
Por conta do Dia Mundial do Livro e do Direito ao Autor (24 de abril) e do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a Prefeitura de São Paulo preparou uma programação especial dedicada à literatura em 21 equipamentos culturais ao longo do mês.
Além das bibliotecas de bairro do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 – São Paulo / SP), a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), o Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, 600 – São Paulo / SP), o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo / SP) e as Casas de Cultura Campo Limpo (Rua Aroldo de Azevedo, 100 — São Paulo / SP) e Manoel Mendonça (Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 821 — São Paulo / SP) também se juntam nas comemorações. Todas as programações são gratuitas, e a agenda completa pode ser acessada pelo site.
Alguns destaques da programação
A BMA recebe cinco atrações da programação. A primeira atividade, uma reunião com escritores, já ocorreu na terça, dia 22 de abril. Haverá ainda o tradicional Clube de Leitura Tereza de Benguela, realizado regularmente na Seção Circulante, dedicado a obra de Conceição Evaristo, nos dias 23 e 24 de abril.
Ainda em 24 de abril, ocorre o lançamentos do livro Tessituras e estratégias: memórias negras organizadas (Oralituras), de Maitê Freitas. E no dia 25, do título Psicanálise e literatura: surrealismos, revista baseada nas discussões do projeto intitulado “Literatura e Psicanálise”, realizado em agosto do ano passado.
O espaço também recbee uma feira literária de troca de livros, que vai voltar a acontecer mensalmente na Biblioteca Mário de Andrade aos últimos sábados do mês – na ação qualquer pessoa pode trocar um livro por outro, de qualquer gênero, exceto livros didáticos e técnicos.
Encontros com escritores também vão percorrer dez bibliotecas municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB). Giba Pedroza, escritor e contador de história, comanda o papo com a vencedora do Prêmio Jabuti de Ilustração e Livro Juvenil Lúcia Hiratsuka, entre os dias 3 e 11 de abril, em quatro bibliotecas, e também convida a escritora, poeta e narradora de histórias Penélope Martins para uma conversa sobre sua infância e relação com os livros.
O projeto, chamado de “A Biblioteca da minha infância”, roda as bibliotecas Hans Christian Andersen, José Mauro Vasconcelos e Álvares de Azevedo nos dias 16, 17 e 30 de abril, respectivamente, estreando com a Penélope na última terça-feira (15) na Thales Castanho de Andrade.
SERVIÇO
Abril literário
Data: 17 a 30 de abril