Apanhadão da semana: biblioteca trava batalha para salvar 100 mil livros de infestação
PublishNews, Redação, 18/07/2025
Veja também: 'Escrava Isaura' ainda atual, 150 anos depois; e Marina Lima no programa do Bial, falando sobre Antônio Cicero

A biblioteca da Arquiabadia de Pannonhalma é a biblioteca mais antiga da Hungria e atualmente enfrenta uma infestação de besouros. Milhares de livros centenários estão sendo retirados das prateleiras da abadia medieval às pressas no esforço de preservá-los. O prédio é considerado patrimônio cultural da UNESCO. De acordo com o texto da AFP publicado no Estadão, o besouro de farmácia, também conhecido como besouro do pão, é atraído pelas colas à base de gelatina e amido encontradas nos livros. Para matar os besouros, os caixotes de livros estão sendo colocados em sacos de plástico altos e hermeticamente fechados, dos quais todo o oxigênio é removido. Após seis semanas no ambiente de nitrogênio puro, a abadia espera que todos os besouros sejam eliminados.

Também no Estadão, saiu uma lista de livros da literatura japonesa para ler antes de morrer e o a repercussão do Conversa com Bial que recebeu Marina Lima, irmã de Antonio Cicero.

Na Folha, a coluna Painel das Letras teve como tema o impacto do Clube Leiturinha, que prevê faturar R$ 200 milhões em 2025. A coluna de Tom Farias na Folha de S. Paulo fala sobre a atualidade do enredo de Escrava Isaura, 150 anos depois de seu lançamento.

O jornal O Globo repercutiu uma reportagem do The New York Times sobre o contexto de separação entre dois escritores, que produziram, cada um, um livro sobre o divórcio do casal.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, teve como pauta a homenagem de escritores mineiros ao poeta paulistano Régis Bonvicino.

A atriz Gloria Maciel indicou cinco livros no Nexo para conhecer a história através da ficção.

[18/07/2025 10:00:00]