
O crescimento da área das editoras é um dos grandes destaques desta edição. A editora On Line ampliou sua presença em mais de 300%, enquanto o Grupo HarperCollins aumentou em 60%, impulsionado pelo selo Thomas Nelson. A Ciranda Cultural, que já costumava apostar em grandes estruturas, mais do que dobrou sua metragem para incorporar novos selos, como W. Books e Kairós. Já a Companhia das Letras manteve o alto investimento em metragem da última edição, a ainda retorna como a maior investidora nas ativações Book Park, com presença na Roda-Gigante Leitura nas Alturas Light, Escape Bienal Rio Estácio e no Labirinto de Histórias Paper Excellence.
A Globo Livros também reforça sua participação e ampliou sua área em quase 50%, impulsionada pelo crescimento do selo jovem Globo Alt. Outras grandes editoras, como Sextante, Intrínseca, Record, Autêntica e Aleph, também aumentaram seus investimentos em espaço.
“A conjunção do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, o mercado favorável para obras YA, e nosso ótimo catálogo nos encorajaram a montar o maior estande da Globo Livros de todos os tempos. Nossa expectativa é triplicar nossas vendas em relação a 2023. Além disso, a presença de autores nacionais e internacionais ajudará a impulsionar as vendas. A organização da Bienal também foi muito feliz ao oferecer aos visitantes espaços lúdicos como a roda gigante e o labirinto”, afirma Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, à Bienal.
A edição de 2025 também traz estreias importantes. A NewPOP, que na edição de 2023 esteve no Boulevard Literário, agora estreia com um estande próprio e expressivo. O Grupo Elo Editorial se destaca no segmento infantil, enquanto a Darkside já chega com uma presença robusta de 300m².
“Este é o nosso Ano 13 e a Bienal estreia na única Sexta-Feira 13 do ano, no Rio de Janeiro, berço da editora. E justamente no ano em que a cidade se torna Capital Mundial do Livro. Todos estes fatores somados nos levaram a apostar na Casa Dark, desejo antigo do nosso público. Por que uma casa tão espaçosa? Para reunir nossas leitoras e leitores – são mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais – nos mais diversos ambientes e surpreender cada visitante com as mais diversas experiências em torno das nossas 13 linhas editoriais, do true crime à magia”, ressalta Marcel Souto Maior, diretor de Planejamento da Darkside.
Já a Skeelo, além de patrocinadora, contará com um espaço próprio para fortalecer ainda mais a sua presença no evento, valorizando outras narrativas literárias.
Outro destaque na edição deste ano será o estande Compiladas, um coletivo de editoras independentes, que reúne 20 editoras de alta qualidade de SP, Rio, MG, RS e Bahia, inclusive com autores na programação oficial. Marcarão presença neste espaço as editoras Arquipélago, Âyiné, Bazar do Tempo, Carambaia, Cobogó, Dublinense, Ercolano, Fósforo, Ímã Editorial, Lote 42, Mundaréu, Mórula, Nós, Oficina Raquel, Relicário, Seiva, Solisluna, Tabla, Tinta-da-China e Ubu.
“A ideia do estande coletivo nasceu da vontade que muitas de nós já tínhamos de estar presentes na Bienal, e que ganhou força neste ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro. Além disso, o estande coletivo é também fruto de um desejo de termos mais troca e colaboração, buscando soluções criativas para as dificuldades do dia a dia”, conta Rita Mattar, diretora editorial e sócia fundadora da Editora Fósforo.
Presença internacional reforça papel da Bienal na Capital Mundial do Livro
O caráter internacional da Bienal do Livro Rio 2025 também ganha destaque nesta edição, refletindo o papel da cidade como Capital Mundial do Livro pela Unesco. Entre os expositores estrangeiros confirmados estão a China International Book Trading Corporation, com um estande de 40 m², e a Sharjah Book Authority, dos Emirados Árabes Unidos, com 80 m².
Além disso, países como França, Coreia do Sul, Portugal e Itália vão atuar como parceiros estratégicos na programação cultural, viabilizando a presença de autores e iniciativas por meio de instituições como a Embaixada da França, o Centro Cultural Coreano, o Instituto Camões e o Consulado da Itália. A presença internacional reforça o prestígio global do evento e amplia o diálogo literário entre culturas.
Literatura religiosa conquista novos leitores
O segmento religioso também ganha ainda mais força na Bienal. A editora Mundo Gospel que, em 2023, ocupava 300m², chega a esta edição com 400 m², refletindo o crescimento e a relevância do gênero no mercado editorial. Outro destaque é o fenômeno Café com Deus Pai, da editora Velos, que também terá estande próprio.
“Ver o espaço das editoras crescer tanto nesta edição destaca a força e o papel da Bienal como o grande ponto de encontro do mercado editorial e dos leitores. Em um ano em que o Rio brilha como 'Capital Mundial do Livro' pela Unesco, atingir essa ocupação total com tanta antecedência mostra que a confiança no evento está mais forte do que nunca. Estamos muito animados, essa será uma Bienal incrível, à altura desse momento especial para a cidade e para a literatura”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.
“A Bienal do Livro Rio 2025 consolida-se como um marco de inovação e fortalecimento do mercado editorial brasileiro. O novo conceito de Book Park transforma a experiência do público e amplia as possibilidades de conexão entre leitores, editoras e autores. O crescimento expressivo na ocupação de estandes e a presença de novos expositores refletem a vitalidade do setor e a confiança das editoras neste que é o maior evento literário do país — ainda mais simbólico em um ano em que o Rio celebra seu título de Capital Mundial do Livro”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).