No entanto, tenho me desafiado a ler diferentes tipo de livros, porque acredito que cada um deles promove uma experiência de leitura distinta, contribuindo tanto para minha formação como escritora quanto como ser humano. Foi o caso da distopia humorística Antes do fim do riso, de Bert Jr., romance publicado pela editora Oito e Meio.
O livro narra um futuro próximo, em que o humor se torna a causa de todos os males de uma sociedade pós-pandêmica, ainda abalada pela perda de cinco milhões de vidas. A tese levantada é de que o humor é o novo mal do século. Neste cenário, a brigada anti-humor, liderada pelo Capitão Genus Miliblaster, dedica-se a erradicar qualquer forma de humor, numa batalha que beira a insanidade.
Do outro lado, temos o professor de literatura Risolindo Spaglioleo, realizando um trabalho humanitário em um grande hospital, que é encarado com desconfiança pelas autoridades vigentes. Sua missão é despertar alegria em pacientes sob cuidados paliativos, o que o coloca na mira do poder como um suposto agitador subversivo.
Bert Jr. teve um trabalho minucioso de construção narrativa e de construção de personagens. Um ponto de destaque do romance são os nomes dos personagens, os quais conversam com o humor e o tom do livro de modo a trazer um panorama coeso para a coerência interna da obra.
Um dos trechos mais impactantes é o pronunciamento de um discurso que precisei ler duas vezes tamanha a semelhança com a realidade:
“Chega uma hora que a ficha cai! Pobreza e desigualdade, em solo tão rico como o nosso, são exemplos de pura ironia, não é, não? E isso só pode ser obra do humor! Nenhum país consegue ser levado a sério sem deixar de ser engraçado. Devemos todos louvar o trabalho voltado para o bem comum, feito pelos representantes do povo haver estabilidade, e sem isso não tem ordem nem progresso! Acreditem quando afirmamos que o humor tem sido desde sempre a grande fraqueza nacional. Acabar com ele de vez e evitar que se recupere são tarefas urgentes e mais prioritárias que toda e qualquer das nossas outras prioridades!”
Vivemos numa distopia hoje? Nossa realidade é mais absurda que a própria ficção? Nossos políticos atuam como personagens? Sinceramente não tenho essas respostas, mas tenho certeza de que são as perguntas que movem o mundo.
Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?