
O jornal O Povo está cobrindo a Bienal Internacional do Livro do Ceará e noticiou que os professores da rede municipal ganharam um vale-livro de R$ 200.
O Estadão visitou a biblioteca de Clovis de Barros Filho. “Os livros de autoajuda vendem porque há uma dificuldade em tomar as rédeas da própria vida. Há uma angústia em ser livre”, disse ao jornal. “Essas obras vêm para sanar isso. Se você não sabe o que fazer, eu te dou sete hábitos, dez lições, trinta estratagemas. E por aí vai.”
O Globo entrevistou o médico e escritor Drauzio Varella sobre o seu novo livro, O sentido das águas (Companhia das Letras). O livro compila episódios de mais de uma centena de viagens à Amazônia nas últimas três décadas e narra causos ouvidos de comerciantes, mateiros, militares, ribeirinhos, parteiras, indígenas, segundo a reportagem. "Tinha quase 50 anos e me senti até meio idiota: como é que eu conhecia tanto do mundo e não aquele lugar, que fica no Brasil, o país ao qual devo tudo? Num fim de tarde, no barco, o Robert Gallo (cientista americano, um dos descobridores do vírus da Aids) me falou que aquela diversidade era impressionante e perguntou se tínhamos estudos sistemáticos sobre a flora amazônica. “Só estudos isolados”, respondi. Ele disse: “Se vocês não provarem a utilidade da floresta, ela vai acabar.” Fiquei com essa frase na cabeça", contou Drauzio ao jornal.
No Nexo, a escritora e historiadora Carolina Rocha indicou cinco livros par apensar o racismo religioso no Brasil.
O g1 contou a história de uma aposentada de 80 anos que criou uma biblioteca na garagem de casa e oferece leitura para crianças de bairro periférico em Jacareí, no interior de São Paulo. Há dez anos, Dona Cida mantém espaço para empréstimos de livros e realização de atividades culturais.
O Tecnoblog noticiou que a Amazon vai aplicar uma solução de IA no Kindle para resumir livros de uma série.
A Folha publicou uma análise de Mauricio Stycer sobre os novos livros que jogam luz sobre episódios nebulosos dos 60 anos da Globo. Os livros foram lançados pela Autêntica e pela Nova Fronteira. O Estado de Minas destacou as novas edições da obra do escritor chileno José Donoso no Brasil.