Publicidade
Publicidade
Um olhar comprometido com a existência feminina
PublishNews, Redação, 30/07/2025
​Livro de estreia da procuradora da República e escritora Ariane Guebel, 'Escalar jequitibás​' investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas

A procuradora da República e escritora Ariane Guebel estreia na literatura com o romance Escalar jequitibás, publicado pela Editora Polifonia, no selo Escritoras Brasileiras. A obra será lançada oficialmente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em um momento que marca a consolidação de sua trajetória literária iniciada há cerca de 18 meses.

Maia, uma jovem mulher casada e drasticamente insatisfeita com a sua vida, se vê presa em uma rotina de ansiedade e conflitos. Em busca de fuga, inicia um caso extraconjugal que a leva a uma jornada intensa entre os vibrantes cenários do Rio de Janeiro e a elegância de Paris. A trama começa no Jardim Botânico, onde um majestoso jequitibá a confronta com memórias de infância que a assombram.

Dividida entre o prazer e a busca por autenticidade, Maia enfrenta o doce-amargo do amor e da liberdade. À medida que se entrelaça com o desejo, ela descobre as complexidades da paixão e os limites da sua própria identidade.

Sobre a autora: Apaixonada pelos livros desde a infância, Ariane cresceu em uma família de poucos recursos, mas foi profundamente influenciada por sua mãe, professora de português, que lhe apresentou o poder das palavras e o desejo como força vital. Formada em Direito e atuando há duas décadas como Procuradora da República, Ariane já percorreu caminhos diversos, especialmente no campo da defesa ambiental na Amazônia, onde teve contato com realidades indígenas e diferentes formas de violência — tema que atravessa tanto sua experiência profissional quanto sua escrita.

Atuando na área criminal e cursando Psicologia, Ariane mergulha na literatura como uma forma de elaborar e ressignificar experiências. Seu livro de estreia, Escalar jequitibás, não trata de vítimas ou algozes, mas investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas. Com linguagem simbólica e um olhar sensível, a autora propõe uma ruptura com a lógica objetiva da realidade, explorando o que há de poético e simbólico nas dores e resistências do existir.

A obra começou a tomar forma durante sua participação na Jornada da Escritora e foi desenvolvida com o apoio da Escola de Escritoras. Antes mesmo do lançamento oficial, Ariane já obteve destaque em concursos literários e foi reconhecida por sua escrita potente e lírica.

Escalar jequitibás encontra-se em pré-venda e promete ser uma das obras mais instigantes desta edição da Flip ao reunir força narrativa, profundidade simbólica e um olhar comprometido com a existência feminina em um mundo atravessado por violências sutis e explícitas.

Escalar jequitibás
Autora: Ariane Guebel
Editora: Editora Polifonia
Páginas: 162 pp
ISBN: 978-65-83300-05-8
Link para compra: https://editorapolifonia.com.br/livraria/escalar-jequitibas-pre-venda

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras de grupo que terá 26 lançamentos de livros na feira literária em Paraty
Obra de Daniela Baez publicada pela Editora Polifonia combina suspense, dilemas éticos e crítica social
Em 'Próxima aula​' o leitor acompanha Joana, uma professora do Ensino Fundamental que carrega uma dor imensurável: a perda do marido e das filhas em um acidente de carro
Livro de contos e minicontos reúne histórias sobre situações perturbadoras do dia a dia em uma cidade grande
Fadas pequenininhas inspiram meninas e meninos a se divertirem com as pequenas coisas da vida em livro publicado pela Polifonia
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras de grupo que terá 26 lançamentos de livros na feira literária em Paraty
Em sua coluna, André Calgaro inicia a série que pretende explorar diferentes mercados por meio de entrevistas com profissionais da indústria do áudio; Berit, da Noruega, é a primeira a participar
​Livro de estreia da procuradora da República e escritora Ariane Guebel, 'Escalar jequitibás​' investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas
Obra de Daniela Baez publicada pela Editora Polifonia combina suspense, dilemas éticos e crítica social
Em 'Próxima aula​' o leitor acompanha Joana, uma professora do Ensino Fundamental que carrega uma dor imensurável: a perda do marido e das filhas em um acidente de carro
O destino da literatura me persegue.
Conceição Evaristo
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar