
O 3º Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha será realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2025, em Offenbach am Main, região metropolitana de Frankfurt. Andréia Amthor, fundadora do Fórum Literário Internacional i-Lit e da associação F.I.Z. e.V., é uma das responsáveis pela organização. Com entrada gratuita e atividades em português e alemão, o Salão é um exemplo de protagonismo da imigração brasileira na Europa. O evento coloca a literatura infantil e juvenil no centro do debate, buscando promover o bilinguismo, o intercâmbio cultural e a inclusão social.
A própria trajetória de Andréia Amthor serviu como inspiração para o projeto. Chegando à Alemanha há mais de duas décadas, vinda de um contexto de grande vulnerabilidade social, ela transformou sua vivência em uma missão: democratizar o acesso à leitura e à cultura para crianças brasileiras e estrangeiras. Pedagoga social e agente literária, Andréia atua hoje com projetos multiculturais voltados à integração e à valorização da diversidade.
“O Salão é um espaço de trocas afetivas e criativas entre Brasil e Alemanha. Buscamos criar experiências acessíveis tanto para o público local quanto para a comunidade brasileira aqui, fortalecendo a cadeia do livro e promovendo encontros significativos por meio da literatura”, explica a idealizadora.
O evento tem como tema de 2025: “Onde histórias crescem até o céu e a imaginação floresce sem limites”, inspirado no conto João e o Pé de Feijão (“Hans und die Bohnenranke” em alemão). A programação, inspirada na Feira do Livro Infantil de Bolonha, contará com leituras bilíngues, oficinas criativas, espaços temáticos interativos, exposições e apresentações literárias voltadas a todas as idades.
Entre os nomes confirmados estão Regina Drummond, uma das mais respeitadas autoras brasileiras da literatura infantojuvenil, a artista, autora e ilustradora brasileira Ana Teixeira, o autor alemão Martin Ebbertz, a editora e escritora Katrin Händel, e o premiado tradutor Michael Kegler, conhecido por verter para o alemão obras de Chico Buarque e Luiz Ruffato. Haverá ainda convidados internacionais em participação virtual e tradução simultânea em todos os palcos.
Pela primeira vez, o Salão contará com uma ilustradora convidada: Patricia Scheld, autora premiada e fundadora da agência Illustralabor, responsável pela identidade visual do evento.
Além da programação cultural, o público poderá experimentar sabores do Brasil em um café especial, adquirir livros dos autores presentes e conhecer o acervo da livraria TFM, especializada em literatura em português.
O Salão é fruto da articulação de agentes culturais da comunidade lusófona na Alemanha, instituições pedagógicas e iniciativas voluntárias. O projeto tem apoio de importantes organizações brasileiras e alemãs, como o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Conselho Literário de Hesse e o Paritätischer Hessen.
SERVIÇO
3º Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha
Data: 24 e 25 de maio
Local: Offenbach am Main, região metropolitana de Frankfurt