
Patrocinado pela Administração Nacional de Imprensa e Publicações da República Popular da China, o galardão é concedido a autores, tradutores e editores internacionais que contribuíram na introdução da China contemporânea e na promoção de publicações chinesas e produtos culturais relacionados no exterior. Criado em 2005, o prêmio já foi concedido 17 vezes, homenageando 203 vencedores de 63 países.
Giorgio Erick Sinedino é membro do corpo docente da Universidade de Macau e reside na China desde 2005. Ele dedicou muitos anos à tradução de diversos clássicos chineses antigos para o português, dentre eles, as traduções de Os Analectos e Dao De Jing, que levam a filosofia chinesa aos leitores lusófonos em todo o mundo. Também foram premiados os tradutores Peter Kees Bol (EUA), Martin Kern (Alemanha / EUA), Erik Robert Nilsson (EUA) e Arnaud Béglé (Suíça).
Com a expectativa do Ano Cultural Sino-Brasileiro em 2026, Sinedino trabalha em uma nova tradução de A arte da Guerra, um dos textos mais influentes do mundo. O clássico chinês atemporal, conhecido por sua sabedoria e adaptabilidade, influenciou áreas tão diversas quanto relações pessoais, gestão empresarial e estratégia militar.
Um tour pela feira

Nesta edição, a Feira inaugura o seu programa Foco no autor, convidando escritores renomados para interagir diretamente com os leitores. São eles: Liu Zhenyun, Li Jingze, Zhao Lihong, Mai Jia e convidados internacionais, incluindo o romancista malaio Lee Zishu, o escritor japonês Shinobu Yoshii, o sinólogo islandês Bodson, o ilustrador e autor britânico Neil Packer e o poeta e romancista espanhol Manuel Vilas.

- Pavilhão de livros ilustrados – com sessões de autógrafos de autores, áreas dedicadas a vendas, direitos autorais e áreas culturais e criativas abrigam mais de dez editoras infantis chinesas e 20 internacionais;
- Pavilhão do livro de arte – que abriga o 3º Fórum Internacional de Publicação de Arte de Pequim, além de palestras com autores e workshops práticos;
- Pavilhão da ilustração – área de competição profissional com sessão de autógrafos com ilustradores;
- Feira de livros gourmet – que apresenta títulos culinários de mais de 40 países e exposições imersivas sobre a cultura gastronômica de oito nações;
- Feira Global de Presentes - que reúne mais de 20 estandes de embaixadas, apresentando produtos criativos que promovem o comércio e o intercâmbio cultural;
- Pavilhão de Publicações Digitais – que destaca romances digitais, jogos online e webnovels em formatos de texto, vídeo e licenciamento.
Notas sobre o mercado editorial chinês
- A OpenBook divulgou no primeiro trimestre de 2025 que o valor do mercado varejista de livros da China atingiu um aumento anual de 10,77%, sustentando seu ritmo de recuperação. Assuntos como educação, bem-estar e tecnologia de IA, liderados pela Deepseek, impulsionaram o crescimento do mercado.
- O crescimento geral das vendas ainda foi liderado pelos canais de vídeo em mídias sociais, incluindo Douyin (o TikTok) e Rednote.
- Em 2024, o mercado varejista de livros da China registrou 1,92 milhão de novos títulos, conforme monitorado pela OpenBook, atingindo seu ponto mais alto em quase uma década.
- No mercado chinês, o filme representa um claro impulso às vendas de livros. Após a popularidade do filme de animação Ne Zha: O Passado dos Três Reinos, o novo livro de Ne Zha, da CITIC Publishing House, liderou as listas de ficção mais vendidas de fevereiro na China, segundo a OpenBook.
- A 22ª Pesquisa Nacional de Leitura da China foi divulgada em abril de 2025, mostrando que a taxa de leitura de livros entre os adultos chineses era de 59,9% em 2024, aumentando continuamente ano a ano.
- Em 2024, os adultos chineses leram uma média de 4,79 livros em papel e 3,52 e-books; 38,5% dos adultos consumiram audiolivros, com um aumento de 2,2% em comparação com 2023.
*A jornalista viajou a convite da Corporação de Importação e Exportação de Publicações Nacional da China (CNPIEC).