Butim Editorial – 1º Encontro Paulista de Trabalhadoras e Trabalhadores do Livro reúne profissionais no Bom Retiro
PublishNews, Redação, 23/07/2025
Evento gratuito acontece entre 24 e 26 de julho no Edifício Oswald de Andrade e discute o fortalecimento do mercado editorial independente; encontro é realizado pela Escolas de Profissionais da Cultura e pela Flipei

Flipei em 2024 | © Divulgação
Flipei em 2024 | © Divulgação
As Escolas de Profissionais da Cultura (programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) realizam, em parceria com os organizadores da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), o Butim Editorial - 1º Encontro Paulista de Trabalhadoras e Trabalhadores do Livro, entre os dias 24 e 26 de julho. O evento gratuito é um espaço dedicado ao intercâmbio de experiências, debates e estratégias para o fortalecimento do mercado editorial independente, com uma programação diversificada que inclui seminários, palestras e momentos de convivência. A atividade acontecerá na sede do CULTSP PRO, localizada no Edifício Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 — São Paulo / SP), no bairro do Bom Retiro. O programa CULTSP PRO é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (Idg).

Com foco na troca de saberes e construção coletiva, o Butim Editorial reúne profissionais do setor, editoras e livrarias independentes para refletir sobre os desafios e as oportunidades do mercado atual. Destaque para a plenária popular, mediada de forma colaborativa, e para a discotecagem comentada que cruza música e literatura, promovendo uma escuta crítica e engajada.

A programação tem início na quinta-feira (24), às 18h, com a primeira palestra formativa: História das editoras e livrarias independentes no Brasil, com Jiro Takahashi, que traça um panorama crítico sobre esses espaços como centros de articulação cultural e política. Em seguida, às 19h30, Joana Monteleone conduz a segunda palestra, Mulheres no mundo editorial: gênero e misoginia no mercado do livro, discutindo as dinâmicas de exclusão e as formas de resistência das mulheres no setor.

Na sexta-feira (25), às 18h, Gabriela Dias lidera a terceira palestra formativa com o tema O futuro (já) chegou: IA e o impacto no mercado editorial, abordando como a inteligência artificial está transformando o trabalho no setor. Às 19h30, João Varella apresenta a quarta e última palestra formativa intitulada A nova cena editorial: inovação e internacionalização do livro independente, refletindo sobre novos formatos e redes internacionais de circulação.

O sábado (26) começa às 12h com o seminário Políticas públicas para fortalecer o livro independente: como democratizar recursos e enfrentar os monopólios do mercado editorial. A atividade reúne nomes como Maria Borin (Pulso Público), Haroldo Ceravolo Sereza (LIBRE), Paulo Rodrigues (Plano Municipal do Livro) e a mediação de Amanda Alves Prado (Avangi Cultural). O seminário será dividido em duas etapas. Com uma fala dos convidados sobre políticas públicas, e uma plenária participativa para elaboração de uma carta pública com propostas para o setor. Às 16h30, o evento se encerra com a palestra performativa Discotecagem Comentada do Balanço e Fúria / Rodrigo Corrêa, refletindo sobre a interseção entre música, resistência e memória coletiva.

Veja a programação:

Quinta-feira (24/07)

  • 18h – Palestra Formativa I: “História das editoras e livrarias independentes no Brasil” – Jiro Takahashi
  • 19h30 – Palestra Formativa II: “Mulheres no mundo editorial: gênero e misoginia no mercado do livro” – Joana Monteleone

Sexta-feira (25/07)

  • 18h – Palestra Formativa III: “IA e o impacto no mercado editorial” – Gabriela Dias
  • 19h30 – Palestra Formativa IV: “A nova cena editorial e o livro independente” – João Varella

Sábado (26/07)

  • 12h às 16h | Seminário: “Políticas públicas para fortalecer o livro independente”, com Maria Borin, Haroldo Sereza, Paulo Rodrigues e Amanda Prado
  • 12h às 14h30 | Fala dos convidados
  • 15h às 16h | Plenária participativa
  • 16h30 | Palestra Performativa: Discotecagem Comentada – Balanço e Fúria / Rodrigo Corrêa

SERVIÇO

Butim Editorial - 1º Encontro Paulista de Trabalhadoras e Trabalhadores do Livro
Data: 24 a 26 de julho
Local: Edifício Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 — São Paulo / SP)

[23/07/2025 11:59:58]