Lote 42 leva quadrinhos brasileiros a festival internacional nas Filipinas
PublishNews, Redação, 30/06/2025
Editora participa de festival que precede a participação do país como convidado de honra da Feira de Frankfurt 2025

A editora Lote 42, sediada em São Paulo, participará do Mercado de Direitos (Rights Market) do Philippine International Comics Festival (PICOF) 2025, que ocorrerá de 4 a 6 de julho em Manila. O festival reúne editores, criadores e agentes internacionais para sessões de negócios, masterclasses e atividades culturais dedicadas aos quadrinhos.

João Varella, com o livro 'Fachadas' | © Natália Varella / Lote 42
João Varella, com o livro 'Fachadas' | © Natália Varella / Lote 42
"É uma honra sermos convidados para o PICOF", afirma João Varella, editor que representará a Lote 42. "Vamos apresentar nossos títulos de quadrinhos, como Apocalipse, por favor, de Felipe Parucci, Triste e fachadas, de Rafael Sica, Pedro e o Imperador, de Batista e Joana Afonso, entre outros".

Segundo Varella, a editora também visa estreitar laços com a cena gráfica filipina. Neste ano, a Lote 42 publicará uma graphic novel de um autor de lá. A obra será anunciada em breve.

Dupla de páginas de 'Apocalipse, por favor' | © Divulgação
Dupla de páginas de 'Apocalipse, por favor' | © Divulgação

Em 2025, Filipinas são o país convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt, reforçando a importância global da produção cultural do arquipélago. Com o apoio do National Book Development Board (NBDB), a Lote 42 terá passagens, hospedagem e logística local custeadas pelo governo filipino, viabilizando reuniões presenciais com editores e agentes locais.

A participação é mais uma atividade de internacionalização da Lote 42. Só neste ano, a editora foi convidada a um evento sobre edição na universidade de Princeton, nos Estados Unidos, teve um estande na Feira do Livro de Buenos Aires, na Argentina, e participou da feira de publicações Mainzer Minipressen-Messe, na Alemanha, por ter vencido o prêmio V.O.Stomps.

[30/06/2025 10:00:00]