Hilstianas celebra o legado de Hilda Hilst na Casa do Sol pela segunda vez
PublishNews, Redação, 26/11/2025
Angélica Freitas, Micheliny Verunschk, Tainá Müller, Alice Sant’Anna e Mar Becker estão na programação gratuita, que se estenderá pelo fim de semana

Angëlica Freitas, Micheliny Verunschk e Alice Sant'anna
Angëlica Freitas, Micheliny Verunschk e Alice Sant'anna
O evento Hilstianas vai realizar a sua segunda edição nos dias 29 e 30 de novembro, em Campinas (SP), reforçando o papel da Casa do Sol como espaço vivo de criação, memória e circulação da obra de Hilda Hilst (1930-2004). Com entrada gratuita, a programação reunirá escritoras, poetas, artistas e leitores para dois dias dedicados à força da palavra hilstiana em diálogo com a literatura contemporânea.

A primeira edição, realizada em 2023, marcou a reinauguração da Casa e reuniu cerca de três mil pessoas, transformando o espaço em um polo de convivência literária. Agora, o evento retorna ampliado, com mesas de conversa, leituras, contação de histórias, oficinas, encontro de coletivos e programação voltada ao público infantil.

“A Hilstianas é uma forma de manter a Casa do Sol aberta, cada vez mais viva e sustentável, preservando o patrimônio de Hilda Hilst enquanto impulsiona a economia do livro em Campinas e região”, disse Daniel Fuentes, presidente do Instituto Hilda Hilst, ao PublishNews.

A curadoria reúne nomes importantes da literatura brasileira atual. No sábado, participarão Angélica Freitas, Iara Jamra e Marcos Visnadi; no domingo, o evento receberá Micheliny Verunschk, Tainá Müller, Alice Sant’Anna, Bianca Gonçalves, Gabriela Vescovi e Mar Becker, em parceria com a Livraria Candeeiro, o Peixe Voador e o Círculo de Poemas, com mediação da jornalista Patrícia Palumbo. As manhãs terão atividades para crianças com João Proteti e Patrícia Meira, com contação inspirada em Eu sou a monstra, seguida de oficina de colagem no domingo.

Mais que um festival literário, as Hilstianas propõem um fim de semana de encontro e ocupação afetiva da Casa do Sol. O público é convidado a usar os jardins para piqueniques, leituras, descanso e trocas, além de visitar as instalações do Instituto, a loja do IHHL, o Bar do Bico, a Livraria Candeeiro e o espaço gastronômico convidado. O evento é pet friendly e contará com uma Feira de Adoção de Cães, em parceria com ONGs da região.

Criada e construída por Hilda Hilst nos anos 1960, a Casa do Sol ocupa 10 mil m² de terreno, dos quais 1 mil m² são área construída. Tombada e cercada por jardins, ela foi concebida como um retiro para a escrita ininterrupta — e se tornou, como a própria autora dizia, parte de sua obra. A Casa não apenas abriga manuscritos, objetos e arquivos: ela é, em si, extensão do gesto artístico de Hilda, funcionando como obra, corpo e metáfora.

O Instituto Hilda Hilst atua para preservar essa memória e mantê-la em movimento. Residências artísticas, feiras, performances, lançamentos e eventos como as Hilstianas renovam, ano após ano, a presença de Hilda no presente, criando conexões entre gerações e convidando novos públicos a experienciar seu universo literário.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (29)

10h – Contação de histórias: Eu sou a monstra, com Patrícia Meira
14h – Mesa “A palavra em combustão”: Angélica Freitas e Iara Jamra
 Encontro entre uma poeta e uma atriz que fazem da palavra um corpo em movimento — uma conversa em primeira pessoa sobre criação, performance e a herança incendiária de Hilda Hilst.
16h – Sessão de autógrafos
19h30 – “O Caderno Rosa: entre o riso e o abismo”
 Leitura comentada da obra de Hilda Hilst com Iara Jamra e Marcos Visnadi

Domingo (30)

10h – Criançando! na Casa: contação de histórias e oficina de colagem com João Proteti e Patrícia Meira
14h – Mesa “Ler-se em Hilda”: Micheliny Verunschk e Tainá Müller
 Reflexões sobre como a obra e a vida de Hilda Hilst atravessam trajetórias criativas — uma conversa sobre leitura, criação e o gesto de se reconhecer na palavra.
16h – Sessão de autógrafos
16h30 – “Festa da Poesia”, Candeeiro convida: Peixe Voador, Círculo de Poemas, Companhia das Letras
 Mediação: Patrícia Palumbo (Vozes do Brasil)
 Com Alice Sant’Anna, Bianca Gonçalves, Gabriela Vescovi e Mar Becker

Interessou? Acesse as redes sociais do Instituto Hilda Hilst para mais informações.

[25/11/2025 15:14:51]