Espaço Rebentos estreia n'A Feira do Livro 2025 com programação especial para crianças
PublishNews, Redação, 30/05/2025
Com mais de 40 convidados, o espaço voltado ao público infantil oferece bate-papos, contações de histórias, oficinas e apresentações musicais

A Feira do Livro: 14 a 22 de junho de 2025 na Praça Charles Miller | © Matias Maxx
A Feira do Livro: 14 a 22 de junho de 2025 na Praça Charles Miller | © Matias Maxx

A Feira do Livro, festival literário a céu aberto que ocorre de 14 a 22 de junho na praça Charles Miller, no Pacaembu (São Paulo / SP), ganha neste ano um novo palco dedicado ao público infantil: o Espaço Rebentos, com curadoria da jornalista e produtora cultural Juliana Vettore e da jornalista Jaqueline Silva, responsável pela cobertura infantojuvenil da revista Quatro Cinco Um.

Voltado principalmente para crianças de 4 a 9 anos — mas sem deixar outras faixas etárias de fora —, o Espaço Rebentos propõe uma programação diária com bate-papos, contações de histórias, oficinas criativas e intervenções musicais. Serão 33 atividades e mais de 40 convidados, selecionados entre os mais importantes autores, ilustradores e artistas do livro para crianças no Brasil. Os temas abordados espelham a variedade dos palcos voltados para o público adulto, com conversas sobre literatura, ciência, cultura indígena, artes visuais, política e meio ambiente.

“O espírito d’A Feira do Livro, ao trazer a bibliodiversidade para o espaço público, a céu aberto, sem cobrança de entrada, é expandido nesse novo espaço, que amplia a circulação de livros para os pequenos”, reflete Juliana Vettore.

O Espaço Rebentos

O Espaço Rebentos foi projetado para acolher crianças e acompanhantes, com palco, área de leitura, estandes de editoras voltadas ao tema e espaço para autógrafos. “A cenografia, que leva a identidade visual d’A Feira do Livro, cria um ambiente lúdico e acolhedor, pensado para atrair leitores de todas as idades”, conta Alvaro Razuk, diretor-geral e de arte e arquitetura d’A Feira do Livro.

Nos finais de semana e feriado (14, 15, 19, 20, 21 e 22 de junho) serão quatro atividades ao longo do dia, que ocorrem às 11h, 13h, 15h e 17h. Já durante a semana (16, 17 e 18), serão três atividades, às 12h30, às 15h e às 17h.

O Espaço Rebentos conta com a parceria da ONG Vaga Lume, organização que promove acesso à leitura na região amazônica, e do Clube Quindim, clube de assinaturas de literatura infantil.

Debates contemporâneos para as crianças

A programação do Espaço Rebentos pretende discutir temas das nossas cultura e sociedade, em pauta nos demais palcos d’A Feira do Livro, a partir de outras linguagens e da fabulação, tão presentes nas infâncias.

Entre eles, assuntos como política, abordado na mesa com Isabel Malzoni e Ananda Luz, autoras do livro Eu devia estar na escola (Caixote, 2024), narrado e ilustrado por muitas crianças e jovens moradores de favelas da Maré, em que relatam o que é viver uma infância impactada pelas frequentes e violentas operações policiais.

Mestre e doutor em linguística pela Universidade de São Paulo, o babalorixá Sidnei Nogueira, autor do livro Intolerância religiosa (Polén Livros, 2020), estará ao lado da educadora, artista e ialorixá Luciana Itanifé para uma contação de histórias e bate-papo sobre o livro A menina dos cabelos d’água (Baião, 2023), que reflete sobre a força da ancestralidade e da oralidade vivas nas religiões de matriz africana.

A preservação do meio ambiente também estará em pauta com a premiada dupla de autores Lalau e Laurabeatriz — o escritor paulistano e a artista plástica carioca que, inclusive, celebram trinta anos de parceria e mais de setenta títulos publicados — e seu recém-lançado Vovós e vovôs da floresta (FTD Educação); e Estevão Azevedo e Vitor Bellicanta, autores de Submersos (Caixote, 2024), que criam um mundo em que humanos e não humanos têm o direito de existir.

