Publicidade
Publicidade
Área Indie: autoras da Escola de Escritoras e da Editora Polifonia marcam presença na Flip
PublishNews, Redação, 30/07/2025
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras de grupo que terá 26 lançamentos de livros na feira literária em Paraty

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana o espaço apresenta obras com lançamento na Festa Literária Internacional de Paraty, realizadas pela parceria da Escola de Escritoras e da Editora Polifonia.

A Escola de Escritoras, em parceria com a Editora Polifonia, levará 80 autoras para a festa, com 26 lançamentos de publicações individuais e diversas coletâneas programadas para 2025.

Em 2023, o grupo estreou no festival com 30 escritoras e 4 publicações individuais. Em 2024, foram 50 autoras, 16 publicações individuais e coletâneas. Agora, em 2025, a presença se fortalece ainda mais, reafirmando o compromisso com a democratização do espaço literário e a valorização de novas vozes femininas. A programação especial organizada pela Polifonia inclui bate-papos, mesas-redondas, saraus, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e encontros com o público. Além das 26 autoras que lançam publicações individuais, todas as escritoras participam de sessões de autógrafos das coletâneas, celebrando a potência da escrita coletiva e a diversidade de trajetórias — mães, professoras, artistas, cientistas, jornalistas, donas de casa — que transformam vivências em literatura e ampliam o repertório da escrita brasileira.

No sábado, das 11h às 13h, acontecerá a Festa Escritoras Brasileiras, um encontro com sarau, microfone aberto para quem quiser compartilhar sua voz, distribuição de brindes e uma foto histórica reunindo todas as autoras presentes. Um momento de celebração, acolhimento e afirmação da potência coletiva das mulheres na literatura.

“Ocupar Paraty com tantas vozes femininas é um gesto político, poético e transformador. Cada autora traz uma história, e, juntas, escrevemos novos caminhos para a literatura brasileira", afirma Débora Porto, idealizadora da Escola de Escritoras. O grupo terá lançamentos de obras na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277 — Paraty / RJ), integrando a programação da Escola de Escritoras.

Destaques dos lançamentos da Escola de Escritoras na Casa Gueto, na Flip:

1º de agosto | 10h

  • Fada de rodopio
  • Escalar jequitibás
  • Casos de polícia

2 de agosto | 10h

  • Próxima aula
  • Verdade oculta

Sinopses das obras

A escritora Daniela Baez lança seu primeiro romance de ficção adulta, Verdade oculta, durante a Flip. A obra combina suspense, dilemas éticos e crítica social em uma narrativa provocadora que tensiona os limites da vaidade, da tecnologia e da própria existência. Na história, a protagonista, Eva, mergulha em um turbilhão emocional enquanto lida com o luto e a ruína de seu casamento. É nesse momento frágil que ela se envolve em um projeto revolucionário: o desenvolvimento de um chip de beleza, uma inovação tecnológica com promessas sedutoras. No entanto, à medida que se aproxima da verdade por trás do projeto, Eva descobre uma rede sombria de interesses, manipulações e segredos que desafiam tudo o que ela acreditava sobre o corpo, o desejo e a autonomia.

Livro de estreia da procuradora da República e escritora Ariane Guebel, Escalar jequitibás, não trata de vítimas ou algozes, mas investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas. Maia, uma jovem mulher casada e drasticamente insatisfeita com a sua vida, se vê presa em uma rotina de ansiedade e conflitos. Em busca de fuga, inicia um caso extraconjugal que a leva a uma jornada intensa entre os vibrantes cenários do Rio de Janeiro e a elegância de Paris.Com linguagem simbólica e um olhar sensível, a autora propõe uma ruptura com a lógica objetiva da realidade, explorando o que há de poético e simbólico nas dores e resistências do existir.

No livro Fada de rodopio, Claudia apresenta um universo encantado voltado ao público infantil. O livro integra a coleção Fadas pequenininhas, criada pela autora para inspirar meninas e meninos a se divertirem com as pequenas coisas da vida. Com delicadeza, o livro convida as crianças a enxergarem o mundo com curiosidade e encantamento — um exercício de imaginação que também convida os adultos a reencontrarem o riso e a simplicidade.

Na trama de Próxima aula, o leitor acompanha Joana, uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental que carrega uma dor imensurável: a perda do marido e das filhas em um acidente de carro. Sua rotina na escola, um espaço quase utópico de aprendizado e acolhimento, torna-se seu refúgio. É lá que conhece Vera, a bibliotecária apaixonada por histórias, que a incentiva a escrever como forma de amenizar o sofrimento.

Casos de polícia: contos e minicontos é uma reunião de histórias curtas sobre situações perturbadoras do dia a dia em uma cidade grande. Na obra, Linei Matz constrói narrativas curtas, diretas e provocativas sobre crimes, obsessões e injustiças. Com olhar crítico, a autora revela os absurdos do cotidiano e questiona aquilo que muitos consideram “normal” numa sociedade adoecida pela violência e pela indiferença.


Confira as informações completas das obras em cada link.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
A história do livro 'P.E.R.D.O.A.R' é um caminho na busca da evolução espiritual e a elevação da consciência humana
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta duas novidades
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento
Em 'A dama perfeita', ​Karine Heid apresenta uma trama envolvente com diálogos afiados, tensão irresistível e personagens que se enfrentam como iguais, mesmo em um cenário repleto de regras sociais e aparências
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
'Eu, inútil' é um livro que olha de frente para o impacto psicológico da maternidade narcisista, mas sem reduzir sua personagem à dor
Todas as sextas-feiras você confere uma tira
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
A história do livro 'P.E.R.D.O.A.R' é um caminho na busca da evolução espiritual e a elevação da consciência humana
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Imagino que eu seja primeiro um leitor e depois um escritor.
Zygmunt Bauman
Sociólogo polonês

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar