
Na retranca, Francisco Camolezi entrevista Christian Schwartz, autor da primeira biografia de Dalton, prevista para o segundo semestre de 2025 pela Editora Todavia. Investigando as preferências gastronômicas do escritor, a reportagem de Gabriel Faria, “O vampiro vegetariano”, cita restaurantes que o autor costumava frequentar no Centro.
O especial Outras Palavras traz entrevistas com Mercuria, Be rgb, Hell e Daniele Rosa, participantes da mesa “Escritas dissidentes” do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná em conjunto com o projeto Mulheres Arquivadas. As conversas abordam processos de escrita e a produção literária de vozes de pessoas trans e não binárias da literatura em Curitiba. Com mais uma reportagem, a história do Tribunascope — festival de cinema nacional e internacional realizado em Curitiba na década de 1960 — é revisitada por Carlitos Marinho.
Na seção de literatura, o conto “Em busca de um vampiro escondido”, do escritor Carlos Machado, originalmente publicado no livro A voz do outro (7letras, 2004). O ensaio marca uma dupla homenagem: Leticia W. Magalhães discorre sobre a visão do fotógrafo Nego Miranda (1945-2021), que completaria 80 anos em 2025, sobre a Curitiba de Dalton Trevisan. Na editoria de fotografia, as imagens mostram seu trabalho publicado no livro A eterna solidão do Vampiro (2010), em que Miranda faz um percurso poético pelos locais que o escritor costumava frequentar. A foto da capa é também de sua autoria.
SERVIÇO
Jornal Cândido nº 162
Edição especial - Junho/julho de 2025
Publicação de literatura editada desde 2011
Leia ou baixe no site