“A programação do Rebentos dialoga com os temas contemporâneos debatidos nos demais palcos d’A Feira do Livro, mas também abre espaço para a imaginação e a fantasia, com a presença de autores que escrevem e ilustram para contar histórias que vão desde um elefante fora de ritmo, a um cupcake aventureiro, até um grupo de gatos voadores em meio à cidade grande”, explica Jaqueline Silva.

Atrações

Entre as atrações já confirmadas, estão a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil; a banda Barbatuques; a livreira Camila Sardinha; e a escritora Cidinha da Silva. Também estarão presentes o ator Leo de Paula; o escritor Estevão Azevedo, e o ilustrador Vitor Bellicanta, que, junto com Azevedo, apresenta o livro Submersos (2024).

Grandes referências da literatura também marcam presença no evento, como Pedro Bandeira, um dos maiores escritores brasileiros dedicados ao público infantojuvenil, autor de clássicos como A droga da obediência (1984) e O fantástico mistério de Feiurinha (Moderna, 1986), e Ruth Rocha, escritora consagrada com obras que atravessam gerações, como Marcelo, marmelo, martelo (1976). O poeta, tradutor e acadêmico Paulo Henriques Britto, recentemente imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, apresenta sua nova incursão na literatura infantil: As incríveis aventuras do super-herói Cupcake Gigante e seu fiel escudeiro Jarbas (Editora 34, 2025).

Completam a lista o artista visual Gabriel Furmiga; Isabel Malzoni, escritora e editora da Caixote, que publica livros infantis e juvenis; a educadora Ananda Luz; e Julia Corrêa, doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo e editora da revista Estado da Arte.

A programação ainda inclui o autor e ilustrador Daniel Kondo; o poeta e editor Augusto Massi; a atriz Mayara Constantino; a dupla de escritores infantis Lalau e Laurabeatriz; e a escritora Lavínia Rocha, autora de O que você pensa quando falo África? (Yellowfante). Também participam o paleontólogo e escritor Luiz E. Anelli, conhecido por obras como Almanaque dos dinossauros (Moderna); o professor de yoga Pedro Figueiredo; a atriz e contadora de histórias Zenaide Denardi; e Sidnei Nogueira, mestre e doutor em linguística pela USP e babalorixá. Além deles, estarão presentes a educadora e ialorixá Luciana Itanifé; a escritora Zélia Vitória Cavalcanti, e o cantor e compositor Péricles Cavalcanti, que apresentará com ela a obra Fabulações (Solisluna).

Outros nomes de destaque são as autoras Andréa del Fuego, Rafaela Deiab, Tieza Tissi e Silvana Rando.

Apoios

Em 2025, A Feira do Livro reafirma sua relevância no cenário dos eventos literários do país com o patrocínio e apoio de importantes instituições. A Petrobras é a apresentadora exclusiva, por meio da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, reforçando seu compromisso com o acesso à cultura, à leitura e à democratização do conhecimento. A Feira do Livro conta ainda com patrocínio da Prefeitura de São Paulo e da Motiva, por meio do seu Instituto, na categoria prata; e com o apoio do Itaú, pelo terceiro ano consecutivo, e da Rede, na categoria bronze.

O Instituto Ibirapitanga pela terceira vez apoia o projeto, ao lado do Pinheiro Neto Advogados, que estreia como parceiro em 2025. O enjoei também renova seu apoio pelo segundo ano. A edição de 2025 conta ainda com o apoio institucional da Mercado Livre Arena Pacaembu, do Museu do Futebol junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Biblioteca Mário de Andrade e da Livraria da Travessa. O evento também conta os apoiadores institucionais: Embaixada da França no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, Instituto Cervantes, Canada Council for the Arts, Ernesto Tzirulnik Advocacia (ETAD), Vaga Lume, Ecooar, Kiro, INNSiDE by Meliá São Paulo Higienópolis, Bubu Restaurante e ,Ovo.

A visibilidade e a difusão d’A Feira do Livro 2025 contam com o apoio de veículos e plataformas que acompanham, registram e ampliam o alcance do evento. As parcerias de mídia desta edição incluem: TV Brasil, Rádio Nacional, Folha de S.Paulo, JCDecaux, revista piauí e PublishNews.

A Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura no Brasil, e da Maré Produções, especializada em exposições e feiras culturais.

[30/05/2025 09:30:00]