
O 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil – pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) –, referente ao período de 24 de fevereiro a 23 de março de 2025, trouxe o primeiro resultado negativo do ano, registrando uma variação de -5,16% em volume e -2,18% em valor. Em números reais foram 4,89 milhões de livros comercializados e uma receita de R$ 248,02 milhões.
Vale destacar que o 3º Período foi marcado pela Semana do Consumidor (celebrada em 15 de março), que se mostrou forte em 2024. Ainda em comparação com o ano anterior, o preço médio apresentou variação positiva de 3,13%, chegando à média de R$ 50,70.
Apesar do resultado abaixo do esperado, o primeiro trimestre fechou com saldo positivo. O setor registrou 14,11 milhões de livros vendidos em 2025 e um faturamento de R$ 779,40 milhões, sendo 1,96% superior em relação ao volume registrado no primeiro trimestre de 2024 e 3,27% em relação ao valor. Neste início de ano, 2025 também registra um preço médio maior (+1,29%), mas com uma bibliodiversidade menor (-15,25%).
“Se considerarmos a inflação do período, o acumulado estaria registrando uma variação negativa para faturamento”, analisa Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil. Ele ainda levanta outros pontos importantes sobre o setor: “chama a atenção a importante queda de bibliodiversidade em 15,25%. O preço médio sobe menos que o ano anterior e também abaixo da inflação".
“Chamava também a atenção na lista de mais vendidos a presença maciça de livros de colorir”, acrescentou Dante Cid, presidente do SNEL. “Junto a isso, é de se notar esta queda na bibliodiversidade apontada na pesquisa, o que nos dá indícios de que o crescimento apontado nos últimos períodos estaria baseado em um fenômeno pontual de nicho. Esta queda na bibliodiversidade é preocupante”, define.
Na Importância dos Gêneros, apenas Não Ficção Especialista apresentou queda de 1,37 p.p..
Ficção (+0,86 p.p.) – que no período teve variação positiva de 10,56% no preço médio – Não Ficção Trade (+0,34 p.p.) e Infantil, Juvenil e Educacional (+0,17 p.p.) apresentaram leve variação positiva.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.
Clique aqui para conferir o Painel na íntegra.