
A Agência Literária de Sharjah realizou uma série de encontros profissionais com editoras e instituições culturais da América Latina durante sua participação na Bienal do Livro Rio 2025.
As reuniões tiveram como foco a criação de novas oportunidades para a tradução da literatura árabe para o português, a ampliação da venda e aquisição de direitos autorais, além da construção de parcerias estratégicas para fortalecer a presença da produção literária árabe em mercados emergentes.
A escolha do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro pela Unesco, ofereceu à agência uma oportunidade a mais para se conectar com os principais atores do mercado editorial.
“Nossa presença na Bienal do Livro Rio foi um passo relevante para a construção de parcerias sustentáveis com instituições editoriais latino-americanas”, comentou Tamer Said, diretor da Agência Literária de Sharjah. “Observamos um interesse genuíno de editoras brasileiras pela literatura árabe, o que abre uma oportunidade promissora para ampliar os círculos de tradução e distribuição e apresentar a voz do autor árabe a novos leitores e contextos culturais diversos. Acreditamos que a construção de pontes literárias está no centro do nosso trabalho, e investir em eventos culturais estratégicos como este terá impacto duradouro na presença da literatura árabe no cenário global.”

A Agência Literária de Sharjah, uma das iniciativas da Autoridade do Livro de Sharjah (SBA), tem como objetivo impulsionar o acesso de autores árabes a novos mercados e ampliar a presença dos direitos literários árabes em plataformas globais.
Durante a Bienal, Sharjah também apresentou uma seleção de obras dos Emirados traduzidas para o português, refletindo o compromisso do emirado em compartilhar suas conquistas culturais com o mundo.

“Sob a orientação da Sheikha Bodour bint Sultan Al Qasimi, Presidente da Autoridade Literária de Sharjah, estamos comprometidos em capacitar editoras e autores árabes e dos Emirados a alcançar novos mercados e a desenvolver sistemas de apoio sustentáveis que fortaleçam sua presença no cenário editorial global”, comentou Al Ameri, CEO da SBA.
Ainda durante sua participação, a SBA destacou diversas de suas principais iniciativas em publicação e intercâmbio de conhecimento. Entre elas, estão a Feira Internacional do Livro de Sharjah, o Festival de Leitura Infantil de Sharjah e a Zona Franca – Sharjah Publishing City.
A autoridade também apresentou o Fundo de Sustentabilidade da Editora de Sharjah (Onshur), uma iniciativa projetada para apoiar a indústria editorial em mercados emergentes, e a Agência Literária de Sharjah, que trabalha para proteger os direitos de autores e editores árabes, expandindo sua presença internacional.
As editoras também foram informadas sobre as conferências internacionais especializadas realizadas anualmente no emirado, incluindo a Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah, a Conferência de Livreiros, a Conferência de Animação de Sharjah e a Conferência de Editores de Sharjah – que segue com inscrições abertas até 29 de agosto.