pequenas coisas da vida. Com delicadeza, o livro convida as crianças a enxergarem o mundo com curiosidade e encantamento — um exercício de imaginação que também convida os adultos a reencontrarem o riso e a simplicidade.
Na trama de
Próxima aula, o leitor acompanha Joana, uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental que carrega uma dor imensurável: a perda do marido e das filhas em um acidente de carro. Sua rotina na escola, um espaço quase utópico de aprendizado e acolhimento, torna-se seu refúgio. É lá que conhece Vera, a bibliotecária apaixonada por histórias, que a incentiva a escrever como forma de amenizar o sofrimento.
Casos de polícia: contos e minicontos é uma reunião de histórias curtas sobre situações perturbadoras do dia a dia em uma cidade grande. Na obra, Linei Matz constrói narrativas curtas, diretas e provocativas sobre crimes, obsessões e injustiças. Com olhar crítico, a autora revela os absurdos do cotidiano e questiona aquilo que muitos consideram “normal” numa sociedade adoecida pela violência e pela indiferença.
Confira as informações completas das obras em cada link.