Tinta-da-China Brasil debate obras sobre Guimarães Rosa, Shakespeare, Homero e Thomas Mann
PublishNews, Redação, 15/05/2025
Cinco encontros discutem lançamentos da Coleção Ensaio Aberto, quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro

Tinta-da-China Brasil promove cinco eventos para debater acerca de dois títulos da Coleção Ensaio Aberto, que une literatura e filosofia | © Divulgação
Tinta-da-China Brasil promove cinco eventos para debater acerca de dois títulos da Coleção Ensaio Aberto, que une literatura e filosofia | © Divulgação
No mês de maio, a editora Tinta-da-China Brasil promove cinco eventos para debater dois títulos da Coleção Ensaio Aberto, que une literatura e filosofia: O mar, o rio e a tempestade: sobre Homero, Rosa e Shakespeare, de Pedro Süssekind, e O escândalo da distância: uma leitura d’A montanha mágica para o século XXI, do escritor português João Pedro Cachopo.

Em O mar, o rio e a tempestade: sobre Homero, Rosa e Shakespeare, o professor, pesquisador, ensaísta e ficcionista Pedro Süssekind põe em diálogo três obras clássicas — Odisseia, Rei Lear e Grande sertão: veredas — combinando diferentes perspectivas críticas e tendo a filosofia como ponto de partida, oferecendo uma leitura original que percorre a história das ideias e da recepção, da Grécia Antiga à Inglaterra moderna e ao Brasil contemporâneo.

O evento de lançamento traz um bate-papo seguido de sessão de autógrafos no dia 15 de maio, às 19h, na Livraria da Travessa, em Pinheiros. Além do autor Pedro Süssekind, participam as escritoras Paloma Vidal e Eliane Robert Moraes, que também publicaram na Ensaio Aberto — Vidal com Não escrever [com Roland Barthes] e Robert Moraes com A parte maldita brasileira. A mediação será do jornalista e colunista do UOL – Página Cinco Rodrigo Casarin.

Já em O escândalo da distância, o musicólogo e filósofo português João Pedro Cachopo, que vem ao Brasil especialmente para os eventos, nos mostra que A montanha mágica ainda guarda surpresas cem anos depois de sua publicação e tem muito a dizer ao século XXI. Considerado um dos melhores livros do século XX, o romance de Thomas Mann costuma ser reconhecido por seu caráter filosófico.

Para Cachopo, porém, não é o conteúdo do livro — as reflexões sobre a morte, o tempo, o amor — que o torna filosófico, mas a dramatização da pergunta sobre as vantagens e os inconvenientes da distância para o pensamento. É a montanha condição da lucidez? Ou é fonte de cegueira e alienação, um subterfúgio para a indiferença, a inação e a covardia? Na leitura original de Cachopo, a resposta vai além da dicotomia entre montanha e planície.

Para o lançamento do livro, haverá quatro eventos: três em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Cachopo faz sua estreia na 24ª MaiFest, que acontece no Brooklin. Nos dias 17 e 18 de maio, às 13h, no palco Orquestra, o autor se junta ao professor de Filosofia Moderna da UFABC Fernando Costa Mattos e ao professor de Língua e Literatura Alemã da UFPR Paulo Astor Soethe, com mediação do escritor e filósofo Marcelo Kassab, para discutir a obra de Mann, homenageado neste ano pelo evento.

Já no dia 20 de maio, às 19h, o encontro ocorre na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, e terá a presença de Cachopo e do professor do departamento de Filosofia da Unifesp Luciano Gatti.

No Rio de Janeiro, o evento será realizado no dia 22 de maio, às 19h, na Janela Livraria, no Jardim Botânico, com a presença de Cachopo e do professor do departamento de História da Unirio Pedro Caldas, com mediação da doutora em Filosofia Jéssica Di Chiara. Todos os eventos de Cachopo no Brasil estão sendo apoiados pelo Instituto Camões e pelo Goethe-Institut.

A Coleção Ensaio Aberto é resultado de uma parceria originada no âmbito do Programa de Internacionalização da Capes (Capes‑PrInt) entre a Universidade Nova de Lisboa e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os livros são publicados pela Tinta-da-china, em Lisboa, e pela Tinta-da-China Brasil, em São Paulo, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT – Portugal).

SERVIÇO

Lançamentos Coleção Ensaio Aberto

  • Lançamento O mar, o rio e a tempestade — São Paulo

Bate-papo com Pedro Süssekind, Eliane Robert Moraes e Paloma Vidal | Mediação de Rodrigo Casarin
Data: Quinta-feira, 15 de maio, às 19h
Local: Livraria da Travessa | Pinheiros (Rua dos Pinheiros, 513 — São Paulo / SP)

  • Lançamento de O escândalo da distância — São Paulo

Bate-papo com João Pedro Cachopo, Fernando Costa Mattos e Paulo Astor Soethe | Mediação de Marcelo Kassab
Data: Sábado e domingo, 17 e 18 de maio, às 13h
Local: 24ª MaiFest | Palco Orquestra (Rua Bernardino de Campos, 145 — São Paulo / SP)

  • Lançamento de O escândalo da distância — São Paulo

Bate-papo com João Pedro Cachopo e Luciano Gatti
Data: Terça-feira, 20 de maio, às 19h
Local: Livraria da Vila | Fradique Coutinho (Rua Fradique Coutinho, 915 — São Paulo / SP)

  • Lançamento de O escândalo da distância — Rio de Janeiro

Bate-papo com João Pedro Cachopo e Pedro Caldas | Mediação de Jéssica Di Chiara
Data: Quinta-feira, 22 de maio, às 19h
Local: Janela Livraria | Jardim Botânico (Rua Maria Angélica, 171B — Rio de Janeiro / RJ)

[15/05/2025 07:00:00]