Apanhadão: poeta vencedor do Jabuti, Régis Bonvicino morre após acidente em viagem à Itália
PublishNews, Redação, 07/07/2025
Veja também: detalhes do novo livro de Djaimilia Pereira de Almeida e como funciona a exposição imersiva de Júlio Verne

Poeta Régis Bonvicino | © Site pessoal do escritor
Poeta Régis Bonvicino | © Site pessoal do escritor
Morreu no sábado (5) o poeta Régis Bonvicino, aos 70 anos. De férias na Itália com sua família, a esposa do escritor e crítico literário, Darly Menconi, confirmou à Folha de S.Paulo que Régis sofreu uma queda e permaneceu internado durante uma semana. Ele também foi colunista da Folha e vencedor do Prêmio Jabuti com o livro 33 poemas (Iluminuras). O Estadão recuperou postagem recente do autor nas redes sociais, que registrava a viagem para visitar locais do país que dialogavam com o cinema, outro interesse do escritor. Dentre as obras mais famosas de Régis estão suas publicações ao lado de seu amigo Paulo Leminski, que é homenageado em 2025 na Flip.

O escritor Ruy Castro usou sua coluna na Folha de S. Paulo para falar do atual contexto de "torturas" em que as línguas estão submetidas. Também saiu na Folha uma reportagem sobre o novo livro de Djaimilia Pereira de Almeida, motivada por luto familiar. Em clima de férias escolares, a coluna Era outra vez listou dez livros para ler com as crianças durante o período.

O Estadão produziu uma reportagem em vídeo detalhando como funciona a exposição imersiva sobre Júlio Verne. O veículo elaborou também uma lista com cinco livros para entender o contexto atual, em que dá dicas de obras sobre inteligência artificial e guerras.

O Estado de Minas pautou o lançamento do livro Os elefantes viriam pela manhã – Treze contos à procura de Dalton Trevisan, em que 13 escritores prestam homenagens ao Vampiro de Curitiba, que aconteceu no último sábado (5).

A coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo abordou livro inédito com experiências do escritor Fernando Sabino por endereços diversos do Rio de Janeiro. Marcos Vinícius de Almeida escreveu sobre o novo romance José Falero em uma matéria especial para O Globo. Vera (Todavia) foi lançado em 2024 e tem como tema o cruzamento entre desigualdades sociais em um bairro afastado de Porto Alegre. A Veja publicou uma resenha sobre novo livro de Edouard Louis, O desabamento (Todavia). No Nexo, a poeta Mar Becker indicou cinco livros que transbordam limites do gênero literário e da linguagem.

Tags: Apanhadão
[07/07/2025 10:00:00]